Instalei o Brave e estou muito satisfeito. Rodando tranquilo com 4GB de RAM, mas o que mais gostei foi de ele ser altamente personalizável.
Tem função de transmitir para TV (tipo Chromecast), o AD Block nativo é bom, tem boas opções de notícias para aparecer na página incial, tem até um torrent nativo no navegador (mas eu não uso). O único detalhe do Brave é a necessidade de personalizar as configurações (principalmente de privacidade), mas isso na verdade é uma grande vantagem dele. Eu recomendo.
Você pode, durante a instalação, escolher a versão mais básica e limpa.
Além do mais, ele é bem personalizável… dá pra você remover muitos elementos visuais, caso não os queira.
O seu caso me parece mais ser algo especifico da sua máquina. Em casa tenho Notebooks e um PC gamer, Windows e também Linux e em todos o Firefox roda tão veloz ou mais q o Edge ou Chrome. No Linux ainda considero o Firefox melhor por ter aceleração mais completa de GPU nos campos de renderização e decodificação de vídeos.
Impossível não é porq benchmarks sintéticos funcionam mais como parâmetro e nem sempre se traduzem 100% no uso real. Pra citar um simples exemplo de caso prático: O Chrome na sua configuração padrão não tem recursos de bloqueios de scripts de rastreamento enquanto o Firefox sim. Ao carregar determinados sites q abusam do uso desses scripts (o que se tornou bem comum hj na web) o que vai se notar é o Firefox carregando o site mais rápido justamente por barrar/pular o carregando de conteúdo “extra” nos sites. Isso é apenas um exemplo básico, no campo técnico da coisa a de se achar diferenças ainda maiores. O que pode estar acontecendo no seu caso pode ser um efeito placebo ou um simples case de o Chrome ser mais compatível com seu hardware (GPU) ou site especifico. Um exemplo de meu caso mesmo é q no meu Notebook no Windows o Firefox tem a aceleração de hardware bastante prejudicada ao usar drivers de vídeo no Windows enquanto no Linux no mesmo notebook ocorre o contrário com o Firefox executando suavemente e com todo o pipeline gráfico habilitado (inclusive decodificação de vídeo) coisa q não tem por padrão em navegadores base Chromium com exemplo o próprio Chrome. É importante ter sempre cuidado ao afirmar coisas no campos da tecnologia porq muitas das vezes um caso isolado não se traduz na realidade geral (obviamente).
Bem, pelo menos na configuração que eu estou usando e na configuração de todo mundo que eu já vi, não tem como o Firefox se equiparar ao Chrome em questão de velocidade. Se você pegar não só os benchmarks, mas também a experiência de uso das pessoas, não dá para o Firefox. Aqui no tópico mesmo há pessoas afirmando que notaram que o Firefox é mais lento.
Eu nem estou dizendo que o Firefox no desktop é um show de horrores em questão de velocidade. Ele é usável, porém não consegue competir mais com os Chromium.
Como é que o Firefox faz quando a engine do Chromium é muito melhor, quando a Google aplica suas bruxarias no Chrome para deixá-lo ainda mais rápido e quando os sites de hoje em dia são feitos para rodarem melhor no Chrome? Pergunte-se por que o Firefox está morrendo.
Se eu pegar o Firefox no Android, a coisa piora demais. O Firefox só não foi expurgado do meu celular porque ele ainda serve para os casos em que eu preciso entrar em sites cheios de pop-ups.
Lembre-se que a qualidade de um browser não é medido simplesmente em “velocidade” e sim nos vários recursos oferecidos. Eu mesmo uso navegadores baseados no q eles me fornecem para melhorar a minha navegação e não em números de benchmarks. Tanto q já andei nas aguas do Chromium através do Vivaldi justamente pelas varias ferramentas para melhorar a navegação. Alguns exemplos: gerenciamento de abas, bloqueio de trackers, adblock integrado e etc. No final cada um deve usar o q melhor lhe atende. No meu caso não é Chrome que além de o pior browser da base Chromium ao meu ver (ausência de recursos primordiais de privacidade hj em dia) ainda implementa recursos para limitar extensões.
O Chrome é um navegador para quem fica satisfeito ao instalar uma ou outra extensão para aquelas funcionalidades que fazem falta. Realmente o Chrome não é legal para quem é power user de navegador.
A questão do Manifesto V3 de fato é um grande problema. Sobre a questão de privacidade eu comentei anteriormente neste tópico, mas, em resumo, eu não acredito mais que exista privacidade na internet.
Vou lhe falar as impressões que eu tive dos navegadores Chromium que eu testei até agora:
Edge: seria um navegador quase que perfeito se não tivesse pesado a mão no número de funcionalidades. É bagunçado demais.
Brave: não tem um mecanismo de sincronização que me agrada, e vi pessoas comentando sobre polêmicas desse navegador.
Chromium: básico demais.
Vivaldi: tem um forte apelo para personalização e funcionalidades, coisas que não são minha prioridade em um navegador. Além disso, tive a impressão de que o Vivaldi é mais lento e mais pesado do que os outros navegadores Chromium.
Chrome: bonito, não é exagerado em número de funcionalidades, tem integração com os serviços da Google e é o mais rápido de todos. Como defeito do Chrome, pontuo a necessidade de instalação de extensões para se ter o picture-in-picture e para se ter proteção contra rastreamento.
Isso é um fato, os navegadores de base Chromium são mais rápidos sim. Mas isso não significa que o usuário vai sentir uma diferença significativa no uso, principalmente em um computador decente. Pode levar um, dois segundos a mais para carregar uma página, mas, no fim, os números do benchmark não importam no uso. Navegador lento é o IE, que demora 15 segundos para carregar uma página.
No fim, assim como costumo dizer para os sistemas operacionais, pouca coisa nesse quesito realmente importa. Exceto algumas considerações em relação à privacidade (que acredito serem válidas, embora eu questione a efetividade delas na internet moderna), qualquer navegador consegue realizar o seu trabalho. Se ele exibe corretamente as páginas da web, o que é o ofício de um navegador para início de conversa, ele já está cumprindo seu propósito. Portanto, a escolha do navegador parte, na verdade, da miscelânea oferecida por ele.
Por exemplo, eu já usei todo tipo de navegador, mas me acomodei no Chrome, por um simples motivo: faço uso constante dos serviços do Google, assino o Google One, costumo usar o Google Docs, etc. Tudo isso é facilitado no Chrome, com apenas um login necessário (ainda mais considerando a verificação em duas etapas + Authenticator que deixo ativo na minha conta). Entretanto, tudo isso que eu faço, pode ser feito em qualquer outro navegador. É só uma questão de comodidade, mesmo. O resto é resto: aparência, disponibilidade de extensões, recursos, etc, tudo isso me agrada, mas o que me mantém no Chrome mesmo é a comodidade. Além da sincronização com o Android e seu gerenciador de senhas, que também é sincronizado com o celular.
Em suma, essa é outra discussão que fazemos meramente por passatempo, já que não leva a nada (não estou julgando ninguém! Eu também gosto de discutir ). O navegador é uma mera ferramenta que exibe a página desejada da web. Se ele faz isso de maneira satisfatória, o considero um bom navegador. As funcionalidades oferecidas ao redor disso são o que fazem eles diferentes.
Eu percebia claramente o Chrome mais rápido do que o Firefox para carregar as páginas há uns 10 anos, quando eu usava internet 3G no computador, principalmente quando a velocidade era reduzida. Hoje em dia, com uma conexão bem melhor eu não noto tanta diferença.
Eu tinha um PC de mais de 10 anos, 2 núcleos, 8GB de RAM, sem placa de vídeo.
Podia abrir muitas abas, sem problemas.
Mas, após abrir um vídeo a 720p, abrir mais abas ou outro vídeo produzia lentidão ou travamento em qualquer outro navegador (e testei vários)… exceto no Firefox.
Parecia bruxaria. Eu podia abrir o vídeo e abrir quantas abas quisesse, até mesmo um 2º vídeo, sem nenhum, simplesmente nenhum problema ou lentidão no Firefox.
Não estou contradizendo o que você disse, até porque você falou sobre velocidade ao abrir páginas. Apenas pontuei esse fato curioso, do qual eu realmente ficava admirado. Não uso Firefox.
Em sites que reconhecem a existência de outros navegadores além do Chrome, o Firefox é ok. Em sites que acham que o Chrome é o único navegador do mundo, o Firefox sofre.
Mano, sempre usei antes do chrome … ( Dai, cerca de 2 anos tentando usar apenas o WhatsApp no firefox, dava crach direto , travava … fazia raiva , cheguei a reclamar eles e responderam “acho que um bot talvez” que era o site, mas por tanto tempo assim… ? "resumindo: ignorado , kk ) acho q podia entt. informar o site né , ou pelo menos analisar… mas foi resposta meio que insta… Passei mt raiva, tentando na esperança de arrumarem;
Sendo que no Chrome funcionava liso sem problemas, “esse bug dava em um notebook i3
2370M, e um desktop i7 8700” dai, cheguei a desistir e troquei pelo Opera.
Foi ai, que testando o Opera, fiquei apenas no Chrome e ta sussa
Testei o EDGE , mas poucos dias pela ia bing … e dps taquei um revo uninstaller nele, kk
Eu adoro o Firefox e o uso logado na conta Mozilla em todos os meus dispositivos. Mas, por mais que eu adore a interface do navegador e sua filosofia, uma coisa é certa: os benchmarks não estão mentindo…
Mesmo no meu desktop, que tem um Ryzen 7 5700X (8C/16T) com 32GB de RAM e SSD, a maior lentidão do Firefox em relação ao Chromium para carregar as páginas é bem perceptível. Com hardware mais simples, essa diferença aparece ainda mais.
Eu não pretendo trocar de navegador por conta disso… Mas essa diferença certamente existe.
Faz quanto tempo que você observou esse comportamento? E foi em qual sistema? O que estava diferenciando aí era provavelmente alguma forma de decodificação de vídeo acelerada por hardware, que estava habilitada em um e não no outro.