Como fazer downgrade da BIOS/UEFI em notebooks Dell Inspiron 15 3000

Eu tenho um Dell Inspiron 15 3576 a um tempo atrás eu tinha feito uma atualização de BIOS pelo Windows Update


(engraçado, essa atualização apareceu de novo depois que eu formatei meu note)

Mas eu senti que meu PC está tendo uma performance ruim em games, então eu deduzi que a atualização de BIOS poderia estar causando isso, e lembrando que eu já atualizei todos os drivers (incluindo da placa de vídeo).

Eu ainda tenho medo de fazer um downgrade de firmware, eu vi muita gente relatando nos forum da Dell que depois de ter feito um downgrade, o notebook simplesmente ficou inutilizável. Apesar da Dell informar que os notebooks mais recentes (lançados após 2018) terem um mecanismo de recuperação da BIOS/UEFI, ela parece não funcionar corretamente, eu tinha lido um post de um cara falando que ele atualizou a BIOS pelo aplicativo oficial da Dell e o notebook entrou numa tela igual a está:

E no post ele disse que nenhuma das 3 opções funcionava.

Vcs acham recomendado fazer um downgrade?

Ja tentou verificar se a versão da bios q o windows instalou é a mesma disponível no site da DELL ??

Sim… E a mesma

Vc pode procurar no site da Dell a bios.

Normalmente isso não dá problema se for a bios correta e não aconteça nada durante o processo.

Acho que vc podia ligar para dell e pedir o procedimento correto.

Até mesmo para saber se o problema é da bios.

1 curtida

essa bios que vem no Windows update “não modifica” propriamente a bios do hardware, tanto que se vc formatar ou desinstalar o Windows ela vai junto e vc precisará instalar novamente.

Ok valeu pelas dicas

Na verdade ele de fato atualizou a BIOS, tanto é q depois da formatação a BIOS ainda continua na versão 1.10.0 (estava na versao 1.5.0 antes de atualizar)

que estranho!

Essa update de bios do Windows, aqui no notebook Samsung, funciona como “kernel próprio do Windows” não muda efetivamente a versão da BIOS no hardware. tanto que quando formato volta pra versão anterior como se eu não tivesse instalado.

1 curtida

Você acha que eu devo baixar essa update de novo?

Eu acho estranho essa “atualização” ter aparecido no Windows Update de novo, mesmo eu já ter atualizado o firmware antes.

Eu também acho estranho o Windows 10 não detectar e instalar o driver com a mesma versão da BIOS/UEFI

Driver

UEFI

Não recomendo instalar.

Recomendo baixar o dell update e vê se existe versào da bios ou um outro drive.

https://www.dell.com/support/home/pt-br/product-support/product/dell-update/drivers

1 curtida

Baixei o aplicativo Dell Update, e lá apareceu uma nova versão de BIOS para eu poder baixar e instalar, mas mesmo assim não arrisquei porque eu tenho medo de acabar corrompendo :joy::joy:

Risco sempre há.
Contudo é recomendado atualizar bios se tiver com problema. E como está aparecendo na dell update, a bios está correta.

Mas atualizar é por sua conta e risco. Você que terá que decidir.

Se tiver com garantia, ligue para dell e faça junto com eles. Lembre-se que a bateria tem que está nó minimo 80% da carga total.

1 curtida

Caso queira fazer downgrade/update, só executar o “.exe” de atualização e deixar no carregador (com 80% de carga mínima, como o @swatquest disse)

No meu isso também acontecia.
Ficava P da vida pq eu tava na ver. 2.14.algumacoisa e ele me recomendava a 2.9
Windows sendo Windows…

Se acontecer algum bug durante o downgrade e acabar corrompendo a BIOS?

Na Dell eles falam que tem como recuperar a BIOS/UEFI apertando “Ctrl + Esc”, eu sinceramente não sei se aquilo realmente funciona.

1 curtida

Eu respondo isso neste tópico:

1 curtida

se o processo é muito arriscado eu não recomendo
mas se quer muito um downgrade eu recomendo que leve para um técnico para ele regravar a bios.