Ao tentar escrever um texto com acentuações aqui no meu Linux (não sei se é coisa do KDE Plasma, ou se é coisa do próprio compositor, ou se é alguma configuração que eu não sei), aparece sempre o acento que eu quero antes de eu apertar a letra da combinação, tipo ~ quando tento fazer ã.
As vezes preciso escrever á em certa fonte que não tem o caractere ‘ e quando eu faço essa combinação, o editor quebra e volta pra fonte default ao invés de fazer o caractere que eu quero. Agora, se eu colar do Google o caractere á, a fonte o mostra normalmente, já que o problema é no caractere ‘ . Não sei se ficou complicado de entender, mas o que eu quero passar aqui é que quando isso é feito no Windows, o sistema não mostra ‘ e pra eu colocar esse caractere em específico eu preciso apertar a tecla espaço.
Não quero ter que voltar pro Windows só por causa disso e não quero ter que trocar de fonte só por causa disso já que no Windows eu não sofro com isso. Alguém sabe alguma maneira de tirar esse preview?
Prévia do que estou explicando, espero que entendam
Olha, eu nunca procurei, mas acredito que isso seja, padrão e não tenha como mudar. Pra mim é algo que passa despercebido, principalmente porque digito rápido.
Sendo sincero amigo, e com todo o respeito, não acha que é um exagero voltar para o Windows só por causa disso? Logo se acostuma, é só um caracter que aparece por uma fração de segundo.
De qualquer forma vou procurar, se tiver uma solução, posto aqui.
Se vc procura alguma razão para voltar ao Windows e quer usar apenas esse aspecto estético como motivo, bom meu amigo eu te dar um conselho: N se prenda a sistemas. Use o q funciona melhor para vc. Se se sente confortável no Windows apenas use ele. N precisa ficar procurando o menor dos defeitos para fazer isso. No final do dia, sistemas operacionais são apenas ferramentas.
No geral, não quero voltar pro Windows, até falei no post. Acho o Linux muito superior em vários aspectos, só que isso está me dando nos nervos de tão diferente que é, já que sempre usei Windows e lá funciona de um jeito, é por aqui no Linux é outro.
Posso tentar, depois lhe retorno com o resultado. Obrigado.
Pra mim acontece em todos os apps, e eu uso o Photopea no Chrome pra edição, e quando vou inserir texto, acontece isso também. Mas ok se não tiver algo a ser feito por enquanto.
Como disse anteriormente, não quero voltar pro Windows e eu só fiz esse post pois fiquei agoniado com a diferença, mesmo que seja irrelevante pra alguns, eu acabei me acostumando pois mexo com textos no Windows por anos e agora que fui pro Linux e tenho esse problema com fontes (mesmo que a culpa não seja diretamente do sistema), tenho que pesquisar os caracteres com acento agudo e colar eles no texto pra não ter que fazer a combinação e quebrar o estilo.
Assim, é uma diferença de modelo mental que o Linux e o Windows tem:
O Windows funciona como uma máquina de escrever então ele guarda o estado das teclas modificadoras, é um modelo optinativo
O Linux funciona como uma maquina que faz absolutamente e totalmente o que você está fazendo sem questionar, se voc~e quer por um til na letra K mesmo não existindo em nenhum idioma, o Linux não te questiona, ele faz isso: K̃ (no Windows acho que nem renderiza) o KDE só está dizendo que ele pode fazer duas coisas, se você precionar:
~ [espaço] K, sai ~K
~ K, sai K̃
Então como é que resolve? Não resolve, não tem problema aí é só um jeito mais natural:
Esse acento antes é tipo o kde perguntando “hey o que você quer fazer com ~? Se der espaço eu escrevo ~ se por uma letra eu ponho ele em cima da letra”
Detalhe relevante: o problema que ta renderizando errado é que o tamanho da fonte é pequeno demais pra ver a ondinha do ~
Um adendo interessante, no Windows uma fonte sem acento pode quebrar, no Linux as vezes, dependendo se a fonte tem o caractere nativo só não tem acima da letra, a forma como Linux faz, faz com que a fonte “ganhe o acento”
Pior que não deu kkkkkkkkkkk vou fechar a thread pra evitar do pessoal querer comparar, fiz um dualboot aqui com o Windows só pra essa função em específico.