Opa!
Belesma?
Ontem minha mãe
me enviou um desafio pelo WhatsApp que me instigou a escrever algo sobre uma questão importante:
É preciso estar atento a todos os detalhes para desenvolver soluções e programas!
O desafio:
Algumas das aptidões essenciais para um programador são Raciocínio Lógico e Calculo Matemático. Mas isso basta? ![]()
Além de várias outras aptidões, é preciso estar atento a cada detalhe do problema, seja ele aparentemente simples ou não.
Não importa se o código é pequeno ou grande, se a solução é simples ou complexa, ou ainda, se é uma linha de código ou um gigantesco script: em qualquer caso o programador deve estar atento a cada detalhe. ![]()
Quando o problema nos é apresentado, temos o impulso de tentar resolver de pronto, com a solução mais óbvia sob a perspectiva da primeira impressão que temos. É aí que mora o problema…
Eu respondi várias vezes, todas com respostas erradas.
E a cada erro, recebia uma dica que me levava a rever e re-observar os detalhes do desafio apresentado. E a cada novo detalhe percebido, eu pensava: "Mas é claro, como não vi isso antes? "
… eu respondia de novo… errado de novo! ![]()
Até que, enfim, encontrei a solução e acertei a resposta.
Então cheguei à seguinte conclusão:
Calculo e Lógica não bastam!
Um programador precisa analisar atentamente o problema que lhe foi apresentado, antes de colocar a mão na massa e iniciar o desenvolvimento da solução, por mais que pareça óbvia e simples.
Se não, perdemos tempo caminhando na direção errada, certos de que resolveremos essa e partiremos para outra.
E você? Consegue responder à esse desafio? ![]()
Responda e justifique matematicamente sua resposta!