Como diminuir a dimensão da tela no ubuntu

Comecei a usar o ubuntu 21.04 essa semana mas meu monitor está com as bordas cortadas, mesmo quando eu diminuo a resolução, no windows eu mudava pelas configurações da placa de vídeo mas aqui não sei como faz, alguém pode me ajudar com isso?

Normalmente muda em monitor ou tela na configuração do gnome.

Provalvelmente deve esta 1024×768

Mude a resolução

já tentei mudar várias vezes e qualquer resolução acima de 800x600 fica cortando as bordas

provavelmente não está instalado o drive de vídeo

1 curtida

Bem vindo ao fórum @Yuri_Winter!
Antes é preciso saber qual é a sua placa de vídeo para sabermos qual é o drive correspondente, pois se for um pouco mais antigo justifica o Ubuntu não vir com ele instalado. Posso te dar o exemplo da minha máquina que usa drive nvidia340 e o PopOs não o instala por padrão, fazendo com que depois de instalado fique com a resolução 800x600 até que eu acesse a PopShop e instale, acredito que seja o seu caso, porém no Ubuntu.

é uma intel hd graphics

Pode ser mais específico? Ao procurar temos muitas possibilidades:

Temos um outro tópico que também aborda essa instalação:

Instalação de drivers Intel HD Graphics no Linux - Linux / Avançado/Terminal - Diolinux Plus

na seção sobre das configurações aparece isso: Intel® HD Graphics 2000 (SNB GT1)
mas também vou dar uma olhada nesse outro tópico

Estava pesquisando aqui e a placa é antiga, os testes são de 2011.

Com isso, pode ser interessante testar a versão LTS do Ubuntu (20.04), visto que a 21.04 ainda está em testes e provavelmente não vai abranger todos os drivers com mais de 10 anos.

Pode ser que tenha que optar por distribuições que utilizem um kernel mais antigo, como Debian ou Zorin, o que pode ser um ótimo teste, mesmo em livemode.

vou dar uma olhada nessas distros já que na 20.04 tive o mesmo problema