Dell Inspiron 3421 não quer dar tela de boot

A ROM está no site da Dell:

https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=jmhnv

2 curtidas

interessante a dell deixar facil a ROM, ralei muito para achar para a lenovo,até hoje a lenovo é chata para isso.

1 curtida

Outra informação que pode ser pertinente: o note não tem bateria, assim não posso usar hibernação, daí suspendia. Mas ele acabava desligando ocasionalmente. Mas não desliga sozinho - consegui dar boot nele agora e estou escrevendo este post do Manjaro (que não reconheceu o Garuda no boot, mais uma vez)

Sábado ele deve ir pro conserto…

1 curtida

Ok,boa sorte com o note… não sei de mais nada que fosse ajudar…

1 curtida

Eu penso que so for os circuitos lógicos do BIOS:

Idade: as químicas que mantém os dados 0 e 1 guardados nos transistores dos circuitos lógicos tem vida util, dizem que umas dezenas de anos se ela não é alterada. Os circuitos lógicos “permanentes” chamam o BIOS Default. Mas se eles não conseguem mais segurar dados então, xiii não tem como ligar o pc, eles são os responsáveis por iniciar a máquina. Regravando como o @Vnp disse, com Gravadores de EEPROM pode resolver, pois pode também ser por energia estática, que alterou a posição dos 0 e 1 dos circuitos lógicos “permanentes”. Por isso não é recomendado tocar com os dedos direto nas perninhas dos chips. Se bagunçar com os 0 e 1 da parte permanente, só gravador de EEPROM na causa. :rofl: As vezes flash também pode resolver.

Bateria do BIOS: Também entra a vida util dela mas desta vez ela serve para segurar os dados dos circuitos lógicos do BIOS que temos a permissão de alterar. Mas se da pani ae, então o BIOS default entra em ação. Por isso as entradas do Manjaro, Garuda, Windows podem ter sumido pois a bateria ficou fraca, não segurou os dados, os circuitos lógicos não conseguiram seguir e chamaram o Default.

Não sou um engenheiro eletrônico :joy: :sweat_smile:, mas acredito que estas podem ser as causas malucas deste problema que varios já passaram.
Em resumo, descarga eletro estática e vida util podem estar sendo os vilões ae. Relembrando evitem tocar os terminais com os dedos sem antes certificar que estão bem isolados. A primeira impressão, “Isso nunca vai acontecer…” mas quando acontecer… :no_mouth:

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

Geralmente a DELL fornece um formato em .RCV (formato de recuperação da BIOS), só não sei exatamente se seria a mesma forma que atualizar (botar num pendrive fat32 e abrir o BIOS Update no menu de boot).

Eles tem um artigo ensinando a recuperar (tem vídeos em inglês):
https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000132453/how-to-recover-the-bios-on-a-dell-computer-or-tablet

2 curtidas

se vc tirar os hds a situação fica igual?

1 curtida

Sim, mesma coisa. Se tirar tbm as memórias, ele apita 2x, normal. Se fosse vídeo, creio que apitaria (mas não tenho certeza, o vídeo é onboard)

1 curtida

Você pode também tentar resetar a BIOS para “BIOS Defaults” ou “BIOS Factory”. Porém, a NVRAM vai sair vazia (entradas de boot sumirão) e configurações como o PTT/TPM (Windows 11 que o diga) e Secure Boot serão (provavelmente) desativados/ativados; só reconfigurar dnv :wink:


Um dos problemas começou justamente nisso: eu tive, em algum dado momento, que resetar para default e nisso as distros não tiveram mais acesso à UEFI, sendo necessário recriar as entradas manualmente via BIOS/Firmware. Isso me faz ter a desconfiança que tem algo errado, já que ela pode se proteger impedindo gravação…

PS: acho que pode ser mais sério que apenas BIOS. Agora a tela começou a dar umas piscadas… capaz de ser a placa mãe indo inteira pro saco (mas só a tela do lap, o monitor externo HDMI continua firme)

1 curtida

isso, e tenta dar boot, sem os hds, com um pendrive linux live

2 curtidas

Eu tentei isso… a questão é que na maioria das vezes nem chega a eu poder escolher o pendrive como opção de boot, já que nem tela de BIOS aparece em 90% das vezes em que ligo

1 curtida

Putz… Minha mãe tem este mesmo note desde 2012/13 +/- e até hoje tá funfando (capenga e cheio de bad blocks, mas funfando)
Sobre a tela, pode ser a BIOS tbm que tá reconhecendo bem mal a entrada flat ou um dano físico no cabo flat…

Tente restaurar a bios; caso não funcione, aí pode ter ido pro saco msm :confused:

2 curtidas

Cabo flat é novo, foi trocado tem 2 meses

2 curtidas

Gente, esse lap aqui diz que tem SSD de 32 GB - alguém sabe se é sata ou nvme? Tem um aqui por R$ 1000, com HD de 500 e 8 GB de RAM

ssd de 32GB?
humm… me parece ser memoria mmc.

1 curtida

Pensei o mesmo, mas o site não é explícito, nem outros que pesquisei. Por isso perguntei se alguém conhece a máquina

provavelmente deve ser emmc
e se for é um problema gravíssimo, induzindo o consumidor ao erro

1 curtida

Achei mais um aqui, bom preço (R$ 1500), parece ser uma máquina boa:

https://support.hp.com/br-pt/document/c04629714

No caso, ele vem com 4 GB (eu coloco mais 4 e fica com 8), HD de 500 (eu coloco o meu ssd de 240 e o caddy de 500) e o processador é um i5 de 5ª:

Vale a compra?

@eddiecsilva, @thespation, @JG22, @Capezotte

1 curtida

Minha experiência pessoal com notebooks da HP é péssima, já utilizei em várias empresas que eu trabalhei e sempre tive problemas, principalmente com aquecimento. Quando eu tinha opção de escolher, sempre pegava um Dell. :smiley:

As configurações parecem interessantes pelo preço, estando em boas condições pode até dar jogo. Mas, eu não compraria um HP para mim.

:vulcan_salute:

2 curtidas