A distro criada pela Intel, foi cancelada?
nem o site é mais atualizado.
Será que ainda compensa a instalação?
A distro criada pela Intel, foi cancelada?
nem o site é mais atualizado.
Será que ainda compensa a instalação?
Rumores apontavam que a distro seria deixada de lado para o uso em desktop e focada em servidores, especialmente para Intel. @ewertonurias
Muito de nicho… Eu arriscaria o Solus ao Clear Linux, afinal é uma distro que tem uma pegada mais voltada a desktop, não servidores e afins.
Não.
foi só curiosidade mesmo.
Pq tava vendo que ela é focada em flatpak. aí entrei no site e só tem coisa do ano passado.
eu já testei ela, ano passado, e o Wi-Fi nem reconheceu. e ainda tinha poucos flatpak disponíveis.
Tenho ela instalada numa VM. Gostei bastante. Mesmo na VM é muito rápida. Inclusive rodei ela hoje e atualizou numa boa.
Eles deixaram a versão desktop um pouco de lado, o desenvolvimento está bem tranquilo. Estão focando mais na versão server.
O problema maior é repositório deles. Tem poucos pacotes
Clear Linux OS é uma distribuição Linux independente criada por Ikey Doherty quando foi contratado pela Intel Corporation.
Clear Linux OS possui patches de otimizações para hardwares Intel, e ele trabalha com contêineres (aplicativos 100% Flatpak).
Há rumores que a Intel Corporation pretende focar na versão Server.
Se o teu interesse pelo Clear Linux OS é por conta dos patches de otimizações, o Solus é projeto irmão do Clear Linux OS (desenvolvidos ao mesmo tempo por Ikey), herdou grande parte dos patches e é focado exclusivamente para 'Desktops", não havendo um único pacote para servidores.
Site do Solus: https://getsol.us/home/
Usei o Solus por alguns meses num Mac Mini e gostei bastante.
ao meu ver os flatpaks já suprem uma boa parte.
mas é uma pena a Intel não focar nos desktop.
Aproveitando o tópico para não criar outro, mas, ainda dentro do tema do mesmo:
o Silverblue.
mas eu acho que a proposta do Clear Linux, não é imutável igual o Silverblue e RLXOS.
O Clear Linux é só uma distro independente mesmo que usar flatpak pq tem poucos pacotes próprios
Tem o EasyOS também, do mesmo criador do Puppy:
https://easyos.org/