Recentemente apresentei o Linux para uma pessoa com máquina relativamente ruim, na qual o Windows não conseguia rodar bem… Até aí tudo bem, ela me disse que estava usando com Firefox que veio na distro por padrão mas que queria o tal Chrome, só que não encontrou na loja, mas encontrou o famigerado “Chromium” e ela ficou assustada ao ver o Chromium na loja de aplicativos, chegou ao ponto de pedir pra um técnico instalar uma versão do Windows que nem tem mais suporte (o que é muito perigoso), só por ter visto o Chromium e achar que era vírus… Aí eu me pergunto, o que fazer? Até tentei explicar a situação, mas a pessoa é teimosa e difícil de entender.
Não sei se vocês estão por dentro do estigma negativo que o navegador Chromium tem dentro do mundo Windows. Muitas vezes você baixa alguma coisa e vem o Chromium e se instala no seu PC como um vírus e aparentemente por ser open source muita gente cria versões com malware e espalha em apps de terceiros, principalmente apps com a fim de roubar informações pessoais.
Uma leve pesquisa no próprio Youtube e você nota diversos vídeos, geralmente voltado pra galera do Windows em como se livrar do Chromium.
Depois de ver isso a gente até entende que é comprensível o “medo”, mas acho que isso acaba sujando a imagem do navegador Chromium original e até gerando duvidas relativas a segurança “quão seguro é a compilação do Chromium no Linux?” e coisas assim. Vocês já passaram por algo parecido?
Tá ai algo que deveria ser mais simples, instalar o Chrome, não sei se é culpa das distros ou da Google propriamente dita, mas se tem o .deb no site, o que custava ter ele nas lojas pra você só ir lá e baixar sem problemas ?
Já passei por algo assim, quando usei a Pamac pela primeira vez, eu tinha acabado de começar a usar Linux, o clássico: pesquisar um programa e aparecer 7 pacotes diferentes com nomes muito similares, o que instalar ?
A questão nem é o chromium, é o costume do usuário de baixar apps de fontes “”“confiáveis”"" como baixaki e afins, que antes instalavam o baidu, que agora tem uma fama terrível por causa desse marketing maravilhoso de se instalar automaticamente na máquina, e agora instalam esta versão “alternativa” do chromium.
A culpa em si não é do software, pois o mesmo tem o código aberto. A culpa é dos programadores que tornam ele um malware.
Cabe a nós (com isso digo aqueles que aconselham e/ou instalam linux) guiar o novo usuário pela floresta que é a adaptação ao software. Explicando coisas “bobas” como: “como instalar o chrome.” Até coisas mais complexas como: “Só tá aparecendo o papel de parede e mais nada, o que eu faço?”
Infelizmente nós, mesmo com ótimas intenções, vamos nos deparar com situações assim, onde o usuário prefere usar o Windows 7, sem suporte, craqueado, ao invés de qualquer distro linux com atualizações e gratuitas.
Ótimo, O Vivaldi ali também, ele não aparece nas lojas de app no geral. Se eu n me engano só tem .deb no site, pelo menos lá quando você instala o .deb já coloca o repositório deles para atualizar com o apt
Ele quis o Ubuntu por ser a mais famosa e que ele já tinha ouvido escutar… Lá na loja só tem snap e talvez debs, nada de flatpaks a não ser que faça o procedimento de instalar a Gnome Software e suporte a flatpak etc… O Chrome existe em flatpak. O problema é que aparece logo o Chromium de cara e a fama não é boa.
pesquisar um programa e aparecer 7 pacotes diferentes com nomes muito similares, o que instalar ?
Eu geralmente, quando era leigo ia no primeiro da lista kkkk ou com ícone mais realista.
Sim, esse Chromium costuma vir geralmente em quem baixa programa pirata e fica dando next, next, install sem olhar com atenção se tem algo no meio.
O ruim disso de ser open source é que usam para o mal, principalmente no Windows. Ai fica essa fama ruim… E era o 7 mesmo que o tecnico instalou, eu vou tentar conversar com essa pessoa. Só achei incrível o motivo pra remover, sinceramente… exagerado.
Sim, mas no Ubuntu não tem flatpak por padrão na loja e o cara nem se ligou em ir olhar no site, tbm foi meio que culpa minha, eu disse que no Linux a gente instala as coisas pela loja igual no macOS, aí logo o programa que ele quis instalar tinha que ser a exceção a regra no Ubuntu…
Primeiro, eu teria recomendado o Linux Mint ou Zorin pro seu amigo iniciante, são bem mais amigáveis que o Ubuntu pra quem é novato. Mas concordo, a má fama do Chromium é complicada mesmo. O mesmo ocorre com o VLC, tbm acusado de ser vírus disfarçado. Uma busca rápida no VaiPatoPato já dá uma ideia:
1. Sistemas diferentes, programas diferentes, costumes diferentes 2. A principal vulnerabilidade de todo sistema é a peça que fica entre o teclado e a cadeira
Ele quis o Ubuntu por causa da fama. Insistiu porque disse ter usado a muito tempo… Aí não insisti na teimosia.
À propósito, eu uso aqui o smplayer pra player de vídeo.
Eu até instalei o Ubuntu aqui pra testar se está tão difícil e acredite ou não, eu estou tendo dificuldade também, imagine ele… Ubuntu não era assim e loja é horrível, limitada, nem deb aparece direito.
No fórum vc encontra tópicos intermináveis sobre a nova LTS do Ubuntu e seus prós e contras. Se a escolha fosse minha, eu teria fugido - escolheria uma das que citei, ou os sabores KDE Plasma e MATE. E o Tiger OS, que o Daigo acabou de citar, é uma excelente escolha tbm. Contudo, eu não sou mais uma opinião exatamente confiável: deixei de ser iniciante já tem algum tempo, apesar de não me considerar avançado. E como fui picado pela mosca azul da base Arch, a ideia de usar distros *buntu não me cai mais bem…
Eu não sabia do uso espúrio do Chromium, a destruir sua reputação. De todo modo, essa recusa do Linux por “medo do Chromium” mais me parece uma desculpa. Pelo jeito, a pessoa em questão quer a zona de conforto que é usar o Windows, que ela conhece bem, mesmo isso levando ao Win7 e todos os riscos de segurança relacionados a sua obsolescência…
Ah, esse uso tem sim - já vi mais de uma vez o Chromium ser instalado “do nada”, sua página de início ser o Hao123 (ora, veja…) e sua remoção ser um parto. Mas é normalmente resultado da peça que citei acima: clique em link malicioso, não usar adblockers em determinados sites, "baixaki"s da vida. E esse problema independe do sistema operacional, o usuário é que precisa ser educado. Ou instalar um Endless pra ele e ver se o OS é realmente indestrutível… hahahahaha
Essa pessoa até Windows tem certa dificuldade de usar.
Eu sinceramente já vi diversas desculpas pra fugir do Linux, mas se isso foi uma, foi uma das mais inesperadas