Como Criar ponto de acesso wifi no xubuntu?

Mesmo esquema, cd config.d/ e ls.

1 curtida

image

Fiz um teste em que usei um leitor QR Code para a leitura do QR Code fornecido pelo computador

no celular aparece que a rede está escondida, porém não sei se isso atrapalharia a conexão, mesmo que diretamente pelo QR code.

1 curtida

Ala o arquivo ae, este que precisariamos de alterar aquele valor se estiver 3.

Talvez o gedit não tenha autorização, polkit, não sei se isto encaixaria mas no terminal abre ele com o nano:

sudo nano default-wifi-powersave-on.conf

E print screen para nós vermos.

1 curtida

Perai acho que estamos vendo errado. Você disse que a fonte do seu roteador pifou e você esta usando o cabo direto do moden do ISP.

Sabe dizer qual o método que o ISP usa? PPPoE, DHCP… Se for PPPoE vamos ter de fazer outras configurações.

1 curtida

Deixa eu explicar melhor, perdão.

Eu moro em uma casa separada da dos meus pais, então o wifi da casa deles não chega na minha, para evitar ter que trazer o roteador deles para cá ou deixar uma forma menos cômoda eu usei um roteador wifi que eu tinha guardado como extensor wifi (era um D-link dir-615) de ontem para hoje ele apresentou falhas e depois pifou de vez, aproveitei que eu tinha um adaptador de rj45 para usb e utilizei no meu notebook lenovo ideapad s145.

Lembro de antes de comprar um roteador (mais de 6 anos atrás) eu utilizei de um notebook com um aplicativo que fazia esse trabalho de transmitir wifi, porém naquele tempo eu utilizava windows, portanto pensei se dava para fazer o mesmo com linux.

Respondendo sua pergunta, não sei te dizer exatamente, mas se não me engano ele utiliza PPPoE.

Entendi.

DHCP é “mais direto”. Plug and Play.
PPPoE precisaria de um provedor aparte. Oque significa no roteador você precisaria configurar o login e senha do provedor. Você chegou a fazer isso no roteador “extensão” repetidor antes de ele falhar ou plugou e funcionou direto?

Obs.: Weather

Está descendo uma chuva com relâmpagos e posso acabar ficando sem internet, energia elétrica, se isto acontecer, voltando tentaremos solucionar. Por enquanto estou online.

1 curtida

Então, no meu caso eu cheguei a configurar sim no roteador “extensão”, porém não me lembro exatamente o que fiz, pois já fazem muitos anos.

1 curtida

Caso precisemos de acesso ao roteador principal eu entro em contato amanhã com o provedor pedindo acesso ao roteador.

1 curtida

Legal. Oque mais precisariamos é a confirmação do método do ISP e se for PPPoE o login e a senha do provedor(estes você não passa por aqui, você precisará destes dados para configurar o WiFi).

Então continuaremos com o tópico.

1 curtida

Certo, então amanhã estou entrando em contato com a provedora para isso, desde já, muito obrigado.

1 curtida

RuKsu, Sem sucesso O acesso a senha e login do provedor, pois não liberam por questão de segurança.

Apenas falaram sobre abertura de portas, porém não sei se isso ajudaria, portanto, por enquanto irei continuar sem wifi no quarto.

Obrigado de verdade pela ajuda e pela paciência.

1 curtida

se vc já tiver essa PPA (ou estiver disposto a usá-lá), tem um pacote chamado ap-hotspot, aplicativo de terminal, que abre um assistente e vai te guiando a criar um ponto de acesso

e um comando seria assim:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 -y && sudo apt update && sudo apt install ap-hotspot -y && sudo ap-hotspot start

1 curtida

:thinking: portas… por exemplo:
A internet funciona no computador mas seguindo os passos de criar um Wi-Fi o smartphone não enxerga a rede. Se for PPPoE, nesse formato DHCP que o Wi-Fi do Xubuntu está, não vai funcionar, porque são protocolos diferentes, a não ser que configuremos uma VPN, mas talvez irá precisar instalar pacotes extras. Neste caso oque poderiamos fazer é configurar uma intra rede estática. É fácil se preferir e quiser tentar é só chamar.

Eu gostaria de fazer isso, contanto que não dê muito trabalho para você, sinto que já usei demais da sua boa ação kkk.

Trabalhar é meu hobby! Sabe qual é o trabalho mais difícil do Mundo? Estar desempregado…

Bom vamos lá, . Quando puder postar um print screen da tela de Wi-Fi em ipv4 Settings Method, mostre qual seriam as opções lá.

No caso das portas, seriam as portas de acesso do roteador (Nunca usei muito bem, pois para mim eu só usaria para abrir servidor de mine)

1 curtida

O Aplicativo padrão do xubuntu não está permitindo tirar prints da mesma porém no modo ad-hoc do xubuntu vem por padrão as seguintes opções:

Automatic(DHCP)
Automatic (DHCP) Adresses only
Manual
Link Only
Shared to others computers
Disabled

Já com o padrão Hotspot ativado só permite a opção disabled e Shared to others computers.