Como estão os navegadores para Linux em 2023?

Já fazia uns 3 anos que eu vinha usando exclusivamente o Firefox, mas há um mês eu senti a necessidade de instalar um navegador da base chromium como navegador secundário por conta de sites que não abrem ou que funcionam muito mal no Firefox. De cara eu notei que a diferença de velocidade entre os navegadores chromium e o Firefox é gigantesca.

A situação do Firefox no Android está ainda pior, com uma velocidade pífia e com diversos e diversos sites que não abrem, entre eles o Diolinux Plus.

Aquela coisa de o Firefox consumir menos recursos do computador parece ser coisa do passado. Ontem à noite resolvi testar o Google Chrome e notei a temperatura da CPU ficando mais baixa do que ela costuma ficar quando uso o Firefox.

Não bastando tudo isso, o Firefox tem me dado crashes em toda nova versão lançada.

Enfim, não estou mais disposto a lidar com as mazelas do Firefox e gostaria de ouvir o que vocês têm a dizer sobre outros navegadores.

2 curtidas

estranho que eu so tive problemas com a versão deb do firefox no ubuntu,o snap funcionava muito dboa

1 curtida

É problema do Firefox mesmo. Sempre que uma versão nova é lançada os crashes começam, aí uma semana depois sai a notícia de que a Mozilla consertou os crashes, e tudo fica de boa. Todo mês acontece esse ciclo.

Uso o Firefox snap, aliás.

1 curtida

Tenho utilizado o Chrome, somente, por conta da facilidade de criação de atalhos executáveis em janelas separadas, acabou usando isso com uma ferramenta de produtividade.

Realmente notei uma queda de desempenho nas versões .deb do Firefox.

2 curtidas

A do celular tá ruim de fato
No Pc já uso o ESR na versão 115 e por enquanto e raro dar problema

2 curtidas

Não tenho tido problemas com o Firefox no computador, mas crash ao atualizar realmente tem ocorrido com mais frequência.

Por enquanto não tenho do que reclamar.

2 curtidas

Estou surpreso positivamente com o Chrome. Muito responsivo, simples, com interface agradável e sempre existe uma extensão que resolve alguma deficiência de funcionalidade que ele possa vir a ter. Também tive a impressão que o Chrome não é mais tão vilão dos recursos do computador como ele era antigamente.

Eu ia começar um texto dizendo que o Firefox ESR potencializa o maior problema que esse navegador tem, que é o desempenho ruim, mas pensando bem eu nunca consegui notar uma diferença de desempenho entre o Firefox ESR e o Firefox normal. É triste como eu nunca ouço falar de melhorias de desempenho no Firefox. Só ouço falar de melhorias em coisas como leitor de PDF e tal.

O Firefox ESR é mais estável, mas talvez ele tenha uma tendência maior a se deparar com sites quebrados.

2 curtidas

Eu notei diferença bem perceptível de desempenho quando fiz a substituição do Firefox ESR do Debian (na época ainda na versão 102) pelo Firefox Flatpak. Além do Flatpak ser mais rápido para carregar as páginas (provavelmente porque estava bem mais atualizado), alguns problemas que tive com sites funcionando mal também foram resolvidos.

Agora, após finalizar a instalação mínima do Debian via linha de comando, a primeira coisa que sempre faço é remover o Firefox ESR e instalar a versão Flatpak. Isso tem funcionado super bem.

3 curtidas

quando usei o ESR ele rodou dboa,melhor que o normal

2 curtidas

eu usei o firefox ESR no debian,e o desempenho e muito bom

1 curtida

Nunca tive problemas com o Firefox, usei ele por bastante tempo no Arch e Void, lembrando que nunca utilizei um snap ou flatpak, apenas os repositórios oficiais da Distro. Hoje eu utilizo o Chromium, por causa do devtools que na minha opinião é melhor que o inspecionar do firefox.

2 curtidas

Eu utilizo o Vivaldi Browser hoje em dia, usei o Chrome por muito tempo no Windows, depois descobri o Brave e então decidi usar ele por conta de maior segurança e ele não consome tanta memória ram como o Chrome. Há um tempo eu decidi usar Linux como sistema operacional principal, hoje uso a distro Ubuntu 22.04.3 LTS, nele o Firefox vem instalado como navegador principal, aproveitei e usei ele por uns 5 meses até ele apresenta um bug no qual ele não abria, foi nesse momento que instalei o Vivaldi, hoje não troco ele por outro navegador, a segurança dele é boa, é possível estilizar ele todo conforme seu gosto, uma desvantagem é seu uso de memória ram.

6 curtidas

Mesmo o Firefox sendo mais lento que os navegadores baseados no Chromium como Chrome, em média. Eu prefiro utilizá-lo, por:

1. Maior controle as configurações; tipo o about:config
  2. Poder desabilitar autoplay de áudio e vídeo pelas configurações. Me irrita muito abrir várias abas do YouTube e cada uma começar a iniciar o vídeo e tocar o áudio do Youtube automaticamente;
  3. Maior preocupação com a privacidade;
  4. Como não foi criado pelo Google e ele não tem controle absoluto, é mais fácil usar adblockers. O Manifest V3 do Chrome por exemplo, atrapalha o uso deles.
  5. Maior controle nos cookies também me incomoda por parte do Chrome. Logo, fico no Firefox.

Não tenho problema com crashes no Firefox ou travamentos.

3 curtidas

Por mais que isso seja verdade, eu acho o about:config muito complexo e eu só mexia nele para ativar manualmente a aceleração de hardware para decodificação de vídeo, coisa que não precisei mais fazer depois que o Firefox 115 foi lançado.

Pelo menos as flags do Chromium têm uma explicaçãozinha.

O Chrome é simplezão (eu gosto disso), então ele depende de extensões para algumas funcionalidades. Inclusive achei uma extensão chamada AutoplayStopper, que desabilita o autoplay de vídeos.

Existem navegadores Chromium com muitas funcionalidades, como o Edge. Me senti tão incomodado com a quantidade de funcionalidades do Edge que ele ficou instalado no meu notebook por pouquíssimo tempo.

Eu meio que estou desencanando dessa coisa de ter privacidade na internet. Primeiramente, como eu uso diversos produtos da Google é provável que ela já saiba mais da minha vida do que eu mesmo.

Talvez eu consiga ter uma certa privacidade se eu configurar o navegador totalmente para privacidade ou se eu usar o Tor Browser, mas aí pouquíssimos sites funcionarão corretamente.

Um fato é que essa coisa de o Google saber todos os sites pelos quais navegamos permite coisas interessantes, como as ótimas sugestões de notícias na página inicial do Chrome no celular.

Outra coisa que eu percebi é que a integração do Chrome com os outros produtos da Google é ótima. Estou gostando especialmente da integração com o Youtube Music.

Bom ponto a se pensar.

A Google quer substituir os cookies por outra solução que um monte de gente odiou, mas que eu achei bem melhor do que os cookies. Por conta disso, agora a Google permite o bloqueio de cookies de terceiros (acho que ela não permitia isso antes, sei lá).

No geral minha experiência de uso está sendo superior nos Chromiums da vida, mas eu não descarto a possibilidade de voltar para o Firefox por conta daquele apego que nós acabamos criando por este navegador.

2 curtidas

Cara, que legal ! Nos tempos de windows o Chrome era um vilão de recursos. O jeito que ele foi construído para o Linux me deixou bastante surpreso com o potencial antigamente não aproveitado de um navegador. Estou bem feliz com ele.

1 curtida

Segue meu feedback

Firefox: a muito tempo achava o firefox mais lento, até que fiz alguns testes de benchmark e constatei que ele é muito mais lento que o Chrome.

Chrome: melhor navegador, exceto para assistir lives no instagram (além de ter que fazer um hack para sair da tela branca, costuma dar crash e fechar do nada o navegador, uso o firefox como opção).

Thorium (Chromium otimizado): vi várias referencias positivas em relação ao sua otimização no desempenho, porém mal uso para ver se realmente a otimização vale a pena em relação ao Chrome, ter que fazer login nos 9999999 site novamente é tenso :face_with_symbols_over_mouth:

Edge: muito poluído a interface como todo Windows é. Usava apenas por causa do Bing Ai, hoje não tem mais a exclusividade.

Brave: usei por um tempo ele pelo que ele prometia no seu marketing, mas depois de ver um tópico aqui no fórum sobre a verdade por trás do Brave, parei de usar. Para celular infelizmente tenho que usar ele por conta do adblock.

2 curtidas

Uso Vivaldi tanto no PC quanto no celular.
Excelentes recursos integrados.
No PC, tem o recurso de manter grupos de abas por temas/assuntos (áreas de trabalho). Ajuda bem.
Adblock eficiente.
Personalização (gosto de ter essa possibilidade, caso necessite).

3 curtidas

Algo sobre o Brave mandar dados para cantos esquisitos, não é?

No celular eu ainda uso o Firefox com o uBlock quando preciso entrar naqueles sites cheios de pop-ups. Para sites mais amigáveis eu aderi ao Chrome.

1 curtida

O Vivaldi não é bagunçadão como o Edge, mas também é um baita canivete suiço, eim?

2 curtidas

Esse é outro ponto de “personalização” dele.
Já na instalação, você pode escolher a versão limpa" e básica, sem o “canivete suíço”.

2 curtidas