Como fazer backup de arquivos e das configurações do terminal sem perder nada?

Olá, já venho usando o linux a cerca de 2 anos, porém ainda sou mto nova nesse mundo e não conheço as melhores formas de fazer um backup em nuvem de forma eficiente ou até msm de não perder as configurações do meu terminal zsh.

Eu tenho muitos arquivos dos quais não posso perder, existe algum jeito que funcione bem? De preferencia para upar o backup no drive.

Então, eu costumo anotar os comandos que instalam os scripts/plugins que uso num bloco de notas e jogo na núvem, assim como algumas papagaiadas que tenho no meu zshrc e no bashrc.

Você pode instalar o OneDrive para Linux, mas o que o pessoal mais gosta é do TimeShift @Rodrigo_Chile

1 curtida

Em geral, para criar cópias de segurança da raiz do sistema, o ideal é o Timeshift. E vc pode incluir pastas neles - como se trata de guardar configs dos programas (como o zshrc), coloque pastas ocultas da home nele (cabe a vc descobrir quais, ou simplesmente copie todas, o que pode gerar alguma redundância).

Já para cópia dos arquivos pessoais (suas fotos, vídeos etc.), o Dejá Dup é bem legal, fácil de usar e tem como logar uma conta do Google Drive nele. Porém, cuidado com o tamanho do backup, pq se estourar o limite do drive, vc pode ter que fazer tudo de novo e perder tempo na operação. Pessoalmente eu prefiro backup físico, num HD externo, demora menos e eu consigo controlar melhor o que faço.

Uma ferramenta poderosa de cópias é o comando rsync. Pesquise como funciona, pode ser uma boa usar

1 curtida