Estou muito satisfeito com o OpenSUSE + KDE e com o uso da dock. Achei bem legal. Sendo que existe o problema dela ficar aparecendo quando estou usando o cursor do mouse próximo ao canto inferior da tela. Estou usando a latte dock.
Existe alguma forma de configurar para que ela só funcione com um atalho do teclado, ao invés de passar o mouse?
Alguém tem alguma dica para evitar esse lançamento não desejável da dock?
Tenta instalar o applet “latte sidebar button”. Ele vai criar um botão para este procedimento e acredito que vai override as opções de hover mouse to show dock por cliques. Não sei ao certo se ele teria shortcut para teclado. Teria de fazer uns testes.
Não irei comparar com o Gnome, pois saí dele… Mas uma coisa que achava legal era o aproveitamento de área útil. Só tinha a barra superior. Tentei dar essa experiência com a dock, mas teve esse problema.
Apertar e segurar Win/Mod4 continua trazendo ela para frente, normalmente.
O botão serviria para controlar o aparecimento e desaparecimento da On Demand Sidebar, mas como apertar e segurar Win/Mod4 já traz o painel com gerenciador de tarefas pra frente, o botão não é necessário.
O Plasma já vem com um menu global funcional, que é questão de procurar, adicionar widgets, daí arrastar e soltar no painel.
Uma alternativa a ele (que eu uso aqui) é o famoso Window Appmenu do Psifodotos, que tem uma integração melhor com o Latte Dock (é do mesmo autor) e tem umas funções a mais (como poder dar scroll no menu quando ele não cabe na tela). Se eu não me engano, o Tumbleweed tem ele nos repositórios como applet-window-appmenu ou algo assim.
Caso contrário, é necessário compilar (ele é complexo demais para aquele formato “instalar direto da loja de applets do KDE” - quando você tenta fazer só isso ele não aparece).
Depois de instalado/compilado, mesmo procedimento do menu global padrão (só muda o nome, Window AppMenu em vez de Menu global).
Uma opção seria adicionar um atraso insano para mostrar a dock (da ordem de mais de 2s/2000ms). Daí apenas passar de relance o mouse no canto não seria o suficiente para fazer ela aparecer, só se o mouse permanecesse por um tempo muito grande, indicando ou intenção de abrir, ou ociosidade. O Meta continuaria trazendo ela à frente normalmente, sem atrasos.
aqui eu uso o plank dock ( não sei se a simplicidade dela é um empecilho pra você) mas ela funciona perfeitamente bem nesse sentido, eu imitei a configuração do elementary (parti do princípio que os devs testaram a exaustão pra entregar o melhor setup). fiz inclusive testes, como por exemplo selecionar o um texto bem no rodapé da tela, e nem assim ela sobe, só quando realmente faço “pressão”, ou seja, ao puxa o mouse pra “além” do que seria a tela