Analisamos como a Lei de verificação de idade, segundo o texto atual, pode impactar o Linux desktop no Brasil e alguns comentários de desenvolvedores Linux sobre esse tipo de regulamentação.
Fiquei sabendo que o MidnightBSD anunciou que o Brasil não receberá mais suporte ao sistema. Como é um sistema relativamente famoso eu fico preocupado com o rumo que outras distros podem tomar…
Tinha visto também:
Não gosto dessa ideia, mas se a gente não tem como fugir disso não faria sentido, pelo menos, mater centralizada em uma única instituição essa validação? Todo brasileiro tem acesso ao GOV.br, que já sabe minha idade, então não seria interessante validar através dele? A responsabilidade dos meus dados sensíveis fica com o próprio GOV
Ao mesmo tempo, defensores dessas leis argumentam que a proteção de menores na internet exige novas formas de responsabilização das plataformas digitais.
Olha eu estava pensando nisso, não adianta atribuir a responsabilidade para sistema Operacional sobre filtro de conteúdo Web.
Mas aí pode vir aquela questão de governos rastreando o que os cidadãos usam e nesse caso pode até impedir o uso negando a validação. E o pior é o risco de segurança com esses dados circulando fora das plataformas do governo.
É difícil chegar a uma única solução pra isso. Se pudesse escolher entre opções, eu escolheria validar com meu e-mail e o serviço informaria há quanto tempo a conta foi criada.
Já ficou provado que o governo não é confiável para atribuir tamanha responsabilidade, com o tanto de vazamentos de dados que já aconteceram e ainda acontecerão.
Isso os que a gente fica sabendo…
Um ponto que ninguém levantou é “o possível efeito contrário” disso.
Ao exigir verificação de idade baseada em identificação, você cria sistemas que passam a classificar usuários por faixa etária. Se esses dados vazam, são compartilhados ou reutilizados, algo que na prática acontece com frequência, isso pode facilitar campanhas mal-intencionadas direcionadas justamente a crianças.
Ou seja, um mecanismo pensado para proteger menores pode acabar tornando mais fácil identificá-los e segmentá-los em golpes ou manipulações.
Faz sentido, mas seria uma implementação conjunta. E não precisa ser uma API complexa por parte do GOV, basta enviar somente a informação “idade” e os desenvolvedores dos sistemas utilizarem somente essa informação.
Não só pode com será exatamente o que vai acontecer. Vai ter o efeito contrário!
Cara, que raciocínio super interessante! Faz muito sentido e é realmente muit fácil do tiro sair pela culatra
Eu falei isso sobre controle estatal na tecnologia.
Falei aqui e fui censurado.
Enfim, vai ficar cada vez mais difícil a galera dr TI ser isentos no debate político.
Eh é agora José?
A Lei Felca provocou uma metamorfose kafkaniana na ANPD. Fundada em 2019 para fiscalizar violações ao direito à privacidade dos brasileiros ampliados pela LGPD, agora é esta mesma agência que obrigará a coleta em massa de dados pessoais e biométricos pelas empresas de todos os brasileiros que usem serviços online. É como converter o corpo de bombeiros em um corpo de incendiários.
Agora o Bicho pega! Mexeu com o jogadores do LOL…
Diferente do Windows, por exemplo, o Linux não exige a aquisição de uma licença de uso para a maioria de suas distribuições, permitindo que o interessado em utilizar o sistema só precise realizar o download da versão desejada.
De repente pode adicionar licença via email
Essa lei tem um forte potencial de proibir várias distribuições para o usuário final, e considerando que serviços onde a população tem maior conhecimento já foram bloqueados, a tendência é que isso ocorra
Talvez limitar até mais ainda, só fornecer um retorno do tipo “maior de idade” ou “menor de idade”, sem nem revelar a idade do caboclo. Como vem do gov.br teria autenticidade inquestionável e reduziria bastante a exposição, como por exemplo dar um CPF ou foto do RG, esse tipo de coisa.
No mais, eu sou a favor de bloquearem certas coisas para menores sim, se faz mal pra cabeça de um adulto formado, imagina a desgraça na cabeça de uma criança. Quem tem filho sabe como é f*** monitorar esse tipo de coisa. Não vai resolver o problema mas melhora bastante.
E falando em GOV, tem essa ideia aqui do @Deleterium, que poderia funcionar bem:
De boas intenções o inferno está cheio.