Como apagar a partição de boot do ubuntu criada na mesma unidade do windows 10

Resolvi instalar o Ubuntu-20.04.1 em outro HD que tenho no meu computador para testar e ver se me acostumo com o OS. Bom, acabou que não me adaptei muito pois estou mais acostumado com os Windows e formatei o HD para usá-lo com arquivos do Windows.
O meu “problema” é que na instalação do Ubuntu, eu acho que não me atentei em qual dispositivo instalar o carregador de inicialização e creio que selecionei o meu SSD com Windows 10 para isso (tanto que na seleção de boot da bios está listado o Ubuntu no SSD).
Não estou tendo problemas no boot do windows, mas gostaria de remover esse boot da bios (creio que seja apenas uma partição com o grub) mas não sei qual partição excluir pois tenho medo de apagar o windows boot manager e ficar com meu windows inutilizável.
PS: Por medo de apagar a partição errada, resolvi clonar o meu SSD para o HD e por isso o windows boot manager e o ubuntu estão repetidos.

usando um live cd do Ubuntu acesse o diretório /boot/efi/EFI da sua partição EFI e delete a entrada do ubuntu.
Ex:

1 curtida

Tem um método mais simples pelo próprio Windows, eu organizei um tutorial para isso.

[Tuto/Dica] Remover entradas UEFI obsoletas

2 curtidas

Primeiro de tudo você precisa aprender como funciona o boot do computador para evitar de cometer erros. A limpeza de entrada UEFI fica sempre a cargo do usuário administrador do sistema, no caso você!

Segue um vídeo rápido com o básico pra você entender o que o pessoal está falando aqui!

1 curtida

Cara, muito obrigado, segui seu tutorial, com algumas mudanças, usando Hasleo EasyUEFI e consegui remover o ubuntu da bios no HD clonado para testar antes. O ubuntu da bios só saiu quando apaguei a sua pasta que estava na EFI, usando o “EFI System Partition Explorer” do programa e só depois fui em “Manage EFI Boot Option”, igual no seu tutorial.
Antes tentei só apagar a entrada igual no tutorial, mas não funcionou. De qualquer forma, consegui assim.
Mais uma coisa: quando tava procurando essa partição de boot na EFI baixei um programa que mostra as partições do linux no windows e me apareceu esse “phoenix os” e queria saber se posso apagá-lo sem problemas pelo próprio cmd do windows.
Edit: não consegui achar ele pelo cmd então não faço ideia de como apagar isso kkkk

Se ele é um volume visível em NTFS, a única forma de ocultar seria excluindo a partição. Você tem o PhoenixOS instalado aí?

Eu nem sabia que isso existia até agora. Se ele não veio junto com o ubuntu, deve ter vindo de uma vez que eu instalei o bluestacks.
Digo isso porque vi que o phoenix os é do android e tal…

Estranho, o Ubuntu não traz sistemas operacionais paralelos, e na instalação do PhoenixOS esta partição tem de ser criada manualmente.

Bom, nada mais importa agora…
Reiniciei o computador e meu Windows corrompeu KKKKKKK tô tentando fazer backup das minhas coisas antes de formatar e instalar de novo.

Tudo na vida é aprendizado né, meu aprendizado de hoje é não mexer com Linux. Não vale a dor de cabeça pra mim kkkkk
Mas obrigado pela ajuda

Isso era meio óbvio que ia acontecer, pois você removeu a entrada pro sistema operacional que estava gerenciando seu boot (o GRUB do Ubuntu come o Windows Boot Manager na instalação, e ao removê-lo o Windows permanece sem gerenciador de inicialização), além de ter inconsequentemente mexido na partição ESP. Pensei que você sabia o que estava fazendo, por isso não avisei :joy:

1 curtida

Cara, eu pensei que sabia o que tava fazendo KKKKKKKKK.
Agora o mais bizarro foi que eu testei e retestei o HD clonado antes de testar no meu SSD. Ele iniciava tudo tranquilo depois de tirar o ubuntu do EFI. Não achei que iria acontecer essa loucuragem quando fosse fazer definitivamente.

E tudo aconteceu por conta de uma entrada de boot na NVRAM que nem fazia diferença, e um diretório que ocupava menos de 1 mega em disco…

1 curtida

Apesar de ter passado raiva de ontem pra hoje, fiquei bastante interessado no universo Linux.
Quando tiver mais tempo vou arriscar o Linux de novo, mas em uma máquina virtual ou em outro computador.
Teria alguma distro que é mais indicada para iniciantes ou é tudo praticamente a mesma coisa?

1 curtida

Não, apesar de parecidas, há as mais fáceis, as medianas e as complicadas, tudo depende de quem fez a distro e do seu propósito. Sugiro começar com as facilitadas: Mint e Zorin. Procura aqui no Fórum que tem um tópico sobre distros pra iniciantes

1 curtida

Se vc souber como fazer as coisas a dor xe cabeça será 0.

1 curtida

Valeu, vou pesquisar sobre depois.

Espero um dia poder usar sem ter muita dor de cabeça

1 curtida

Só questão de pesquisar sobre o assunto. Por exemplo, hj com a minha experiencia eu faço e desfaço dualboot sem perder nda como se fosse um simples gesto de beber um copo de água. Porq eu já entendo como todo o “esquema” funciona e posso facilmente fazer e desfazer o que foi alterado (por mim).

2 curtidas

Quando vc se acostumar, vai se virar tranquilo. E o mais legal das distros Linux: se sentir no controle de praticamente tudo

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.