Não foi o Chromium que afasto ela, ela só prefere Windows mesmo.
O meu projeto não só suporta tudo isso, como possui um exclusivo instalador de AppImage.
Pó ai é show.
O instalador é exclusivo porque a licença só permite no TigerOS?
Na realidade, está disponível no Github, mas não saio divulgando por conta de ser 1 diferencial do meu projeto.
Não, mas realmente, diferencial da hora.
O mesmo que custa para algumas distros optarem se vão querer ou não arcar com possíveis dores de cabeça com a desenvolvedora do produto, nesse caso, a Google. Fedora, Debian, Ubuntu e openSUSE são distros exemplos que se quer trazem consigo codecs de vídeo proprietários (ao menos não todos os necessários); A única mainstream que “traz” em “sua loja” é o Manjaro (e qualquer outra arch based) com pamac-gui após habilitar o AUR.
Acho que a raiz desse problema todo é o modus operandi de obtenção de app’s por Windows users que é: baixa o app de fonte desconhecida/ não verificável / site aleatório da internet e instala (como administrador) na maior confiança.
Sabe, a internet como um todo não é confiável! rs
Pesquisei no youtube “como baixar programas de forma segura” e a terceira opção incentiva baixar programas crakeados…rs
Os 2 primeiros recomendaram baixar de um tal de “ninite.com” que realmente não conheço…
Fonte: carinha do youtube que postou a anos atrás e tinha cor do cmd preto com verde; Confia
Melhor coisa que a MS fez, ao menos para usuários mais espertos, foi criar o Winget e agressivar com mais programas third party na loja do Windows.
De fato, deixar tudo centrado numa loja de app com curadoria é muito melhor. Foi o meu primeiro “susto” ao mudar do Windows para o Linux. Perder esse hábito de usar o google para baixar apps
É engraçado que, se você pesquisar o nome de um programa que não seja muito famoso, é mais provável o google indexar primeiro uma página da “Softonic”, “Uptodown”, “CGM” entre muitos outros, do que a página oficial do programa.
Isso não se repete com softwares famosos, mas ainda sim, sempre o 2º ou o 3° resultado vai ser algum site agregador de downloads. Você baixa algo de lá e vem um gerenciador de downloads que instala 1500 bloatwares diferentes haha.
Um exemplo com o Winrar que é um programa muito utilizado. 3º e 4º sites são agregadores. Um user leigo pode facilmente entrar e baixar de lá, por que tem estrelinhas, comentários ou um nome legal, Vai saber.
Os “williamsazarados” da vida, com exceção da parte do cmd.
O Winget tem muitos problemas… ele ainda confunde um pacote com outros pacotes.
Estou usando o Mint a pouco tempo… sempre fui usuario do windows… mais aqui pra mim o Chrome não funciona bem… ele é muito lento pra abrir… ainda que fica pedindo senha de adm pra poder abrir ele… aqui ele fala que é chrome flatpack… embora a minha solução foi mudar mesmo de navegador… tenho usado o Brave… e tem funcionado muito bem… o bom dele é que ele bloqueia bastante propaganda
@JG22 rsrs… desculpe ai se falar algumas besteiras mais é que to me enturmando ainda com o mundo linux… fiz a instalação direto pelo loja de aplicativo aqui do linux mint e ficou o que ele instalou mesmo. Você acha que instalar direto pelo site ou seja fazer a instalação .deb é melhor pra rodar o chrome ? vai para de ser tão lento para abrir o navegador ?
O Flatpak, por se tratar de um empacotamento “isolado”/sandbox, assim como o Snap, tende a ser mais lerdo que um empacotamento “tradicional”, como .rpm, .deb, tar.gz, etc. A software center do Mint tem o flathub habilitado por padrão, logo ele busca a versão em flatpak, que é bem nova por sinal.
@jc22 rapaz você é fera mesmo… rsrs… eu removi o meu chrome flatpak e baixei o chrome igual vc fez lá em cima baixei direto da google o .deb… ai fiz a instalação via terminal… e POW o negocio ta abrindo rapinho e não fica pedindo mais senha para abrir ele…
![]()
Obrigado!!!

