Olá, vim por meio deste tópico relatar um caso bizarro que me ocorreu ao instalar o Debian 13 ‘Trixie’ no meu MiniPC.
Eu possuo um Beelink U59 que usava Debian 12 a 1 ano.
É um computador básico, com as seguintes specs:
Sim, eu estou com o Debian 13 aqui, mas esse Debian 13 foi uma atualização do Debian 12 modificando o sources.list para trixie.
Um Debian 13 com kernel 6.1.0 hehe, sim, pois o kernel novo do Trixie, descobri que não funciona na minha máquina.
Então, pensando ser algum bug da atualização pelo sources.list resolvi instalar ele pela imagem (ISO DVD) do Debian 13 e o resultado foi o abaixo:
O mesmo erro de quando tento instalar o kernel mais recente no meu Debian 13 “atualizado”.
Teoricamente esse processador não seria um empecilho para o Debian 13, porque ele é de 64 bits.
Sugiro verificar outros pontos como SecureBoot, partição em formato GPT, UTM e UEFI para eliminar possíveis pontos de falha na instalação.
Você pode usar as dicas neste post para coletar mais informações que possam ajudar no diagnóstico.
Falhas como essa são “relativamente comuns” – segundo minha experiência dos últimos 10 anos.
Em 2017, por exemplo, deletei meu KDE Neon por descuido – e as “novas” ISOs não davam boot, ou não instalavam. – Agora não lembro os detalhes exatos (os registros estão num HDD desconectado no momento).
Tentei obter uma ISO “antiga” – de 2016, quando instalei 2 vezes, sem qualquer problema – e não consegui.
Depois, acabei conseguindo – não me pergunte como. – 2017 está muito longe da minha memória atual.
Casos assim, já me aconteceram várias vezes – com várias distros diferentes, em algum momento. – Alguns casos, consegui driblar; em outros (distros de menor importância), apenas desisti.
Ultimamente, tive problemas “parecidos” – não, “iguais”! – com ISOs do PCLinuxOS KDE Darkstar, por exemplo, conforme relatei aqui.
Casos como esse, podem ter 1.001 motivos diferentes. – É difícil apontar 1 motivo – a menos que alguém tenha passado por um problema “exatamente igual”… ou, você forneça mais dados.
Mas, vale a pena insistir! – Debian é uma das distros mais usadas e testadas, por zilhões de pessoas. – As chances de encontrar uma solução são enormes… desde que você dê ao Google 3 ou 4 palavras-chave “matadoras”.
Tenta com outra media installer talvez o ventoy esteja causando o problema, TB veja a versão da BIOS e faça um update se tiver desatualizado dê uma lida aqui.