Solução para letras acentuadas sumindo no WhatsApp Web

Saudações,

Gostaria de compartilhar uma solução que encontrei para o problema de letras acentuadas sumindo no começo de frases no Whatsapp Web, utilizando Firefox. Pela minha pesquisa, parece que é algo que não ocorre em sistemas com o Gnome e que só acontece com o Firefox (Utilizo KDE 6 e não cheguei a testar o WhatsApp Web em outro navegador).

A solução eu encontrei numa discussão no site bug report do KDE, pelo usuário Johann Höchtl. Quem tiver interesse, recomendo dar uma lida na discussão, pois muita coisa foi discutida.

A solução proposta pelo usuário foi inserir no arquivo /etc/environment as seguintes linhas:

INPUT_METHOD=ibus
GTK_IM_MODULE=ibus
QT_IM_MODULE=ibus
XMODIFIERS=@im=ibus

Eu realizei a inserção, reiniciei o computador, abri o Firefox e o Desktop crashou (:grinning:). Consegui reiniciar o computador, abri o arquivo novamente e deixei apenas a seguinte linha nele GTK_IM_MODULE=ibus. Reiniciei o computador, abri o Firefox e as letras acentuadas no início do input não eram mais deletadas no WhatsApp Web.

Aqui vai meu achismo: a linha GTK_IM_MODULE=ibus resolveu porque vai afetar apenas aplicativos que utilizam GTK, que é o caso do Firefox.

Talvez seja solução digna de ser chamada de gambiarra (ou não), mas deu certo.

1 curtida

Enquanto eu escrevia o post, eu continuei pesquisando sobre métodos de entrada e por algum motivo meu sistema só crasha quando tem a linha INPUT_METHOD=ibus no arquivo /etc/environment.

GTK_IM_MODULE=ibus
QT_IM_MODULE=ibus
XMODIFIERS=@im=ibus

Adicionando apenas as linhas acima continuou tudo certo.

1 curtida

Obrigado! Coloquei apenas nas variáveis de ambiente do próprio Zen Browser (baseado no Firefox) o GTK_IM_MODULE=ibus, funcionou bacana. Já estava me dando nos nervos esse bug no WhatsApp!

Acontece em ambientes GTK também. Topei com isso no Linux Mint, tanto sob o Cinnamon quanto sob o Xfce.

Pensava que esse problema era exclusivo do WhatsApp Web rodando no Firefox. Pelo menos aqui só ocorre nessa situação. No Chrome funciona perfeitamente.
Aqui o problema acontece no Slackware, Debian e Opensuse. As distros que tenho usado nos últimos anos.