Chromium (122.0.6261.39) com decodificação de vídeo via GPU habilitada no Wayland

A nova versão do Chromium está com a decodificação de vídeo via GPU habilitada no Wayland.

Configurações que uso no arquivo chromium-flags.conf.

# https://peter.sh/experiments/chromium-command-line-switches/
# https://www.chromium.org/developers/how-tos/run-chromium-with-flags/
# https://github.com/henriqueffc/archpost-installation/blob/main/chromium/chromium-flags.conf
#
--use-gl=angle
--use-angle=gl
--ozone-platform=wayland
--enable-features=VaapiVideoEncoder,VaapiVideoDecodeLinuxGL,CanvasOopRasterization,RawDraw,ReaderMode,WebRTCPipeWireCapturer,UseChromeOSDirectVideoDecoder
--gtk-version=4
--enable-parallel-downloading
--enable-gpu-rasterization
--enable-native-gpu-memory-buffers
--enable-accelerated-2d-canvas
--enable-hardware-overlays
--enable-zero-copy
--disable-software-rasterizer
--enable-quic
--enable-webgl-developer-extensions
--enable-webgl-draft-extensions
--enable-smooth-scrolling
--use-gpu-scheduler-dfs

Instalo a extensão Not yet, AV1. A minha iGPU (Intel UHD Graphics 620) não faz decode do formato AV1.

chrome://gpu

1

intel-gpu-tools

chrome://media-internals

Se o Vulkan estiver habilitado no Chromium o decode usando a decodificação de vídeo via GPU não funciona.

Informações do hardware e do sistema que utilizo.

Uso o Firefox como navegador principal, mas tenho o Chromium instalado como segunda opção, caso surja algum problema com o Firefox. No Firefox a decodificação de vídeo via GPU funciona no Wayland.

5 curtidas

Muito legal esses dados.

Uma pergunta: porque tais usando o Firefox como seu browser principal?

1 curtida

Uso o Firefox por hábito e devido proporcionar um bom nível de customização pelo usuário (about:config), permitindo adequá-lo as minhas necessidades. Tenho o navegador instalado no Arch Linux, no Windows 11 e no Android. Não tenho problemas de desempenho ou falta de recursos para meu proveito. No notebook uso o navegador em tela cheia.

A sincronização da conta Mozilla entre os dispositivos é boa e os sites que acesso apresentam bom desempenho. Por exemplo, YouTube Premium e o YouTube Music, Whatsapp, Telegram, Element, Github, Gitlab, Mastodon, fórum do Diolinux, ArchWiki, Discord, documentos do Google, entre outros. As extensões que utilizo funcionam adequadamente (algumas da lista uso também na versão para Android), a saber, Gesturefy, Sidebery, Tabliss, Side View, Firefox Relay, Firefox Multi-Account Containers, Dark Reader, Simple Translate, LanguageTool, uBlock Origin, ClearURLs e LocalCDN.

A decodificação de vídeo via GPU funciona no Arch Linux e no Windows 11 sem problemas. Gosto da gestão dos favoritos que o navegador proporciona, do modo de leitura (no Android funciona apropriadamente) e do picture-in-picture. Para a síntese de fala do modo de leitura no Firefox instalado no Arch Linux utilizo as vozes do piper-tts. Tenho uma assinatura do Pocket e a boa integração com o Firefox ajuda muito. O Omnivore é um bom substituto para o Pocket, não requer assinatura para usar todas as funcionalidades do aplicativo, tem integração com o Obsidian, mas o app no Android não possui síntese de fala no momento. Gosto muito desse recurso e no app do Pocket a síntese de fala possui um bom desempenho.

Sinto falta de alguma integração da conta Mozilla com o Thunderbird e gostaria de ter os recursos das extensões nativamente no Firefox. Espero que com a mudança de gestão da Mozilla o Firefox receba mais recursos para o seu desenvolvimento e novas funcionalidades, como a exibição lado a lado que existe no Vivaldi. Mantenho o que escrevi em outra postagem sobre o Firefox:

1 curtida

Obrigado por compartilhar a sua experiência, amigo.

1 curtida

O Ungoogled Chromium funciona de maneira similar ao Chromium?

Se puder, compartilhe suas dicas da sua custom no about:config :smiley:

1 curtida

Apenas uma observação: Não é “renderização de GPU” e sim decodificação de vídeos via GPU. A renderização via GPU (Que “desenha” o site na tela do navegador") já é habilitado a vários anos nativamente.

1 curtida