Como fazer a dock não atrapalhar o uso de programas?

Olá pessoal.

Estou muito satisfeito com o OpenSUSE + KDE e com o uso da dock. Achei bem legal. Sendo que existe o problema dela ficar aparecendo quando estou usando o cursor do mouse próximo ao canto inferior da tela. Estou usando a latte dock.

Existe alguma forma de configurar para que ela só funcione com um atalho do teclado, ao invés de passar o mouse?

Alguém tem alguma dica para evitar esse lançamento não desejável da dock?

Obrigado.

Olá @anon76266952 :wave:t2:

Tenta instalar o applet “latte sidebar button”. Ele vai criar um botão para este procedimento e acredito que vai override as opções de hover mouse to show dock por cliques. Não sei ao certo se ele teria shortcut para teclado. Teria de fazer uns testes.

:pray:t2:

2 Curtidas

Olá. Obrigado pela resposta.

Eu instalei mas dá uma mensagem de erro Screenshot_20210215_114728

Esse botão funcionaria como? Na barra superior?

Não irei comparar com o Gnome, pois saí dele… Mas uma coisa que achava legal era o aproveitamento de área útil. Só tinha a barra superior. Tentei dar essa experiência com a dock, mas teve esse problema.

Veja como está meu desktop:

Obrigado.

1 Curtida

Ao apertar e segurar tecla do Windows/Mod4, os números para selecionar um ícone aparece?

Se sim, basta definir a dock como “On-Demand Sidebar” em “Visibilidade”.

Apertar e segurar Win/Mod4 continua trazendo ela para frente, normalmente.

O botão serviria para controlar o aparecimento e desaparecimento da On Demand Sidebar, mas como apertar e segurar Win/Mod4 já traz o painel com gerenciador de tarefas pra frente, o botão não é necessário.

1 Curtida

Aqui não tem “on demand sidebar” Está em português, mas não tem nada que signifique isso. Estranho.

Selecione “As janelas passam para trás”

Eu fiz isso, mas aí a dock fica sempre visível. O intuito era ficar visível apenas quando eu apertasse uma tecla.

Acho que é porque eu e @Yofiel usamos Latte-Dock Git/Beta. Parece que temos um probleminha considerável aqui…

@Capezotte

Como você fez para colocar aquele menu lá na barra superior, tipo MacOs?

Obrigado.

My turn. :innocent:

Em Configurações > Atalhos Globais > Latte Dock > Ativa: Super + para mostrar a doca escondida.

Fonte: https://userbase.kde.org/LatteDock/FAQ

1 Curtida

O Plasma já vem com um menu global funcional, que é questão de procurar, adicionar widgets, daí arrastar e soltar no painel.

Uma alternativa a ele (que eu uso aqui) é o famoso Window Appmenu do Psifodotos, que tem uma integração melhor com o Latte Dock (é do mesmo autor) e tem umas funções a mais (como poder dar scroll no menu quando ele não cabe na tela). Se eu não me engano, o Tumbleweed tem ele nos repositórios como applet-window-appmenu ou algo assim.

Caso contrário, é necessário compilar (ele é complexo demais para aquele formato “instalar direto da loja de applets do KDE” - quando você tenta fazer só isso ele não aparece).

Depois de instalado/compilado, mesmo procedimento do menu global padrão (só muda o nome, Window AppMenu em vez de Menu global).

1 Curtida

@RuKsu Obrigado, mas a ideia é evitar dela aparecer quando eu não quero, acidentalmente vou com mouse para o canto inferior.

@Capezotte

Eu instalei o Window Appmenu pelo “adicionar widgets” mas não o acho.

O menu global, adicionei à barra, mas não funciona. Só some a barra de menu dos apps.

1 Curtida

Foi o que eu expliquei:

É necessário instalar ele pelo gerenciador de pacotes mesmo.

Agora que eu percebi.

Uma opção seria adicionar um atraso insano para mostrar a dock (da ordem de mais de 2s/2000ms). Daí apenas passar de relance o mouse no canto não seria o suficiente para fazer ela aparecer, só se o mouse permanecesse por um tempo muito grande, indicando ou intenção de abrir, ou ociosidade. O Meta continuaria trazendo ela à frente normalmente, sem atrasos.

2 Curtidas

@Capezotte Belíssima sacada… hahahaha

Agora está perfeito.

Obrigado a todos.

1 Curtida

aqui eu uso o plank dock ( não sei se a simplicidade dela é um empecilho pra você) mas ela funciona perfeitamente bem nesse sentido, eu imitei a configuração do elementary (parti do princípio que os devs testaram a exaustão pra entregar o melhor setup). fiz inclusive testes, como por exemplo selecionar o um texto bem no rodapé da tela, e nem assim ela sobe, só quando realmente faço “pressão”, ou seja, ao puxa o mouse pra “além” do que seria a tela

2 Curtidas

Ele tá no Plasma, usar uma dock em GTK é pedir pra ter dor de cabeça.

1 Curtida