Boa Tarde,
alguem poderia me explicar como se calcula o consumo de uma fonte de alimentacao de um PC ?
Grato,
Luis Ferreira
Boa Tarde,
alguem poderia me explicar como se calcula o consumo de uma fonte de alimentacao de um PC ?
Grato,
Luis Ferreira
acho que o wattimetro ja faz isso
Você descobre qual é a potência total do computador (Watts ou W), daí multiplica pelo número de horas que fica ligado por mês (Watts x Hora ou Wh), divide por 1000 (1000 x Watts x Hora ou kWh). Aí vc vai ter o consumo elétrico estimado mensal de energia elétrica do seu computador.
Para saber quantos reais vai dar, vc precisa saber o custo de 1 kWh. Vc pega sua conta de luz do mês anterior, veja qual foi o valor da fatura (R$) e divida pelo o consumo kWh. Isso vai te dar um valor por volta de R$ 0,90 / kWh.
Quando vc multiplicar o consumo do computador (kWh) pelo custo da energia (R$/kWh), vc magicamente tem o valor em R$. Esteja atento que o preço da energia varia conforme o tipo de ligação da sua casa e do gasto mensal, podendo haver adicionais caso haja consumo excessivo. Mas pra um uso normal a sequência acima é adequada.
O consumo não é uma constante, mas um valor que depende diretamente da atividade que você está realizando. Além disso, é necessário considerar a eficiência da fonte de alimentação (que também não é uma constante, mas tende a ficar ligeiramente acima de 80% em qualquer fonte de alimentação decente).
No exemplo abaixo, calculei para o sistema em idle:
A lógica é a mesma. Os valores de consumo você encontra em reviews do Tom’s Hardware, AnandTech e outros sites de confiança (basta pesquisar pelo hardware do seu computador, sabendo que o “bruto” do consumo é referente à placa de vídeo e ao processador).