Utilizava Windows em meu notebook porém o mesmo era lento demais, então formatei para o Ubuntu 24.04.3 LTS. Achei que ficou ótimo, o sistema ficou muito ágil em meu computador, porém com o decorrer das semanas ele apresenta uns “engasgos” e da uma “travada” assim que ligo o sistema ou quando abro algumas abas no navegador, o que poderia fazer para deixa-lo mais ágil novamente?
Possuo um computador básico, para uso básico (acesso à internet, musicas e libre office)
Processador Intel Pentium 5405U x4
Memoria 4GiB
Cap. Disco: 500,1GB
Olá, @Andre_Carvalho, seja bem-vindo!
Bom, devido ao que você relatou, sobre o sistema ter apenas 4GB de RAM, suspeito que possa ser por causa disso. A situação pode ficar pior ainda se você estiver usando um HD mecânico como armazenamento, e não um SSD, pois quando o sistema está com pouca RAM disponível, começa a fazer uso da swap no disco, causando lentidão.
Se o problema for esse mesmo eu recomendo você procurar uma versão do próprio Ubuntu com outra interface gráfica como o Xfce que é mais leve ou outra distribuição como o Linux Mint e faça o teste se é melhor. Eu também recomendo se for o caso você puder adquirir um SSD para melhorar o desempenho da sua máquina. SSD hoje em dia não é muito caro.
Mas só para ter certeza se o problema é realmente memória, peço que abra o terminal, digite o comando htop (instale-o com o comando sudo apt install htop, se necessário). Execute esse comando com o sistema ocioso (sem ter aberto nenhum programa), e depois execute-o novamente com os programas que você costuma utilizar no dia-a-dia quando ocorrem os travamentos.
Além disso, seria útil também se puder fornecer mais informações detalhadas sobre seu hardware, com o comando inxi -F --filter.
provavelmente a lentidão do navegador seja dele mesmo. “otimizar” o ubuntu não resolverá o problema. vc pode ver outro navegador ou atualizar o existente. de qualquer forma, neste quesito o ganho será pouco ou nada, já que não depende do SO.
André ja usei pcs mais fracos e minha recomendação é trocar o ubuntu para o kubuntu ou xubuntu.
Todos os 3 são ububtu mas com uma interface diferente, o que muda é exatamente isso, o Ubuntu usa o gnome que nos meus usos em pcs antigos sempre engasgam, ja kubuntu ou xubuntu sao melhores nessee casos.
Quando instalar se usa ssd veja se por padrao ele cria uma partição chamada swap isso da mais folego a pcs com pouca memoria
Outra recomendação que eu faria, mas ainda baseada no post do @danielmwx, é o Lubuntu. Este é ainda mais leve que o Kubuntu e, particularmente, obtive resultados melhores que com o Xubuntu, em termos de fluidez do sistema.
Agora quanto aos engasgos de aplicações, as vezes a aplicação é pesada para PCs mais antigos (ex: firefox). Toda ajuda ao sistema será positiva e resultará em ganhos, porém vc pode continuar experimentando lentidão em aplicativos mais pesados mesmo ao utilizar um SO leve.
É HDD ou SSD?
alguns links
Uso num notebook antigo com 4gd de ram ddr2, o Mint Xfce.
Com o Firefox consome muito pouca memoria, mesmo com várias abas. Já com o Chrome o consumo de ram sobe bastante e começa a ficar um pouco lento.
System:
Kernel: 6.14.0-28-generic arch: x86_64 bits: 64
Desktop: GNOME v: 46.0 Distro: Ubuntu 24.04.3 LTS (Noble Numbat)
Machine:
Type: Laptop System: Dell product: Inspiron 3583 v: N/A
serial: <superuser required>
Mobo: Dell model: 07MC29 v: A00 serial: <superuser required> UEFI: Dell
v: 1.30.0 date: 04/10/2024
Battery:
ID-1: BAT0 charge: 31.1 Wh (100.0%) condition: 31.1/42.0 Wh (74.0%)
CPU:
Info: dual core model: Intel Pentium 5405U bits: 64 type: MT MCP cache:
L2: 512 KiB
Speed (MHz): avg: 627 min/max: 400/2300 cores: 1: 400 2: 1309 3: 400
4: 400
Graphics:
Device-1: Intel Whiskey Lake-U GT1 [UHD Graphics 610] driver: i915 v: kernel
Device-2: Microdia Integrated_Webcam_HD driver: uvcvideo type: USB
Display: wayland server: X.Org v: 23.2.6 with: Xwayland v: 23.2.6
compositor: gnome-shell driver: dri: iris gpu: i915
resolution: 1366x768~60Hz
API: EGL v: 1.5 drivers: iris,swrast
platforms: gbm,wayland,x11,surfaceless,device
API: OpenGL v: 4.6 compat-v: 4.5 vendor: intel mesa
v: 25.0.7-0ubuntu0.24.04.1 renderer: Mesa Intel UHD Graphics 610 (WHL GT1)
Audio:
Device-1: Intel Cannon Point-LP High Definition Audio driver: snd_hda_intel
API: ALSA v: k6.14.0-28-generic status: kernel-api
Server-1: PipeWire v: 1.0.5 status: active
Network:
Device-1: Intel Cannon Point-LP CNVi [Wireless-AC] driver: iwlwifi
IF: wlo1 state: up mac: <filter>
Device-2: Realtek RTL810xE PCI Express Fast Ethernet driver: r8169
IF: enp1s0 state: down mac: <filter>
Bluetooth:
Device-1: Intel Bluetooth 9460/9560 Jefferson Peak (JfP) driver: btusb
type: USB
Report: hciconfig ID: hci0 state: up address: <filter> bt-v: 5.1
Drives:
Local Storage: total: 465.76 GiB used: 15.24 GiB (3.3%)
ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST500LM030-1RK17D size: 465.76 GiB
Partition:
ID-1: / size: 456.35 GiB used: 15.21 GiB (3.3%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
ID-2: /boot/efi size: 1.05 GiB used: 29.4 MiB (2.7%) fs: vfat
dev: /dev/sda1
Swap:
ID-1: swap-1 type: file size: 3.68 GiB used: 236.8 MiB (6.3%)
file: /swap.img
Sensors:
System Temperatures: cpu: 47.0 C pch: 45.0 C mobo: 36.0 C
Fan Speeds (rpm): cpu: 0
Info:
Memory: total: 4 GiB available: 3.68 GiB used: 2.08 GiB (56.4%)
Processes: 245 Uptime: 2h 32m Shell: Bash inxi: 3.3.34
Acho que a primeira otimização, como os amigos disseram é trocar esse HD por um SSD
Se possível, aumente a memória junto. ![]()
Pode pegar um SSD um pouco menor para o sistema, deixando o HDD para seus dados.
Confirmando minha suspeita, o sistema está fazendo uso de swap, o que causa esses engasgos, e é pior ainda quando se usa HD mecânico, como é o seu caso.
Há algumas otimizações que podem ser feitas, como reduzir o swappiness, e habilitar o zRAM. Explico melhor abaixo.
Swappiness é um parâmetro do Linux que determina quão agressivamente o sistema fará uso da swap, aquele espaço reservado no seu HD, que o sistema usa como uma “memória auxiliar”, quando sua memória RAM está cheia. No seu caso, com as informações que você postou é possível ver que a swap está em um arquivo, /swap.img. Com um valor de swappiness mais alto, o sistema começa a usar a swap mais cedo, mesmo sem a memória RAM estar tão cheia assim. Normalmente, o valor padrão é 60. Recomendo reduzir para 10; para isso, defina o parâmetro vm.swappiness=10 no arquivo /etc/sysctl.conf. Isso pode ser feito com o comando abaixo:
echo "vm.swappiness=10" | sudo tee -a /etc/sysctl.conf
zRAM é uma tecnologia que cria uma swap dentro da própria RAM, porém comprimida, para economizar espaço. Portanto, deve ser mais rápida que a swap no HD. Resumindo, com o zRAM, em vez de transferir dados da RAM para o HD, ele comprime os dados na memória RAM, para que haja espaço para mais dados. Para habilitar o zRAM, faça o seguinte:
sudo apt update && sudo apt install zram-tools
sudo systemctl enable --now zramswap
Verifique se o zRAM está ativo:
swapon --show
Após fazer os procedimentos acima, reinicie o computador.
Além dessas duas otimizações, novamente recomendo utilizar uma distro mais leve, com um ambiente gráfico que consuma menos memória RAM, como o Xubuntu, Linux Mint XFCE, e até mesmo o Linux Mint Cinnamon. O Cinnamon é mais leve que o GNOME, e ainda entrega uma experiência agradável. No Linux Mint também tem um programa onde você pode ver os serviços e apps que iniciam em segundo plano com o sistema, e desabilitar aqueles que você não precisa.
Enfim, essas são as otimizações que você pode tentar fazer, a nível de software e sistema operacional. Para ter uma melhora mais significativa, recomendo um pequeno upgrade no hardware, como trocar esse HD por um SSD. Se puder também, como o @msteles sugeriu, aumentar a memória RAM, aí sim, vai dar até pra usar o Ubuntu com GNOME de boa. Mas só trocar o HD por um SSD já vai melhorar consideravelmente.
Uma ISO de uma distro Linux de 2019 tem o mesmo problema? PARA TESTE
Ubuntu padrão (com GNOME): interface pesada para esse processador.
Kubuntu (interface KDE Plasma): pesado
Tem o script ubuntu-debullshit que atualizei pode ajuda
Testa:
Xubuntu
Lubuntu
MX Linux XFCE ou Fluxbox
Qual a data da última manutenção no notebook?
Amigo, obrigado pelo direcionamento. Vou executar os passos sugeridos!
Você tem quatro opções: Trocar o HD por um SSD, Aumentar a RAM, usar uma interface mais leve ou trocar de distro.
Trocar o HD por um SSD é sempre muito bom para otimizar um Hardware, pois o SSD é muito mais rápido do que um HD. Porém, SSDs podem ser mais caros do que um HD do mesmo tamanho, e isso pode ser um problema.
Se o seu notebook tem um leitor de CD/DVD que você não usa, você pode comprar um Caddy (que é um adaptador para colocar um segundo HD/SSD no lugar do Drive de CD/DVD), colocar o SSD com um espaço menor de armazenamento (Uns 240/256 GB) para colocar exclusivamente para o sistema e colocar no HD no Caddy e usar ele apenas para arquivos pessoais.
Mas se você não tem essa possibilidade, a única alternativa é comprar um SSD de tamanho equivalente ou maior do que o HD que você tem.
Outra alternativa, que foi a que usei por anos, é simplesmente aumentar a RAM. Como a sua CPU suporta até 64 GB de RAM, talvez seja interessante aumentar para uns 12 GB. Isso vai dar mais fôlego ao sistema, assim precisando menos da Swap. Se você não consegue comprar um HD no momento, essa pode ser uma alternativa.
Outro fator é a Interface Gráfica. O Gnome, que é a interface padrão do Ubuntu, é um pouco pesado e pode ser um problema para CPUs que são menos potentes; como é o caso do seu Pentium, que é um Dual Core com Quatro Threads; pois ele realmente consome mais CPU do que outras interfaces. Ao menos na minha experiência.
De Interfaces Gráficas, você pode tentar o KDE Plasma; onde você terá uma interface mais completa, talvez mais familiar e que, na minha experiência, roda mais suavemente do que o Gnome; o XFCE e o MATE, que são mais simples, mas que servem muito bem.
E de Distros, pode ser que o Ubuntu não tenha sido a melhor opção, por justamente por causa do Gnome. Mas há variantes do Ubuntu com outras interfaces, como o Ubuntu MATE, Kubuntu e o Xubuntu. Recomendaria você testar essas três, para ver como o seu computador se comporta com essas três interfaces, ou se elas farão diferença.
