Olá pessoal. Sou iniciante em linux, como deixei claro na etiqueta. O problema é o seguinte: comprei um notebook novo e escolhi linux para vir instalado. O linux é o Debian GNU/Linux 10. Assim que inicio pc e me deparo com o desktop, abre uma janela de cadastro da senha root, eu o faço, mas quando tento utilizá-la para instalar programas via terminal, por exemplo, dá como incorreta. É como se essa janela para cadastro da senha não funcionasse; é como se , apesar de ter cadastrado a senha root, eu estivesse usando o sistema como usuário comum. Já tentei cadastrar senha via terminal com ‘sudo passwd root’ mas acontece o que está na imagem anexada.
Por fim, se alguem puder me ajudar a solucionar esse problema eu agradeço. Caso não, peço a ajuda de vocês pra eu poder instalar o ubuntu via boot, pois tentei e não consegui porque a bios desse linux que veio instalado é muito estranha, ainda mais pra mim que comecei a usar linux agora. Agradeço desde já!
O Debian não vem o sudo configurado por padrão, a maneira como ele é projetado é um pouco diferente da do Ubuntu:
usuario@linux:~$ su
Senha:[senha do root]
root@linux:~# apt install programa
root@linux:~# passwd root
[outros comandos de adm aqui]
root@linux:~# exit
usuario@linux:~$
Se ainda preferir com sudo, para ativar:
usuario@linux:~$ su
Senha:[senha do root]
root@linux:~# adduser usuario root
root@linux:~# exit
Deslogue e logue novamente para fazer efeito.
Enquanto digito a senha depois de ‘su’ nada aparece, isso é normal?
Quando digito apt install programa aparece ‘impossivel encontrar o pacote programa’, como faço? mudo o diretório?
Sobre a senha, é normal. Sobre programas, veja se o Debian não tem uma loja, se for a versão Gnome, e não tiver, instale com su, digite a senha e apt install gnome-software. Aí é escolher o programa, colocar a senha e pronto!
Mas eu acho zoado um lap vir com Debian, que não é uma distro pra iniciantes!
Não estou conseguindo utilizar o comando cd kkkk. Digito ls, o diretório Downloads está lá, mas quando digito cd /Downloads dá 'Arquivo ou diretório inexistente.
Sim, essa é a versão de “pobre” dos asteriscos.
Rapaz, o Debian desse laptop não veio sequer no ponto de instalar programas?
apt update
enquanto estiver no su
para identificar quais programas estão disponíveis para instalar na Internet.
cd Downloads
, apenas, sem o /
inicial.
Um caminho que começar com /
, em qualquer distro Linux (Debian, Ubuntu, Arch…) significa que você está querendo entrar numa pasta chamada Downloads que está na raiz /
do sistema.
Se você fizer ls /Downloads
vai dizer “arquivo ou diretório inexistente” do mesmo jeito, porque não tem um /Downloads
na raiz, apenas /usr
, /bin
, /var
, etc.
Mil desculpas pela minha condição de leigo quando digitei ali em cima ‘impossivel encontrar o pacote programa. Mas mesmo quando digito o nome do programa, tentei instalar o ‘Shutter’, dá no mesmo: impossivel encontrar o pacote Shutter’
Os programas a serem instalados por terminal tem um nome específico sensível a maiúsculas e minúsculas, no seu caso é apt install shutter
(sem maiúsculas). É algo que se descobre mais perguntando na internet.
Sugiro instalar a Gnome Software indicada pelo @Rodrigo_Chile , que coloca uma loja mais fácil de se lidar enquanto você ainda está se acostumando com o terminal:
Esse laptop vir com o Debian, ainda mais um Debian “cru”, foi uma mancada…
Desculpa esse incomodo e estar tirando tempo dos senhores. Já tenho acesso ao root, estou como adm, mas ainda não consigo instalar/desinstalar um programa pela loja. Tento desinstalar um qualquer pra testar, abre a janela de senha, mas dá nisso: (anexo)
Vc coloca a senha e não consegue instalar? Cara, tira foto da tua bios e posta, tô achando que a melhor solução é instalar algo mais simples, Zorin ou Mint… francamente!
@Capezotte, concorda?
Também. Eu não manjo de PolicyKit o suficiente para investigar isso.
Edit: @Alan12, nessa caixa você tentou as duas senhas? (Do root e do seu usuário, para login?)
Olha que eu já passei por 4 distros, instalei mais de uma dúzia em máquina virtual, mas Debian não é pra mim… hehehehe
Tentei a que adastrei atraves do terminal, como você falou. E tentei a que eu cadastrei quando inicializa o sistema. Inclusive, kkk, quando deslogo do usuario–que não tem nome, veio usuario-- e tento logar com a senha que acabei de cadastrar, não funciona.
COmo eu disse, quando o sistema inicia, na desktop abre uma janela para criar uma senha, eu crio, mas quando utilizo ela pra qualquer coisa, dá como incorreta. É como se essa janela de criação viesse com bug/falha, pois aparece senha cadastrada com sucesso e depois abre a mesma janela. como se a enha que eu tivesse criado de nada valesse.
Você vai se assustar com a bios, eu acho. asuhsuahsuas. 1 min e já posto
Só pra registrar: Já instalei o Debian umas duas vezes. Na segunda vez descobri que se você não colocar uma senha pra conta root ele a desativa e dá acesso ao sudo pro usuário normal.
@Alan12 Dá pra ver que você ainda é meio leigo em Linux (mas não precisa ter vergonha kkkkk). Se eu fosse você instalaria uma distro mais fácil pra você aprender de forma mais suave.
Estou no processo de instalar python por terminal. Quando terminar eu posto, mas vou tentar descrever o que acontece quado aperto esc/f2 na inicialização do pc
Assim que aperto esc, aparece uma tela preta com ‘GRUB_’ é meio que um terminal, mas não faço ideia do porque do nome GRUB. Logo acima aparece a frase ‘press tab for command list’. Quando aperto tab, alguns comandos aparecem, dentre eles o comando bios. Já digitei bios, mas deu alguma coisa que não consegui entrar, vou postar já já e vocês analisam.
Concordo, essa era a minha ideia, tentei instalar o ubunto porque era a que eu tinha baixado e posto num pendrive bootável. Não consegui. Mas vou instalar uma distro ais fácil com certeza, qual você recomenda?
Grub é a tela de início, que permite gerenciar as opções de boot. Mas a BIOS vc entra apertando alguma tecla Fx (F1, F2 etc.), assim que liga. Pesquisa no Gugle como entrar na BIOS do teu modelo de lap. Lá, desative secure boot e fastboot. Mas não deixe de tirar fotos das telas e coloque aqui, algumas BIOS são enjoadas mesmo. Procure também pela tecla que permite escolher por onde será o boot - em geral, é F8 ou F12, mas varia com o modelo, e alguns são chatos com isso (eu trabalhava num Lenovo insuportável pra bar boot pelo pendrive), assim vc consegue carregar uma distro em modo live e instalar
Sobre distros fáceis, o Ubuntu é tranquilo mas esquisito pra quem vem do Windows e nunca usou o Gnome (a “aparencia” dele, sem menu iniciar). Eu realmente recomendo o Mint 20 ou o Zorin OS (pode ser Core ou Lite, vc escolhe o que achar mais bonito), são fáceis de aprender a usar e tem boas lojas pra baixar teus programas, incluindo a família Phython
Oi. Voltei, estava tirando as fotos, inclusive gravei um video, mas não sei se dá pra por aqui. A boa notícia é que eu consegui entrar na tela onde seleciono o pendrive bootável pra poder formatar. Sendo assim pretendo instalar uma distro mais suave o mais breve possível. Fiz isso digitando o comando boot e depois o comando exit (quando aperto f2 enquanto o sistema inicializa aparece uma tela preta com uma lista de comandos). Essa tela preta que mencionei agora não é a bios, eu sei, mas não sei como entra nela, vou pesquisar como entra na bios do debian 10 assim que postar esse comentário. Por fim, segue em anexo as fotos da tela que mecionei, quando descobrir como acessar a bios, posto as fotos também!
A imagem está ruim, eu sei, mas basicamente é isso: no topo aparece a versão do GRUB, embaixo aparece grub> para digitar comandos e depois aparece uma lista de comandos possíveis