Clonagem de SSD

O ssd que está no meu servidor está próximo ao fim da sua vida útil e por um acaso tenho outro ssd para colocar no lugar dele.

Estou utilizando o Windows 11 no momento, o que eu preciso é de uma ferramenta para criar uma imagem exata do ssd que está para desviver, mas ele está em ext4 e o Windows não reconhece esse formato. Tem como eu fazer alguma gambiarra para clonar um ssd para o outro direto no servidor? Ou então alguma ferramenta que consiga criar uma cópia bit a bit do meu Casa Os para alguma arquivo .img ou .iso no Windows?

Edit: Eu tenho somente 1 adaptador de sata para USB 3.0

Olá @Leonam_Cruz, tudo bem contigo?

Recomendo fazer um teste com o Clonezilla, ótima ferramenta para cópia ou backup de discos completos.

Basta baixar uma ISO dele e rodar via pen-drive, assim, os discos ficam totalmente livres para a Cópia.

:vulcan_salute:

1 curtida

É que no caso o ssd tá no servidor e eu vou tirar para fazer backup no meu notebook, sabe se tem algum programa no windows que consiga fazer tal façanha?

O Clonezilla faz cópia até via rede sem nenhum problema, como é um sistema que roda via Live pendrive, não importa o sistema do disco que você está copiando.

Mas, caso você queira algo para rodar via Windows, infelizmente não tenho nenhuma indicação.

:vulcan_salute:

2 curtidas

MiniPartitionTool
Na versão Free já clona tbm

1 curtida

Sempre uso o DD para clonar discos. Ele faz “bit a bit”. Nunca me deixou na mão.

2 curtidas

Existem alguns hardware dedicados a duplicar HD e SSD

Mas ai, requer algum investimento. Se a pessoa trabalha com isso, pode valer a pena

1 curtida

Já tive um desses, funcionava bem. Mas como disse, requer um certo investimento.

Eu recomendo o Rescuezilla (que é uma interface gráfica para o Clonezilla - bem parecido com o Acronis True Image).

Esse semana mesmo criei uma imagem do meu hd do serviço com Win11 e Arch, é simples de usar e também usa DD para garantir:

Restaurei a imagem em outro e estou usando, sem erros até agora.

5 curtidas

Vou tentar hoje mesmo.

1 curtida