Como encontrar o SSD durante a instalação do Pop_Os

Boa tarde a [email protected] !

Nunca utilizei o sistema linux e após assistir os seguintes vídeos do Dio:

Será que ela consegue instalar Linux? - Instalação para iniciantes

Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA

estou tentando formatar meu notebook Dell G3 3590, que atualmente está rodando o Windows 10 Home, para o Linux Pop_OS 20.04.
Tenho um SSD de 120Gb e um HD de 1TB, e estou tentando fazer o procedimento do vídeo # Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA, mas não consigo localizar meu SSD para realizar as partições e não sei como prosseguir.

Podem me ajudar, por favor !?
Desde já agradeço.

Segue abaixo duas imagens do processo de instalação, onde não sei o que fazer:

1 curtida

Pelo jeito, o sistema não está reconhecendo o SSD logo de cara… é NVMe? Como o Pop!_OS não usa grub, nem ideia de mexer nos parâmetros de boot antes de carregar o sistema em modo live - já que existem uns truques pra fazer o sistema reconhecer SSDs NVMe quando se usa grub. @JG22, @thespation e @eddiecsilva, help pliz?

3 curtidas

Qual o modelo do SSD?
Se for possível, entre no modo live, abra o terminal, atualize o que der com sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && clear
Execute o seguinte comando: sudo fdisk -l e nos mande um print do out put, por gentileza.

“Suplemento” → Instale o inxi e execute o comando para mostrar os discos disponíveis: sudo apt install inxi -y && clear && inxi -d

2 curtidas

Hoje em dia é bem mais simples contornar isso, através de 3 comandos, deixar o Pop gerenciar o boot pelo grub (não havendo necessidade de acessar BIOS toda vez), uso em um notebook e funciona tranquilamente.

Segue vídeo:

Quanto ao SSD, até hoje uso HD :sweat_smile:

Se não aparece no gparted para formatar, eu perguntaria a vocês também.

3 curtidas

O modelo do SSD é NVMe PC SN520 nvme wd.
E não quero utiliza-lo em dual boot, quero instalar somente o Pop.

Irei executar os comandos mencionados.

Vejo três opções:

1. Ver se alguém sabe o comando mágico pra fazer o Pop reconhecer teu NVMe antes do boot;
  2. Ver se alguém sabe o comando mágico pra fazer o Pop reconhecer teu NVMe depois do boot;
  3. Testar outra distro e, caso ainda assim não reconheça, mexer no grub antes do boot (tinha algo de colocar nomodeset nas linhas do grub, só não tenho certeza, dá uma pesquisada com os termos “grub nvme” aqui no fórum que resultados irão aparecer)

¡Suerte!

2 curtidas

Eu li alguns fóruns que esse SSD em questão estava dando dores de cabeça no Linux mesmo, mas são postagens de ~2018, pensei haver já sanado esse problema. Abre o terminal e digita uname -r pra ver a versão do Kernel em execução. Testa o Manjaro em modo live para ver se ele encotra o seu SSD ou o Solus, pois possuem um Kernel mais recente em comparação a base Ubuntu.

2 curtidas

Olá @na1Ts tudo bem contigo?

Alguns modelos de SSD infelizmente dão um pouco de dor de cabeça mesmo, você já tentou uma versão mais recente como o 21.04 para ver se nela o problema também ocorre?

Na maior parte dos casos, parece ser um problema da implementação do controle de economia de energia de alguns chips específicos. Sugiro testar esta dica abaixo e ver ser soluciona seu problema.

Para parar o boot do Pop!_OS e editar os parâmetros de inicialização, você deve apertar a barra de espaço logo nos primeiros segundos do boot, dessa forma poderá ter acesso ao recurso de edição dos parâmetros de boot.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Bom dia !

SSD reconhecido e problema resolvido após alteraração na BIOS de RAID On para AHCI.
Pop!_OS instalado e funcionando perfeitamente.

Muito obrigado pela ajuda. :green_heart:

4 curtidas