Boot direto no Windows após ter instalado o Linux Mint

Vi a video aula de como instalar o mint no canal do Dio e depois que instalei certinho, fui reiniciar como foi pedido, e quando o PC ligou voltou para o windows… Alguem sabe como resolver??

Abre o menu de boot da bios (depende do computador, no dell Inspiron é F12 enquanto está ligando) e seleciana Ubuntu. Coloca ele como o primeiro na ordem de boot. Como chegar no menu varia de computador para computador, qual é o seu modelo?

Eu fiz isso e realmente abriu o linux, mas se eu reinicio, volta pro windows de novo…

Sim, porque na ordem de boot o windows está primeiro
Ou você faz isso sempre que você quiser ligar no Linux
Ou você pode mudar a ordem de boot nas configurações da bios

E aí @guimevn, beleza?

Quanto ao teu problema, pelo que estou vendo é exatamente o que o @lucasmnp está falando. Infelizmente a forma de alterar a ordem de boot é diferente em cada máquina. Caso a tua bios tenha um “easy mode” e um “advanced mode”, tenta fazer essa configuração através do modo avançado. Aqui no meu caso ao alterar a ordem de boot pelo easy mode, a alteração tem efeito apenas para a próxima reinicialização. Por isso recomendo acessar o “advanced mode”, caso tu tenha esse modo disponível.

Agora quanto ao título do teu tópico…

Sempre que for criar um tópico aqui no fórum procure fazer um título que diga à quem está lendo sobre o que o tópico se trata. O teu título “problema ao instalar” é o que costumamos chamar de “título ruim”. Uma pessoa que está lendo esse título na lista de tópicos jamais saberá o quê você realmente precisa. Teria sido muito melhor um título como o que coloquei agora.

Sugiro que antes de voltar a postar aqui no fórum, você leia o tópico:

Bem-vindo(a) ao Diolinux Plus! Leia antes de começar!

Qualquer problema ou dúvida é só falar. E mais uma vez, seja bem vindo à nossa comunidade!

1 curtida

Fale @guimevn!

Cara, isso já aconteceu comigo e eu resolvi da seguinte maneira: faz um novo pendrive bootável com o ubuntu e reinstala o grub. Tem vááários tutoriais, inclusive do Diolinux ensinando como fazer isso. Pode ser que a partir disso o computador passe a iniciar mostrando o grub e não entrando no sistema operacional direto.

Espero que funcione.
Abraço.

Valeu gente, já consegui resolver o problema mexendo a ordem do boot na bios, obrigado por quem ajudou!