Como conceder root para usuário no Debian 10

Vamos lá:

Se o computador não aceita nem a senha do usuário usuário e nem a senha de root, vc vai ter que refazer a senha de root.

Para isso, vc vai ter iniciar o computador e na tela do GRUB (Grub é o nome do programa que cuida da inicialização do sistema) adicionar a opção do kernel init=/bin/bash

Aí o computador vai iniciar e vc vai cair num terminal. Você estará logado como root mas não precisou dar a senha. Então use o comando para alterar sua senha

passwd

Feito isso, altere a senha do usuário usuario

passwd usuario

Reinicie o computador e as senhas estarão atualizadas.

Segue um vídeo de como fazer para adicionar a opção do kernel:

1 curtida

fwsetup deve fazer aparecer a tela para configurar a BIOS, ordem de inicialização e etc. e assim poder iniciar mídia removível de outro sistema.

Está claramente pedindo a senha de usuário.

Quando pede a senha de root, a palavra “root” é exibida em negrito, para não haver dúvida.

Como eu uso várias distros, acabei dando poderes de administrador ao usuário em todas elas, para ter um comportamento homogêneo. Era muito chato, tentar lembrar o comportamento diferenciado de cada distro.

Agora, a senha de usuário funciona em 99% dos casos, nas minhas distros. Às vezes, nem cita usuário. Mas quando cita root em negrito, já sei que preciso usar esta senha específica.

1 curtida