A última vez que usei esse PC foi há menos de 1 ano.
Zorin 16.
E tinha o Ubuntu em outra partição, onde ocorria a mesma coisa.
Vou supor que não tenha sido algo “habilitável” por algumas razões:
1 - testei muitos navegadores;
2 - inicialmente, usei os navegadores tal como são, incluindo o Firefox;
3 - posteriormente, tentei modificar/habilitar configurações nos outros navegadores para tentar obter a mesma “bruxaria” do Firefox.
Ainda tenho esse PC, apesar de não usá-lo. A diferença era brutal.
Apenas no Firefox, era possível abrir um vídeo a 720p (o hardware não suportava 1080p) e abrir quantas abas quisesse, ou continuar fazendo outras coisas, sem lentidão ou travamentos.
Acabamos nos acostumando tanto com o Firefox que não percebemos sua lentidão, até que um dia começamos a usar mais navegadores Chromium e temos a diferença de velocidade jogada em nossas caras. Eu particularmente percebo o Firefox sendo mais lento em quase todos os sites que eu entro. Em sites mais pesados a lentidão do Firefox é clara como a luz do dia.
Eu vinha usando o Firefox por todos esses anos por questões ideológicas, aquela coisa de o Firefox ser a última barreira para a dominância completa do Chromium (se é que essa dominância já não é completa), mas agora que eu me acostumei com a Twitch carregando super rápido e que eu não tenho mais que lidar com sites ficando quebrados, eu não sei mais se tenho um caminho de retorno para o Firefox kkkkk.
É o que falei num comentário anterior, o Benchmark ele vai servir como um parâmetro puro de desempenho medido numa página montada especificamente para esse propósito. Quando vc vai pro lado de “uso no mundo real” no qual se vai carregar uma página com 1 trilhão de scripts de rastreamentos e ads ao comparar o Chrome com o Firefox (que tem soluções nativas de bloqueio de tais scripts) não precisa pensar muito sobre qual dos dois irá carregar o site/ página mais rápido. Não estou aqui para defender browser X ou Y, ao contrario, sou absurdamente prático no uso de softwares e não ligo para filosofias de open source, software livre ou fechado. O motivo que me faz usar o Firefox é que acho ele mais prático para navegar no estado atual q a web se encontra (poluída de coisas inúteis) e também acho a qualidade de renderização das páginas levemente superior no Firefox principalmente relacionados ao anti-aliasing de fontes. Em resumo, não da pra medir a qualidade de um browser se baseando puramente em benchmark.
Nos apegamos muito a efeitos placebos, exageros ou simplesmente casos isolados que não se aplicam no cenário geral.
É isso pessoal, espero ter contribuído para o debate sobre o assunto ao ressaltar alguns pontos.
Pois então… Comentei justamente sobre o mundo real. A experiência que tenho ao usar o Firefox no uso cotidiano é mais lenta. Eu sinceramente percebo facilmente em todos os computadores que tenho aqui, mesmo no Ryzen 7. Em alguns sites o impacto é pequeno, enquanto em outros é pesado.
Eu também gosto do Firefox. Mas a velocidade do Chromium e seus derivados é claramente maior no uso cotidiano, por mais que o Firefox tenha um bloqueador de rastreadores.
Vários dos meus amigos estão abandonando o Firefox por esse mesmo motivo, portanto não creio que meu caso seja isolado (como vários outros comentários aqui também demonstram). E, como o @Melk indicou, não sei quanto tempo ideologia (é o único navegador que impede o monopólio completo da base Chromium) e preferência vão me manter usando ele.
Nesse vídeo que você mandou o Reddit quase não abriu no Chrome. Depois de ver esse vídeo eu fui abrir o Reddit e ele carregou quase que instanteamente kkkkkkkk. Algo de errado não está certo.
EDIT: olha o Chrome abrindo o Reddit na janela anônima sem qualquer extensão ativada.