minha cpu tem suporte a 64 bits. e eu estava usando o wine 64 bits e mudei para 32 com um comando que achei na internet. mas agora presico voltar para o 64 bits e não acho nenhum outro comando para fazer isso
Como exatamente você mudou o Wine para 32 bits?
Se estiver se referindo a recriar a pasta .wine
com o parâmetro WINEARCH=win32
, basta mudar o nome dessa pasta (por exemplo, .wine32
) e na próxima vez que você rodar o Wine, a pasta .wine
será recriada simulando um Windows de 64 bits. Será necessário recriar os atalhos das coisas de 32 bits com um parâmetro especial, no entanto.
cara sou bem leigo no linux e o comando que eu usei para alterar a versão do wine para 32 bits foi:
WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/win32 winecfg
WINEPREFIX=~/win32.
bom pelo menos no site que eu vi diz que muda a versão e acho que mudou. mais sei la como eu disse sou bem leigo.
Minha primeira recomedação aqui é pegar um “facilitador” do Wine como o Bottles. É bem provável que a explicação abaixo seja confusa até você ficar mais habilidoso com o terminal.
Isso não altera bem a versão do Wine.
O que o primeiro comando faz é criar uma pasta chamada win32
dentro da sua pasta de usuário onde o Wine simula um ambiente Windows (esse tipo de pasta é chamada Wine prefix). Quando você faz WINEPREFIX=~/win32 winecfg
, WINEPREFIX=~/win32 wine programa.exe
ou WINEPREFIX=~/win32 winetricks dll
, o Wine é instruído a utilizar essa pasta como o disco C:
do “Windows virtual” em vez da pasta oculta padrão, .wine
(que simula um Windows de 64 bits). O primeiro comando tem, além do WINEPREFIX=
, WINEARCH=win32
para garantir que nesse prefixo vai ser criado uma instalação virtual de 32 bits.
Sim, precisa do cabeçalho WINEPREFIX=~/win32
na frente de cada comando relacionado ao Wine para ele simular um ambiente 32 bits. Para tornar isso um pouco menos entendiante, use um facilitador, ou dê uma olhada em materiais sobre variáveis de ambiente no Linux.
WINEARCH
Specifies the Windows architecture to support. It can be set either to win32 (support only 32-bit applications), or to win64 (support both 64-bit applications and 32-bit ones in
WoW64 mode).
The architecture supported by a given Wine prefix is set at prefix creation time and cannot be changed afterwards. When running with an existing prefix, Wine will refuse to
start if WINEARCH doesn't match the prefix architecture.
WINEARCH=win64 WINEPREFIX=~/win32 winecfg
Recomendo usar o Bottles para lidar com wine. Bottles | Descomplicando o Wine – Fast OS
Tem muito tempo que não invisto tempo, pesquisa, aprendizagem, trabalho etc. no Wine – mas, até onde aprendi, Wine32 e Wine64 não é um caso de “evoluir” ou “mudar”.
Há mais de 10 anos, sempre instalei Wine64 – e em seguida “instalei” Wine32 – porque uso antiquíssimas versões de software Windows 32 bits.
Se você instalou primeiro Wine32… não havia necessidade. – Mas talvez não precise removê-lo.
Comece instalando Wine64 – e, só se houver necessidade – instale Wine32.
Mas, como disse, há muito tempo não mexo com isso. – Continuo usando Wine64 – com Wine32, “também”.
estou usando wine 9.0 e esta funcionando o programa melhor do que no windows nativo mas estou com uma dificuldade tenho varias impressoras em rede instalada no mint tudo funcionando bem o problema e que preciso instalar elas no wine ou mesmo fazer reconhece ela no wine e nao estou conseguindo alguem poderia me ajudar ? o programa e de vendas com banco de dados firebird que esta perfeito rodando liso e estavel sem nenhum problema fora que nao consigo imprimir
@squall1808 Parece que este usuário resolveu assim: Impressão EpsonLX300+ [RESOLVIDO] [Wine / Wine X / Cedega]
Segundo o tutorial eu imagino que:
$ mkfifo ${HOME}/.wine/dosdevices/lpt1
$ lpr -o raw ${HOME}/.wine/dosdevices/lpt1
Deve funcionar.
Lembro que era sofrível com playonlinux, via cli nem se fala rs… mas hoje temos o bottles, heroic e Lutris (Lutris acho o mais complexo) não precisa sofrer tanto assim hoje em dia não, ainda roda em sandbox(flatpak) sem precisar resolver dependências.
Aprender via cli não faz mal, porém acho que entendendo o básico de como o wine funciona: o que é prefixo, dependências e componentes do windows, versões do wine, variáveis de ambiente…já é o bastante pra rodar muita coisa.
na primeira vez que fiz funcionou reconheceu todas as impressoras instalada no mint depois que reiniciei voltou como antes nao aparece nenhuma
Então o que vc acha de colocar estes comandos para ser executado sempre que vc iniciar o sistema? faça isso.
obrigado mas conseguir removendo o wine 9 e voltando pra versao 6 ficou perfeito obrigado
Uai, se a versão 6 funciona perfeito, você pode criar um prefixo separado para a versão 6.
com o comando q me passou no 6 so fiz uma vez e nao precisei fazer mais nada esta funcionando perfeitamente
Tudo bem, ótimo, você pode criar prefixos para o 9 então, o Wine trabalha com prefixos justamente para você poder usar a versão que quiser nos prefixos desejados sem modificar outros prefixos não desejados.
Você pode criar 1 prefixos para cada programa se quiser, isto é o que eu faço.