Canivete suíço do FFMPEG para áudio

Quem trabalha com produção de conteúdo sabe que pode acabar recebendo “arquivos originais” em tudo quanto é formato possível e imaginável, sendo que nem sempre será possível aproveitar esses arquivos em nosso fluxo de produção sem fazer alguns pequenos ajustes.

Vou compartilhar alguns comandos do FFMPEG (no terminal) que uso em algumas situações específicas e que me ajudam muito no dia a dia. O básico para se entender do FFMPEG é que ele opera com uma estrutura de entrada (-i), saída (-o) e parâmetros que podem ser aplicados durante o processamento.

Algumas observações importantes

O FFMPEG é extremamente poderoso e não é o objetivo no momento entrar em muitos detalhes avançados.

Costumo usar variáveis para facilitar minha vida e reaproveitar os comandos (read VTARGET), não são “scripts bonitos”, mas resolvem meu problema. :wink:

AVISO IMPORTANTE: USE ESTES COMANDOS COM CUIDADO, VOCÊ PODE SOBRESCREVER ARQUIVOS E PERDER ORIGINAIS DE FORMA IRRECUPERÁVEL. ENTÃO, FIQUE ATENTO AO ADAPTAR OS COMANDOS.

Concatenar arquivos

Alguns gravadores profissionais e programas possuem o recurso de dividir suas gravações em parte menores, para reduzir a chance de perder conteúdo em caso de problema técnico. Trabalhar com arquivos em fragmentos não costuma ser um problema, mas, geralmente prefiro unificá-los e ter somente um master para gerenciar.

ffmpeg -i arquivo1.mp3 -i arquivo2.mp3 -i arquivo3.mp3 -filter_complex "[0:a][1:a][2:a]concat=n=3:v=0:a=1" saida.mp3

Extrair faixas de áudio

Se você possui um vídeo com múltiplas trilhas de áudio, pode usar o parâmetro “map” para controlar qual faixa será extraída. Então basta alterar conforme a quantidade de faixas no seu arquivo.
Nos dois exemplos abaixo, eu somente extraio o áudio para outro arquivo sem fazer nenhum tratamento ( -c copy) para não alterar as características do original.

Múltiplas trilhas

read VTARGET; ffmpeg -i "$VTARGET".mkv -map 0:1 -c copy "trilha 01 - $VTARGET".mp4

Trilha única

read VTARGET; ffmpeg -i "$VTARGET".mkv -vn -acodec copy "trilha_0 - VTARGET".mp4

Extrair áudio aplicando filtros de redução de ruído

Em alguns casos, pode ser útil já fazer um pequeno tratamento diretamente na extração do áudio - a qualidade do original vai impactar diretamente no resultado. Faça alguns testes ajustando os valores dos filtros afftdn e anlmdn.

read VTARGET; ffmpeg -i "$VTARGET" -af "afftdn=nr=20, anlmdn=s=10:p=0.1" -acodec flac saida-noise-output_audio.flac

Converter arquivos WEBM para MOV

O formato padrão de arquivos de vídeo para maioria das ferramentas de captura de tela dos ambientes desktop utilizam o formato WEBM. É bastante útil para enviar via mensagem, mas não é apropriado para usar em edição.

Neste exemplo, estou convertendo para contêinerer “MOV”, mas você pode adaptar para o formato que melhor se encaixar no seu fluxo de trabalho.

ffmpeg -i input.webm -c:v libx264 -c:a aac output.mov

Crédito da imagem Lukas

:vulcan_salute:

5 curtidas