Os colegas já deram várias respostas que poderiam resolver o seu problema – mas vejo que você não está muito familiarizado com o Linux, nem com a linguagem utilizada por eles – e além disso, você só tem Windows no seu computador, o que também atrapalha um pouco a situação.
Pelo Google, encontre um artigo Top 5 programas para clonar o disco rígido – e antes já tinha encontrado outro, sobre “Top 10 particionadores”.
Vários desses programas funcionam no Windows – e minha recomendação é que sempre baixe tais programas apenas da página oficial de cada um deles – por uma questão de segurança.
Só que eu não tenho Windows, então não posso testar tais programas. – O mais “falado”, parece que é o EaseUS – mas eu não conheço, nunca usei, e vi alguém dizer que a versão gratuita não oferece todos os recursos.
É claro que você pode pesquisar “clonar partições” no Google, e encontrar vários outros programas, que rodam no Windows – mas nesse ponto não posso ajudar muito.
Porém, tenha sempre na sua cabeça que “partição” é uma coisa – e “Pendrive inteiro” é outra coisa, muito diferente.
Assisti o vídeo do @Dio que você postou lá no início – ensinando a instalar o Ubuntu MATE num Pendrive – e vejo que ele sugeriu deixar uma partição para documentos dentro do Pendrive dele.
Não sei exatamente como você fez, mas se o teu Pendrive tiver mais de 1 partição – ou se tiver algum registro de boot na trilha inicial MBR – então, talvez não baste apenas clonar “a partição”, pois se ficar faltando alguma pequena coisa, a cópia talvez não funcione.
Aí, entra aquela dica do @eddiecsilva – que é fazer uma “imagem” do Pendrive (inteiro) – e com ela você poderá gerar quantas cópias quiser, do seu Pendrive:
Ou seja, o primeiro passo é identificar qual “caso” você precisa – clonar uma “partição” ou clonar o “Pendrive inteiro”.
Eu não pude experimentar a dica do @eddiecsilva – mas talvez este vídeo Criar imagem de pen drive para futuras gravações possa ajudar no seu caso.
Devido às dificuldades de comunicação – e ao fato de eu não poder verificar os programas que existem para fazer essas coisas no Windows – quero propor que você analise esta ideia:
– Faça uma nova instalação do Ubuntu MATE em outro Pendrive. – Você não lembra como fez – mas esse pode ser um ótimo motivo para tentar.
Eu já fiz muita coisa (no Windows, no Linux, em vários PCs), que depois não conseguia mais lembrar como foi que fiz. – Um dia, instalei um 2º Kubuntu, e fui tentando deixá-lo absolutamente “igual” ao que eu já tinha – e fui anotando tudo, num caderno de papel.
Foi assim que aprendi, realmente, muitas coisas – pois antes, eu não tinha nenhum controle do que tinha feito.