Como clonar um pendrive no Lubuntu

Os colegas já deram várias respostas que poderiam resolver o seu problema – mas vejo que você não está muito familiarizado com o Linux, nem com a linguagem utilizada por eles – e além disso, você só tem Windows no seu computador, o que também atrapalha um pouco a situação.

Pelo Google, encontre um artigo Top 5 programas para clonar o disco rígido – e antes já tinha encontrado outro, sobre “Top 10 particionadores”.

Vários desses programas funcionam no Windows – e minha recomendação é que sempre baixe tais programas apenas da página oficial de cada um deles – por uma questão de segurança.

Só que eu não tenho Windows, então não posso testar tais programas. – O mais “falado”, parece que é o EaseUS – mas eu não conheço, nunca usei, e vi alguém dizer que a versão gratuita não oferece todos os recursos.

É claro que você pode pesquisar “clonar partições” no Google, e encontrar vários outros programas, que rodam no Windows – mas nesse ponto não posso ajudar muito.

Porém, tenha sempre na sua cabeça que “partição” é uma coisa – e “Pendrive inteiro” é outra coisa, muito diferente.

Assisti o vídeo do @Dio que você postou lá no início – ensinando a instalar o Ubuntu MATE num Pendrive – e vejo que ele sugeriu deixar uma partição para documentos dentro do Pendrive dele.

Não sei exatamente como você fez, mas se o teu Pendrive tiver mais de 1 partição – ou se tiver algum registro de boot na trilha inicial MBR – então, talvez não baste apenas clonar “a partição”, pois se ficar faltando alguma pequena coisa, a cópia talvez não funcione.

Aí, entra aquela dica do @eddiecsilva – que é fazer uma “imagem” do Pendrive (inteiro) – e com ela você poderá gerar quantas cópias quiser, do seu Pendrive:

Ou seja, o primeiro passo é identificar qual “caso” você precisa – clonar uma “partição” ou clonar o “Pendrive inteiro”.

Eu não pude experimentar a dica do @eddiecsilva – mas talvez este vídeo Criar imagem de pen drive para futuras gravações possa ajudar no seu caso.

Devido às dificuldades de comunicação – e ao fato de eu não poder verificar os programas que existem para fazer essas coisas no Windows – quero propor que você analise esta ideia:

– Faça uma nova instalação do Ubuntu MATE em outro Pendrive. – Você não lembra como fez – mas esse pode ser um ótimo motivo para tentar.

Eu já fiz muita coisa (no Windows, no Linux, em vários PCs), que depois não conseguia mais lembrar como foi que fiz. – Um dia, instalei um 2º Kubuntu, e fui tentando deixá-lo absolutamente “igual” ao que eu já tinha – e fui anotando tudo, num caderno de papel.

Foi assim que aprendi, realmente, muitas coisas – pois antes, eu não tinha nenhum controle do que tinha feito.

2 curtidas

Olá frc_kde, agradeço seu tempo e sua paciência por digitar uma resposta tão extensa, vamos por partes:

• “…mas vejo que você não está muito familiarizado com o Linux…”
    – Sim, creio que meu nome usuário já da pistas acerca de minha não familiaridade com Linux.

• “Os colegas já deram várias respostas que poderiam resolver o seu problema”. — Na verdade não, as respostas incidem em instalar programas no PenDrive do Lubuntu 16.04 do banco, coisa que não irei fazer por medo de perder o acesso ao banco. Por isso desejo cloná-lo ou criar uma imagem ISO do mesmo.

*" Pelo Google, encontre um artigo Top 5 programas para clonar o disco rígido – e antes já tinha encontrado outro, sobre “Top 10 particionadores”."
– Esses programas para Windows são pagos ou, só permitem clonar partições NÃO inicializáveis.

• “Porém, tenha sempre na sua cabeça que “partição” é uma coisa – e “Pendrive inteiro” é outra coisa, muito diferente.”
    – O senhor poderia me explicar a respeito disso?

Eu realizei o download do Lubuntu 22.04 a fim de usar a ferramenta Gnome Disks pois, essa tem um vídeo do Dionathan explicando seu funcionamento. Mas… também não encontrei o Gnome Disks nesse Lubuntu 22.04. Apenas… vejam que ironia absurda, o KDE Partition Manager, mesmo não sendo o Kubuntu e sim o Lubuntu.

A respeito do KDE Partition Manager, li a documentação do mesmo em (The KDE Partition Manager Handbook) mas não consegui compreender como faço para clonar o PenDrive ou salvá-lo em um arquivo .ISO, coisa que o Gnome Disks parece poder fazer.

“Ah!, mas você pode instalar o Gnome Disks no seu novo PenDrive /Live CD com o Lubuntu 20.04 que você criou”. Até poderia mas o Lubuntu não reconheceu meu adaptador wifi (Realtek RTL8188EU Wireless LAN 802.11n USB 2.0 Network Adapter).

Complexo… Por isso insisto em perguntar aos senhores a respeito de uma Distro que tenha o Gnome Disks contida nela. Por favor, é claro.

OBS1: O Clonezilla parece ter dificuldades de clonagem em pendrives de diferentes tamanhos. Se eu clonar um PenDrive menor para outo maior, o maior ficará do mesmo tamanho do menor.

OBS2: Não posso instalar o Gnome Disks no pendrive do Lubuntu 16.04 do banco pois, para a clonagem ele deve estar “desmontado”, ou não em uso. Eu preciso de 3 “mídias” certo?
1 - Live CD/PenDrive com Gnome Disks
2 - Pendrive “alvo” com o Lubuntu 16.04 do banco.
3 - Pendrive destino vazio.

OBS3: Há algum grupo de whatsapp para iniciantes em Linux? dessa forma eu não fico tomando o precioso tempo dos senhores com dúvidas tão banais.

Não.

Você pode simplesmente extrair a imagem ISO do seu Pendrive e armazená-la no seu HDD.

Depois, você usa a imagem ISO para gerar outro Pendrive absolutamente igual.

É muito possível que você já tenha no seu Windows algum programa que faça isso – mas não sei qual, pois não uso Windows há muitos anos.

É o que acabei de falar, logo acima: – Extrair a imagem ISO – e com a imagem ISO você gera outro Pendrive exatamente igual.

Enquanto você guardar a imagem ISO, você sempre poderá gerar quantos Pendrives quiser, todos iguais.

Para responder isso, eu teria de baixar uma distro… outra distro… até encontrar qual delas já vem com o gnome-disk-utility.

Então, você mesmo pode fazer isso.

Recomendo começar por:

• Linux Mint Xfce – foi a única distro que baixei que veio com gnome-disk-utility, nos últimos 2 anos (Mint 20 beta) – mas não sei se a versão atual ainda vem com ele. – É uma boa aposta, para começar.
  • Xubuntu
  • enfim, as que vêm com Xfce, mas baseadas no Ubuntu, pois você já está familiarizado com a base Ubuntu
  • MATE, Cinnamon, também são provenientes do Gnome, mas são mais pesadas
  • O próprio Gnome também é mais pesado – por isso, recomendo experimentar Xfce sobre base Ubuntu

Lubuntu agora usa LXQt – “parente” do KDE pelo lado Qt da força.

Cara a clonagem cria um clone, são imagem identica ao original essa é a utilidade de se fazer uma clonagem, se um clone perde a caracteristica de ser identica ao original toda a ferramenta de clonagem perde o seu proposito.

Portanto qualquer software que você usar para fazer a clonagem do dispositivo, o dispositivo a ser o clone deve ser obrigatoriamente maior ou igual ao dispositivo que foi clonado.

Você não esta querendo ou não esta entendendo a razão de clones existir.

1 curtida

A imagem do clone pode se comprimida com um algoritimo de compressão muito forte, o que diminui o tamanho da imagem para o tamanho proporcional ao numero de repetições nos dados, como um sistema operacional não tem muitos arquvos comprimidos e o espaço vazio do dispositivo contem muitas repetições a imagem se bem comprimida pode ser extremamente inferior em tamanho em relação ao dispositivo clonado.

Mas na hora de gravar a imagem em um dispositivo obrigatoriamente o dispositivo devera ser do mesmo ou superior ao tamanho do dispositivo clonado.

Porque você não esta criando uma imagem comprimida do dispositivo a ser clonado com o clonizilla?

Ele suporta se eu não estou inganado 3 algoritimos de compressão, quando eu tinha as minhas imagens clones usando o clonezilla para clonar os dispositivos eu usava o algoritimo de compessão .xz ele é muito bom para criar imagem pequena.

Linux Mint XFCE, fiz o Download da versão 21 “Vanessa”; queimei um Live CD mas também não tem a ferramenta Gnome Disks. quando faço uma pesquisa no Menu Iniciar do Linux Mint por Gnome, não aparece nada relacionado.

Se o senhor puder me ajudar com essa questão eu ficarei muito agradecido. Não quero mexer o pendrive onde está instalado o Lubuntu do banco, só eu sei o trabalho que deu pra configurá-lo, e dependo desse pendrive para acessar minha conta.

Sr. aguamole, o senhor me desculpe. Eu sou muito lerdo, eu não entendo nada do que o senhor descreve. Claramente seus conhecimentos acerca de Linux são muito avançados para minha parca e limitada capacidade intelectual, lhe peço desculpas por não compreendê-lo.

Creio estar postando no local correto, que é a Área de Iniciantes em Linux. Caso não, algum adm pode apagar meus post e me indicar um local para solicitar ajuda.

Experimente esse “Disks”.

Esse disks é o gnome disks, é apenas o nome diferente

Passando para informar, agradecer e finalizar o Post.

Utilizando a distro Mint XFCE v21 com o Gnome disks consegui realizar o backup da ISO/IMG do Pendrive, com algumas ressalvas.

Conforme imagem mostra, obtive muitos erros tentando “clonar” um Pendrive para outro Pendrive de mesmo tamanho, a imagem mostra apenas um de tantos outros erros.

Consegui apenas queimando um LiveCD nesse cenário:
1 - Live CD com Linux Mint XFCE
2 - Pendrive 8GB com o Lubuntu 16.04 do banco.
3 - Pendrive 32GB de destino ou um HD externo de maior tamanho.

Consegui operar o Gnome Disks pelo vídeo do Dionathan (https://www.youtube.com/watch?v=Gbr6aDmZNgs&t=850s) a partir do tempo 14:01. Grato ao eddiecsilva pela dica.

No final do processo obtive um arquivo .IMG com a imagem do pendrive.

Agradeço a todos que desprenderam tempo para me ajudar: aguamole, null, eddiecsilva, d0ogi, JG22. Em especial o usuário frc_dke pela paciência e didática.

1 curtida

Faça um teste de “queimar” o Pendrive com esta imagem .IMG, e diga para nós se deu certo.

Olá frc-kde, conforme sua solicitação segue resultado da “clonagem”… funcionou, com uma ressalva. Tanto no pendrive original, quanto no “clone”, está aparecendo a seguinte mensagem:

No entanto, o sistema está funcionando em ambos os pendrives - amém - consigo acessar minha conta no banco e o gnumeric, que uso como planilha também está OK.

Esse post também se estendeu demais, agradeço novamente a todos pois já enchi muito a paciência dos senhores. Obrigado.

Aí, já é um problema qualquer da distro – não da clonagem.

Ótimo! Agora você tem um Pendrive “de reserva”.

Que bom que conseguiu clonar, mas… tudo isso está muito estranho, Ubuntu 16.04 32bits? Não me parece muito seguro, ainda mais tratando de banco. Não seria melhor atualizar?

1 curtida

O Lubuntu 16.04 tem suporte estendido ate 2026 gratuito para uso pessoal.