Como fazer a instalação do Duke Nukem 3D (spvDuke3D) e como configurar o jogo no seu dispostivo Windows CE

Esse tópico irá mostrar como instalar o Duke Nukem 3D (que já foi mostrado nesse outro tópico) no seu dispositivo Windows CE.

1. Requisitos Minimos



Arquitetura do Processador:

Arq. Processadores SpvDuke3D
ARM Sim
MIPS Não
SH-3 Não
SH-4 Não
Legendas

Sim = arquitetura suportada;
Não = arquitetura não suportada.


Sistemas Operacionais (suportados):

  • Windows 3.00
  • Windows CE .net 4.00
  • Windows CE .net 4.10
  • Windows CE .net 4.20
  • Windows CE 5.0
  • Windows CE 6.0 *
Considerações WindowsCE 6.0

O Windows CE 6.0 não é citado pelo site de onde eu tirei essas informações como suportado, mas eu testei o spvDuke3D em um hardware que está rodando o Windows CE 6.0 e ele funcionou bem, então eu decidi citar ele como “suportado”.


API:

A GAPI (API para jogos utilizada no WIndows CE e Windows Mobile) é suportada pelo spvDuke3D, só que a mesma não é necessária para a utilização do jogo, podendo ser desabilitada.

Erros cometidos com relação a GAPI e o spvDuke3D

Um erro que eu cometi muito é inicializar o jogo com a GAPI desabilitada, mas a mesma ainda estar habilitada nas configurações do jogo, o que fazia um erro aparecer, para esse erro não ocorrer o certo a ser feito é desativar a GAPI nas configurações do jogo, e aí sim iniciar o jogo com a GAPI desabilitada.


Arquivos do jogo original:

Sim, o spvDuke3D suporta os arquivos do jogo original, mas caso você não tenha o jogo, ou você não queira passar os arquivos para o seu dispositivo Windows CE, o spvDuke3D vem com uma versão shareware do Duke Nukem 3D pronta para uso.


Teclado/botões físicos:

Sim, é necessário um teclado, ou um dispositivo com botões fisícos para jogar o Duke Nukem 3D, sendo que sem nenhum desses citados, o máximo possivel é ficar atirando com toques na tela.



2. Download do spvDuke3D:

Site para download do spvDuke3D (é necessário logar ou criar uma conta para fazer download dos softwares presentes no site)
O site onde o download do spvDuke3D está hospedado é o hpcfactor.com, site muito bom sobre WindowsCE, e onde eu encontrei diversos softwares para o meu dispositivo.



3. Extraindo o spvDuke3D e o colocando dentro do dispositivo Windows CE:

O spvDuke3D virá em um arquivo .zip nomeado spvDuke3DSW_v2.zip extraía o arquivo em seu computador, o resultado será uma pasta chamada spvDuke3DSW agora você deverá passar essa pasta para o seu dispositivo Windows CE, isso pode ser feito de diversas formas, por exemplo, passando a mesma para um cartão SD, e espetando esse SD Card no seu dispositivo Windows CE (funcional em todos os sistemas operacionais), outro meio é utilizando o ActiveSync, e com um cabo usb, passar a pasta para o seu dispositivo (funcional apenas no Windows).



4. Configurando o jogo:

Antes de iniciarmos o jogo, temos que apresentar algumas configurações para que você, caso haja algum problema, ou você simplismente queira configurar o jogo para explorar melhor o hardware do seu dispositivo.

Arquivo DUKE3D.cfg

A seguir vou mostrar algumas configurações feitas pelo arquivo DUKE3D.cfg ( irei mostrar configurações essencias que você pode fazer caso esteja insatisfeito com o desempenho do seu Duke Nukem 3D)

Eu coloquei somente as configurações da primeira sessão do arquivo, já que são geralmente essas opções que alteram o desempenho do jogo para mais ou para menos.

  • Sessão Engine Setup

    • UsingGAPI
      Começando pelo UsingGapi essa opção por padrão vem com o valor “1” ou seja o GAPI está ativado, mas caso você não tenha a API GAPI é recomendado que você mova o número para “0” e assim desabilite o GAPI;

    • ShowSIPButton
      Essa opção é recomendada para dispositivos PocketPC, ela por padrão vem desabilitada estando em “0”, para habilitar a mesma coloque “1”, explicando por cima essa opção mostra o botão “SIP” sendo uma opção útil para salvar menus do jogo, com você podendo nomear saves. Essa opção não funciona com o GAPI habilitado, então se certifique que o GAPI está em “0”.

    • Platform_Timer_HZ
      Essa opção caso alterada muda a velocidade do jogo, caso o jogo esteja lento em seu dispositivo tente mudar essa opção para um numero abaixo, mas caso o jogo esteja funcionando bem não é recomendado alterar essa opção.

    • Landscape Mode
      Essa opção por padrão, vem em “0” conhecido como “Portrait mode” caso alterada para “1” o modo é alterado para o modo “Right hand Landscape Mode”, caso seja alterada para “2” o modo “Left hand Landscape Mode” é ativado. Os controles do jogo podem ser diferentes em cada modo.

    • CacheMemory
      Essa opção está relacionada a quantidade de memória ocupada pela Engine do jogo, você pode aumentar ou diminuir a mesma, sendo que valores positivos e negativos são suportados.
      Coloque valores positivos se você tiver muita memória RAM (sendo que o melhor valor positivo é 6800) disponivel, e valores negativos para caso você tenha pouca memória RAM (o melhor valor negativo é -2500 ou -2000 caso você não queira reproduzir audio) disponivel.

    • ShowFPS
      Caso você queira monitorar o seu FPS no jogo deixe essa opção em “1”, caso não queira, deixe em “0” ela vem por padrão em “1” e os FPSs são mostrados no canto superior esquerdo do jogo.

    • ShowKeyCodes
      Caso essa opção seja ativada com “1” a mesma mostrará um texto na tela, informando qual código de tecla foi detectado pelo jogo e tambem dando outras informações, por exemplo informando se a tecla é uma tecla normal ou especial.

    • ScanCodeMapping
      Essa opção é recomendada para os usuarios de PocketPC, sendo que ao ser ativada, permite o uso de teclas “desconhecidas”.

Você poderá encontrar outras configurações dentro do Arquivo DUKE3D.cfg como alterar a resolução, modo de tela, ativar ou desativar sombras, detalhes e muitas outras.

Arquivo readme.txt

Esse arquivo contém diversas informações sobre cada opção e configurações disponiveis no spvDuke3D, tambem conta com uma sessão interessante destinada a Bugs e Soluções.



5. Agradecimentos e Fontes:

  • Agradecimentos

    • @thespation
      por me ajudar com a formatação do texto;

    • @RedsonBr
      ajudou a explorar as capacidades do meu dispositivo Windows CE;

    • Roozbeh GHolizadeh
      criador do port de Duke Nukem 3D para Windows CE;

    • HPCfactor.com (site)
      por hospedar o download do Duke Nukem 3D e de vários outros programas para Windows CE.





6. Obrigado por ler até aqui!

Obrigado por se interessar pelo meu conteudo, e por ler até aqui!
Independente de onde e quando você estiver lendo esse tutorial, tenha um ótimo dia, noite ou tarde!

5 curtidas

Sempre adoro a organização dos seus tópicos, e eu que agradeço por ter a chance de ter esta experiência xD

2 curtidas