Cálculo, lógica e atenção são igualmente importantes em um programador

Opa!
Belesma?

Ontem minha mãe :older_woman: me enviou um desafio pelo WhatsApp que me instigou a escrever algo sobre uma questão importante:

É preciso estar atento a todos os detalhes para desenvolver soluções e programas!

O desafio:

Algumas das aptidões essenciais para um programador são Raciocínio Lógico e Calculo Matemático. Mas isso basta? :thinking:

Além de várias outras aptidões, é preciso estar atento a cada detalhe do problema, seja ele aparentemente simples ou não.

Não importa se o código é pequeno ou grande, se a solução é simples ou complexa, ou ainda, se é uma linha de código ou um gigantesco script: em qualquer caso o programador deve estar atento a cada detalhe. :face_with_monocle:

Quando o problema nos é apresentado, temos o impulso de tentar resolver de pronto, com a solução mais óbvia sob a perspectiva da primeira impressão que temos. É aí que mora o problema…

Eu respondi várias vezes, todas com respostas erradas. :weary: E a cada erro, recebia uma dica que me levava a rever e re-observar os detalhes do desafio apresentado. E a cada novo detalhe percebido, eu pensava: "Mas é claro, como não vi isso antes? ":smirk: … eu respondia de novo… errado de novo! :face_with_symbols_over_mouth:

Até que, enfim, encontrei a solução e acertei a resposta.

Então cheguei à seguinte conclusão:

Calculo e Lógica não bastam!
Um programador precisa analisar atentamente o problema que lhe foi apresentado, antes de colocar a mão na massa e iniciar o desenvolvimento da solução, por mais que pareça óbvia e simples.

Se não, perdemos tempo caminhando na direção errada, certos de que resolveremos essa e partiremos para outra.

E você? Consegue responder à esse desafio? :upside_down_face:

Responda e justifique matematicamente sua resposta! :wink:

2 curtidas

Olha, eu fiz assim…

Analisando as imagens, constatei que existem as seguintes “Variáveis”:

• Bota;
  • Par de Botas;
  • Homem;
  • Óculos Escuro;
  • Luva de Boxe
  • Par de Luvas de Boxe;

Analisei as “equações” já resolvidas para obter os valores de cada “variável”, e cheguei a seguinte conclusão:

• Bota = 10 Pts.
  • Par de Botas: 20 Pts.
  • Homem = 5 Pts.
  • Óculos = 2 Pts.
  • Luva = 20 Pts.
  • Par de Luvas = 40 Pts.

Fazendo um teste real, percebi que tais valores são corretos:

Linha 1: (20)+(20)+(20) = 60 Pts.
Linha 2: (20)+(5)+(5) = 30 Pts.
Linha 3: (2)+(5)+(2) = 9 Pts.
Linha 4: (20)+(20)+(2)= 42 Pts.

Agora, tendo os valores, resolvi a última “Equação”. Aqui mora a pegadinha, pois temos variações nas imagens e um jogo matemático que envolve uma regra matemática (Resolver sempre primeiro a Multiplicação ou Divisão).

Linha 5: Uma Bota + (Um Homem usando um Par de Luvas, um Par de Botas e um Óculos)*Óculos Escuro

Assim, temos: Linha 5: 10 + ((5+20+40+2)*2)

Resolvendo: Linha 5 = 10 + (67*2)

Por fim, a resposta: 144 Pts.

Uma resposta longa, mas acho que acertei essa questão aparentemente “simples” hahaha.

E aí, acertei ??

2 curtidas

144 depois de dar um zoom no final da imagem kkk

1 curtida

Observando toda a imagem, eu havia chegado na conclusão de que, na linha final, ficaria assim:

10 + 65 x 2 = 140.

Porém, depois de ler os comentários, vi o comentário do amigo @Edu, e voltei para a imagem, para notar que o cara, além das luvas e botas, também estava usando os óculos escuros. kkk

Moral, toda atenção, ainda é pouca. Sempre devemos olhar, ver e observar de forma sensata. E se possível, por todos os lados, ângulos, e dimensões possíveis. E mesmo assim, ainda seria pouco. Mas já tendo feito isso, já vai ser um bom começo.

Como programador, eu entendo bem esse lado das coisas, existem diversas formas de executar um mesmo comando simples. Que alguns, sejam novatos ou por falta de conhecimento ou até por uma visão diferente, criam milhares de linhas para uma solução simples. E outros, que para uma solução complexa, encontram poucas linhas para resolver o problema todo.
É realmente meio absurdo, mas diga-me você, qual programador nunca experienciou um evento louco, que não soube explicar como o programa compilou e fez exatamente o que era pra ser feito e com recursos extras. E outro, que era para fazer A > B, acabou executando algo totalmente fora do esperado, retornando um Alpha+ ?
Acontece, e mais do que podemos imaginar. kkk

2 curtidas

Preciso realmente ver essa questão em um dia que não seja sexta-feira, a princípio só ví a multiplicação e o cara indo pra balada de luva de boxe, botas e oclinho da repressão agora :rofl:, ou seja a coisa não vai rolar.:crazy_face:

3 curtidas

Eu to tão ressabiado com essas imagens aí, que olhei até o número de cadarços do tênis, quantas lentes tinha o óculos, quantas pernas na armação KKKKkKKKKK
E ainda fiquei com medo de não ter visto tudo.

3 curtidas

144 (Cento e quarenta e quatro)

1 curtida

Boneco = 5
Óculos = 2
Cada bota = 10
Par de botas = 20
Cada luva = 17

Logo,

1 pé de bota + (boneco + óculos + 1 luva + 1 luva + 1 bota + 1 bota) x óculos =>

10 + (5+2+17+17+10+10) x 2 =>

10+ (61) x2 =>
10 + 122=
132

1 curtida

cada luva vale 20.

1 curtida

Será que acertaram? :thinking:

1 curtida

O resultado é 154 somados todos os itens

1 curtida

Qual é o resultado final???

1 curtida

A adaptação direta do problema para sua forma algoritimica, na linguagem lua pode ser escrito assim:

botas  = 60/3
homem  = (30-botas)/2
oculos = (9-homem)/2
luva   = 42-oculos-botas

total = (botas/2)+(homem+oculos+botas+(luva*2))*oculos

print(total) -- 144

Minha justificativa é a transliteração para uma linguagem de programação kkkkkk

1 curtida

144, não existe outra possibilidade para resultado

1 curtida

eu cheguei ao valor de 144:

Vamos a tabelinha

Par de botas = 20 pontos
Homenzinho = 5 pontos
Óculos escuro = 2 pontos
Luva de box = 20 pontos

Tendo em mente esses valores. na ultima questão teríamos

10 + ( 5 + 2 + 20 + 20 + 20 ) x 2 = 144

primeiro se resolve divisões/multiplicações para depois resolver somas/subtrações, quem resolver fora dessa ordem chegara ao valor de 154

1 curtida

Bota = 10 Pts.
Par de Botas: 20 Pts.
Homem = 5 Pts.
Óculos = 2 Pts.
Luva = 20 Pts.
Par de Luvas = 40 Pts.

Linha 1: (20)+(20)+(20) = 60 Pts.
Linha 2: (20)+(5)+(5) = 30 Pts.
Linha 3: (2)+(5)+(2) = 9 Pts.
Linha 4: (20)+(20)+(2)= 42 Pts.
Linha 5: 10 + (5 + 40 + 20 + 2 ) x 2 = 154 Pts.

Logo a resposta é 154.

1 curtida

Eu não prestei atenção que tinha 1 bota.

1 curtida

Pior que eu também tomei esse cuidado e errei porque não considerei que ele tava calçando as botas na última linha kkkk

1 curtida

Resposta = 144
Homem:5
Bota :10
Par botas:20
Luva:20
Par luvas:40
Óculos :2
Logo ,temos 1 Bota /10+( Homem/5 + usando óculos 2 + botas 20+ luvas 40 / ) + Óculos =Bota 10+( Homem 5+2+20+40=67)xoculos 2= 144

1 curtida

Minha resposta é 104
Explico:
Existe um par de tenis q equivalem 20 pontos sendo 10 pontos cada tenis
Existe um boneco q vale 5 pontos
Existe um oculos q vale 2 pontos
Existe uma luva (ESQUERDA) q vale 20 pontos

Primeiro multiplicaçao:
o boneco vale 5 pontos e esta equipado com oculos,entao: 5+2=7
O boneco tem um tenis em cada pé equivalente a 10 pontos cada, entao: 7 +10 em cada pe (20) = 27
O boneco tem luvas em ambas as maos, oq valeria 40 pontos, maaaaas, ali emcima so tem uma luva (ESQUERDA) e somente essa vale pontos… entao ficaria 27 + 20 da luva da esquerda = 47
Essa luva da direita colocaram ali pra fazer uma pegadinha… nao vejo necessidade de pontuar a luva da direita… assim como existe um PAR de tenis q vale 20 e cada um vale 10, nao existe 2 luvas para pontuar as duas… entao somei so a luva da ESQUERDA.

Entao 47 X 2 do oculos = 94
94 + 10 pontos de um tenis = 104 pontos

Posso estar errado, mas como so tem uma luva (ESQUERDA) nao tm pq pontuar a da direita kkkkkk

1 curtida