Olá pessoal. Sou iniciante em linux, como deixei claro na etiqueta. O problema é o seguinte: comprei um notebook novo e escolhi linux para vir instalado. O linux é o Debian GNU/Linux 10. Assim que inicio pc e me deparo com o desktop, abre uma janela de cadastro da senha root, eu o faço, mas quando tento utilizá-la para instalar programas via terminal, por exemplo, dá como incorreta. É como se essa janela para cadastro da senha não funcionasse; é como se , apesar de ter cadastrado a senha root, eu estivesse usando o sistema como usuário comum. Já tentei cadastrar senha via terminal com ‘sudo passwd root’ mas acontece o que está na imagem anexada.
Por fim, se alguem puder me ajudar a solucionar esse problema eu agradeço. Caso não, peço a ajuda de vocês pra eu poder instalar o ubuntu via boot, pois tentei e não consegui porque a bios desse linux que veio instalado é muito estranha, ainda mais pra mim que comecei a usar linux agora. Agradeço desde já!
O Debian não vem o sudo configurado por padrão, a maneira como ele é projetado é um pouco diferente da do Ubuntu:
usuario@linux:~$ su
Senha:[senha do root]
root@linux:~# apt install programa
root@linux:~# passwd root
[outros comandos de adm aqui]
root@linux:~# exit
usuario@linux:~$
Se ainda preferir com sudo, para ativar:
usuario@linux:~$ su
Senha:[senha do root]
root@linux:~# adduser usuario root
root@linux:~# exit
Deslogue e logue novamente para fazer efeito.
Enquanto digito a senha depois de ‘su’ nada aparece, isso é normal?
Quando digito apt install programa aparece ‘impossivel encontrar o pacote programa’, como faço? mudo o diretório?
Sobre a senha, é normal. Sobre programas, veja se o Debian não tem uma loja, se for a versão Gnome, e não tiver, instale com su, digite a senha e apt install gnome-software. Aí é escolher o programa, colocar a senha e pronto!
Mas eu acho zoado um lap vir com Debian, que não é uma distro pra iniciantes!