Olá, faço uso de um pendrive com Lubuntu para uso exclusivo de Internet Banking, me serve muito bem. Criei esse pendrive seguindo instruções do próprio Diolinux nesse vídeo [Já pensou em usar Linux assim? - YouTube].
Eu gostaria de clonar esse pendrive, pois não gostaria de criar outro caso o mesmo seja extraviado, mesmo porque esse já funciona bem, e tem algumas personalizações na interface.
Sr. aguamole, essa ferramenta só está disponível em ambiente Linux. Nesse caso, há como eu executar uma clonagem do pendrive que está em uso, como o próprio Lubuntu aberto?
Sr. null, o link que me passou é muito técnico, sou um velho usuário, porém novato em ambientes Linux. Se puder ser mais didático eu agradeço.
Nesse cenário que o senhor ilustra seriam três pendrives?
Pendrive 1 = LiveUSB com a ferramenta Clonezilla,
Pendrive 2 = Lubuntu de origem e uso atual.
Pendrive 3 = Unidade vazia para a clonagem?
Correto?
Outra questão, li a respeito que, se o pendrive de origem for menor que o de destino. O de destino ficará com a mesma capacidade, exemplo: pendrive de origem tem 4GB, pendrive de destino tem 16GB. Feito a clonagem, o pendrive de destino ficaria somente com 4GB, pois clonou o de origem, isso procede?
Uai, é o que o nome diz uma clonagem, clonagens são idênticas ao original, se o pendrive é de tamanho menor o clone sera do mesmo tamanho.
Mas apos terminar a clonagem, você pode fazer um redimensionamento com o Gparted para o clone ocupar todo o espaço que fico livre, os bit permanece no chip de memoria.
Quando terminar a clonagem, o OS não vai saber a diferença de um para o outro já que são clones, remova o original do PC, o OS ficara confuso.
Mas o Gparted saberá qual é qual porque ele olha o /dev/ ao invés de olhar o UUID das partições.
Olá Sr. eddiesilva, muito interessante esse vídeo do Dionatan. A ferramenta Gnome Disks não está presente na minha instalação USB Lubuntu 16.04, onde acesso o Internet Banking, e não gostaria de ficar “mexendo nela”, por isso mesmo queria cloná-la.
Pretendo criar um LiveCD para usar o Gnome Disks e efetuar essa “clonagem” do pendrive. Qual distro Linux o senhor me recomenda para tal finalidade?
Sr. aguamole, vou tentar com um Live CD, caso não consiga, tento com a ferramenta CloneZilla. Não compreendi muito bem esse trecho de seu texto: “Mas o Gparted saberá qual é qual porque ele olha o /dev/ ao invés de olhar o UUID das partições.”
Muito provável que eu não tenha sabido me expressar corretamente, afinal sou um iniciante em Linux, por isso o post nessa seção de “iniciantes”. E acabei por obter apenas parte da informação que eu precisava, ou foi somente falta de entendimento da minha parte.
Enfim… gostaria de uma recomendação de uma distro que possua a ferramenta “Gnome Disks” para eu poder clonar um PenDrive, pois parece que a ferramenta Clonezilla tem problemas em clonar PenDrives de capacidades diferentes.
Se possível também, uma recomendação de uma ferramenta similar na distro Kubuntu, pois apesar de usar o Lubuntu para acesso ao banco, uso bastante o “kdenlive” em ambiente Windows para pequenas edições caseiras.
PS: Desculpem por iniciar outro Post, mas fiquei sem algumas respostas mais precisas no post anterior. Obrigado.
Acredito que o linux mint tenha, a versão xfce no caso. De qualquer modo, você pode instalar o gnome disks na sua distro sem problemas apenas rodando um:
sudo apt-get install gnome-disk-utility
Possívelmente você consiga instalar o kdenlive no lubuntu sem maiores problemas também
Olá d0gi, não queria ficar mexendo nesse pendrive com o Lubuntu, foi bem chato configurar o Internet Banking nele, e acabei fazendo algumas modificações no layout da interface que, com faz tempo, não conseguiria refazer caso precisasse.
Como uso o kdenlive no Windows, e gostaria de usá-lo no Linux, imagino que eu preciso do Kubuntu. Por isso minha dúvida se o Kubuntu tem ou não a ferramenta Gnome Disks ou alguma similar que me permita clonar esse pendrive.
Se puder me esclarecer essa dúvida, ou outra pessoa do fórum puder, eu ficarei agradecido.
Olá JG22, obrigado por responder. Como dito em minha mensagem, eu não gostaria de ficar alterando essa instalação do Lubuntu que tenho no pendrive, medo de algo der errado e perder o acesso ao banco.
O Gnome Disks foi uma ferramenta que me indicaram no meu primeiro post (Como clonar um pendrive no Lubuntu - #11 by OldWinUser) não necessariamente faço questão de utilizá-la, pode ser qualquer uma, desde que eu consiga usar. Procurei no YouTube um vídeo instruindo como clocar um pendrive com o KDE Partition Manager mas não encontrei nada didático. Se poder me indicar um tutorial para a essa clonagem eu agradeço, sendo vídeo ou texto.
Se o Lubuntu já está instalado no pendrive, imagino que é como instalar qualquer pacote pelo apt: sudo apt update && sudo apt install gnome-disk-utility
Entendo que não queira mecher muito no seu pendrive com lubuntu, porém, acho que é uma boa opção instalar o gnome disks/kdenlive nele, instalar o kubuntu no seu pendrive ocupará um espaço de memória valioso. Acredito que se você usar a versão flatpak será mais vantajosa já que as depencias ficarão “presas” junto ao kdenlive, e caso você resolva tirar, não sobrará nada “na teoria”. Então instalar o gnome disks com apt, e o kdenlive com flatpak são as opções mais viáveis na minha percepção.
Sobre a ferramenta, não conheço esse procedimento de clonagem mas acredito que talvez o gparted consiga fazer. De qualquer modo, o gnome disks não é pesado e como está no repositório oficial, certamente a instalação será simples e sem problemas.
Li os 2 tópicos, e não consigo decidir… “em qual dos 2 vou responder” – pois a tendência (ao lidar com 2 tópicos sobre o mesmo problema), é criar uma confusão enorme.
Minha sugestão é que algum moderador do Fórum reúna este 2º tópico dentro do 1º.
Pessoal, agradeço a todos que estão tentando me ajudar. Mas não quero mexer nesse pendrive com o Lubuntu, tenho medo de perder o acesso ao banco, quero clonar esse pendrive para deixá-lo de backup.
A respeito de uma distro que tenha o Gnome Disk ou qualquer outra ferramenta de clonagem é para, justamente criar esse backup do pendrive. Tenho outros pendrives, esse não é o problema.
Então volto a - mais uma vez - indagá-los…
Qual ferramenta é melhor pro meu caso (Clonagem do pendrive) Gnome Disks ou KDE Partition Manager?
Se for o Gnome Disks, qual distro me recomendam que tenha essa ferramenta?
Se for o KDE Partition Manager, qual distro me recomendam que tenha essa ferramenta?
Espero ter sido claro e agradeço muito cada um que tentou me ajudar. Resta agora uma resposta definitiva.