Como Criar ponto de acesso wifi no xubuntu?

Eae Pessoal, tudo bem?

Me ocorreu um pequeno problema nessa manhã de quarta-feira, estava eu acessando a internet normalmente quando o carregador do roteador wifi do meu quarto queimou, (Muito triste isso ;-; ) tendo em vista que conectei o cabo de internet no notebook, gostaria de criar um ponto de acesso wifi através do mesmo para usar no celular e em outros aparelhos, pelo menos, momentâneamente.

Desde já agradeço a todos <3

2 curtidas

Esse vídeo é meio antigo, mas creio que ainda sirva:

Basicamente, crie um Wi-Fi com um nome que não existe e se conecte a ele. Daí vá em Configurações de Rede e edite conforme explica o vídeo (Modo Ad-Hoc, IPv4 compartilhado com outros computadores, etc.)

2 curtidas

Eu segui os passos no video anteriormente, porém a conexão criada não apareceu em meu celular.

Como falado antes, estou utilizando internet cabeada, porém através de um adaptador de cabo para usb, será que isso influencia em alguma coisa para não funcionar?

Provavelmente o canal do WIFI deve estar alto ou automático(altere para 6, por exemplo) e o Wireless Mode deve estar N only (Altera para B/G/N mix). Estes 2 detalhes especialmente no moden, se não der certo tenta no laptop também. No vídeo do Capezotte está automático no computador.

1 curtida

Achei uma opção de modo “Ponto de Acesso”, que provavelmente não havia na época que o vídeo foi feito.

Talvez usando esse modo a conexão aparece no celular?

2 curtidas

Fiz a criação através do modo ponto de acesso também, não apareceu.

Vou checar isso

1 curtida

As configurações ficaram dessa forma…


Mas continuo sem visualizar a rede, O celular que uso é um A10, será que ele não consegue identificar a rede?!

A rede criada fica tentando conectar, mas sempre cai . (Isso no notebook que estou usando para criar esse ponto de acesso)

No moden precisaria fazer estes mesmos detalhes. Você consegue acessar o moden? É mais ou menos que 192.168.0.1 no navegador e o usuário e senha pode ser admin admin, admin 1, vai depender. Geralmente embaixo do moden tem estas informações.

O A10 consegue, ele é modesto mas acredito que ele só aceita 2.4ghz, banda G e até o canal 10.

1 curtida

No caso, o modem que falas é o que vem o cabo ao meu notebook? Se for é de difícil acesso, pois é modem do provedor de internet e eles impedem que o cliente mexam no serviço.

Aparentemente isso acontece quando digitamos a senha errada do WI FI ou não tem portas disponiveis no DHCP… Mas ae você criou um “WI FI”, pode ser algo em Wi-Fi Security, ou algo no IPv4… Se puder enviar um print screen destas abas.

Tem ISP que não deixa nós configurarmos o moden, questão de segurança. Dependendo do plano, para alterar senha de wifi e tals só ligando ou acessando o aplicativo do ISP logado na conta do cliente.

1 curtida


Nas informações das conexões mostra que foi realmente criado

Faz um teste, altera a segurança do password para uma mais fraca tipo WEP se tiver ou até mesmo deixa sem seguraça. Só para testar se irá funcionar.

1 curtida

Alterei e o mesmo acontece, nada de aparecer no celular

Hora de ir para o Terminal.

Digita o seguinte:
gedit /etc/NetworkManager/conf.d/default-wifi-powersave-on.conf

Vai abrir um bloco de notas com informações. Se puder copiar e colar aqui.

1 curtida

O seguinte acontece quando tento entrar normalmente

digitando sudo ao lado acontece o seguinte:

Bom, no terminal chega até o diretório:

cd /etc/NetworkManager/

digita ls e mostra para nós oque teria dentro deste diretório.

Adiantando, o problema de conectar e desconectar pode estar relacionado ao power save um bug… Se ele estiver 3 = enabled, iremos alterar para 2 = ignored, mas teriamos de achar/criar este script. Falando nisso, vai nas opções do xubuntu e veja como estaria estes detalhes de economia de energia. De repente se desativar, resolveria.

1 curtida

image isso que apareceu no terminal