Como construir um GNOME OS com Ubuntu

Como eu faria uma experiencia gnome em cima do ubuntu removendo a sessão completa do ubuntu e deixando apenas a sessão gnome com todos os aplicativos gnome e apenas eles ?
Basicamente eu quero um gnome os.

Eu começaria primeiro arrumando o gdm, colocando o tema padrão.
Segundo eu instalaria a sessão gnome, depois os papais de parede do gnome depois os programas gnome… Legal, a partir dai oque remover sem quebrar o sistema ?

1 curtida

eh quase como montar um fedora na bae ubuntu haha

Acho que isso responde tua pergunta:

2 curtidas

É por ai mas achei muito pouco.
Seria interessante uma lista do que pra deixar o sistema mais próximo do usável.
Algo como o pacote de papeis de parede do gnome, aplicativos básico como o discos.
Por isso acho mais interessante pegar o ubuntu completo instalar as coisas do gnome e remover a sessão do ubuntu. Só que eu não sei oque remover.

Tem algum pacote que instala o gnome mais os apps no junto.
É o gnome-session-common ?

É essa mesmo a minha ideia.
Eu quero usar gnome mas não consigo usar fedora, no arch eu tenho problemas com alguns programas que eu uso que só tem em .deb e o programinha que tem pra converter não funcionou.
Então eu acho que a única forma de fazer isso que eu quero e pegando o ubuntu removendo toda a tralha que a canonical bota la e instalando só o gnome e os seus apps. Dai eu consigo ter uma experiencia gnome já que o gnome os ta bem longe de ficar pronto.

https://help.ubuntu.com/community/MetaPackages

gnome-desktop-environment : This installs the GNOME Desktop environment, a graphical interface to use on your Debian system. It includes a wide range of applications, including programs for email, messaging, word processing, financial accounting, conferencing, and more.

Pelo visto esse pacote é direto do Debian, que tende a ser mais puro.

Exemplos? Pode ser que tenham no AUR.

Tem sim no AUR, só trata-se de um exchange de criptomoedas. Então você pode imaginar que necessito do máximo de segurança com essa aplicação. Tem que fazer a verificação PGP… Não posso me dar ao luxo de confiar em um re empacotamento de um desconhecido que pode ter feito algo malicioso.

Agora isso que vc colocou pode ser o que eu preciso. Eu não entendi uma coisa. Esse pacote só ta no repositório do debian ou ubuntu também ? O problema do debian são os pacotes antigos. É complicado usar o gnome em uma versão antiga com os bugs que já foram corrigidos.

Posso pegar o ubuntu server como o rapaz indicou e rodar um sudo apt install gnome-desktop-environment já com os programas básicos pro uso ?

1 curtida

Olha no vídeo, ele faz bem por aí, a ideia é instalar o Gnome o mais puro possível

Eu vi o vídeo. O problema é que nem o terminal vem instalado.
É muita coisa pra instalar.

Não há nenhum meta pacote com uma sessão gnome completa ? Algo como o fedora ?

Acho que com:

sudo apt install gnome-session --no-install-recommends

Fica bem próximo do que você quer

Depois disso seria instalar o gnome-software, purgar o snap e habilitar o repositório Flathub e GNOME Nightly (nessa ordem)

Tipo, o AUR é apenas um conjunto de scripts que compilam/reempacotam por você, é relativamente fácil conferir se o script está bichando alguma coisa:

Se tiver medo de bicharem o programa entre uma atualização e outra, basta pedir para ver o PKGBUILD no seu AUR Helper:

Esse pacote vem do Debian é atualizado para o Ubuntu, normal. Quis dizer que ele vem direto da base Debian e o Ubuntu não põe nenhuma “invenção” nele.

Eu espero que sim.

O No Install Recommends não ia ignorar os aplicativinhos extra que é justamente o problema do autor do tópico?

1 curtida

Pelo menos quando eu tentei além dos apps gnome veio uma porrada de pacotes relacionados ao Ubuntu, acho que instalar usando o GNOME Nightly seria mais efetivo (até porque é isso que o GNOME OS faz), é um trade off

Sim. Eu quero justamente a experiencia complete do gnome.
O antigo ubuntu gnome era oque eu usava antes mas canonical matou a distro e eu fiquei órfão.

1 curtida

GNOME Nightly não apenas o nome do repositório de desenvolvimento dos aplicativo ?

1 curtida

Os pacotes extras pra fechar seria:

sudo apt install gnome-session --no-install-recommends


sudo apt install nautilus gnome-disks-utility gnome-terminal gnome-software flatpak gnome-software-plugin- flatpak

Isso, as versões compiladas “no fim do dia” que o que o GNOME OS faz se quiser algo mais estável, instale da flathub esses apps:

Eu já fiz como neste tutorial no passado apenas por curiosidade, apenas evitei instalar o vanilla-gnome-desktop para não instalar aquele monte de bloatware do Gnome.
No princípio é como se você estivesse instalado uma versão atual do finado Ubuntu Gnome, mas se quiser, no mesmo tutorial tem as dicas para transformar o Ubuntu num sistema mais próximo de um Gnome puro.

2 curtidas

Era exatamente isso que eu estava procurando.
Esse pacote vanilla-gnome-desktop resolve o meu problema.
Da pra pegar o ubuntu server, instalar a sessão gnome e depois instalar esse pacote pra completar.
Excelente!
Obrigado

2 curtidas