Como eu faria uma experiencia gnome em cima do ubuntu removendo a sessão completa do ubuntu e deixando apenas a sessão gnome com todos os aplicativos gnome e apenas eles ?
Basicamente eu quero um gnome os.
Eu começaria primeiro arrumando o gdm, colocando o tema padrão.
Segundo eu instalaria a sessão gnome, depois os papais de parede do gnome depois os programas gnome… Legal, a partir dai oque remover sem quebrar o sistema ?
É por ai mas achei muito pouco.
Seria interessante uma lista do que pra deixar o sistema mais próximo do usável.
Algo como o pacote de papeis de parede do gnome, aplicativos básico como o discos.
Por isso acho mais interessante pegar o ubuntu completo instalar as coisas do gnome e remover a sessão do ubuntu. Só que eu não sei oque remover.
É essa mesmo a minha ideia.
Eu quero usar gnome mas não consigo usar fedora, no arch eu tenho problemas com alguns programas que eu uso que só tem em .deb e o programinha que tem pra converter não funcionou.
Então eu acho que a única forma de fazer isso que eu quero e pegando o ubuntu removendo toda a tralha que a canonical bota la e instalando só o gnome e os seus apps. Dai eu consigo ter uma experiencia gnome já que o gnome os ta bem longe de ficar pronto.
gnome-desktop-environment : This installs the GNOME Desktop environment, a graphical interface to use on your Debian system. It includes a wide range of applications, including programs for email, messaging, word processing, financial accounting, conferencing, and more.
Pelo visto esse pacote é direto do Debian, que tende a ser mais puro.
Tem sim no AUR, só trata-se de um exchange de criptomoedas. Então você pode imaginar que necessito do máximo de segurança com essa aplicação. Tem que fazer a verificação PGP… Não posso me dar ao luxo de confiar em um re empacotamento de um desconhecido que pode ter feito algo malicioso.
Agora isso que vc colocou pode ser o que eu preciso. Eu não entendi uma coisa. Esse pacote só ta no repositório do debian ou ubuntu também ? O problema do debian são os pacotes antigos. É complicado usar o gnome em uma versão antiga com os bugs que já foram corrigidos.
Pelo menos quando eu tentei além dos apps gnome veio uma porrada de pacotes relacionados ao Ubuntu, acho que instalar usando o GNOME Nightly seria mais efetivo (até porque é isso que o GNOME OS faz), é um trade off
Sim. Eu quero justamente a experiencia complete do gnome.
O antigo ubuntu gnome era oque eu usava antes mas canonical matou a distro e eu fiquei órfão.
Eu já fiz como neste tutorial no passado apenas por curiosidade, apenas evitei instalar o vanilla-gnome-desktop para não instalar aquele monte de bloatware do Gnome.
No princípio é como se você estivesse instalado uma versão atual do finado Ubuntu Gnome, mas se quiser, no mesmo tutorial tem as dicas para transformar o Ubuntu num sistema mais próximo de um Gnome puro.
Era exatamente isso que eu estava procurando.
Esse pacote vanilla-gnome-desktop resolve o meu problema.
Da pra pegar o ubuntu server, instalar a sessão gnome e depois instalar esse pacote pra completar.
Excelente!
Obrigado