[Bizarro] Debian 13 Não instala no meu hardware

Olá, vim por meio deste tópico relatar um caso bizarro que me ocorreu ao instalar o Debian 13 ‘Trixie’ no meu MiniPC.
Eu possuo um Beelink U59 que usava Debian 12 a 1 ano.
É um computador básico, com as seguintes specs:

Sim, eu estou com o Debian 13 aqui, mas esse Debian 13 foi uma atualização do Debian 12 modificando o sources.list para trixie.
Um Debian 13 com kernel 6.1.0 hehe, sim, pois o kernel novo do Trixie, descobri que não funciona na minha máquina.

Então, pensando ser algum bug da atualização pelo sources.list resolvi instalar ele pela imagem (ISO DVD) do Debian 13 e o resultado foi o abaixo:

O mesmo erro de quando tento instalar o kernel mais recente no meu Debian 13 “atualizado”.

Alguém consegue me dizer o que fazer? Grato.

Olá @Sfiry, tudo bem contigo?

Teoricamente esse processador não seria um empecilho para o Debian 13, porque ele é de 64 bits.
Sugiro verificar outros pontos como SecureBoot, partição em formato GPT, UTM e UEFI para eliminar possíveis pontos de falha na instalação.

Você pode usar as dicas neste post para coletar mais informações que possam ajudar no diagnóstico.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Apenas esse Debian 13 não funciona aqui.
Manjaro, Arch, Debian 12, esses testei e funcionam perfeitamente.

O Debian 13 não instala em máquinas de 32bits, talvez ele esteja detectando seu processador como incompatível. Difícil saber sem analisar a fundo.

:vulcan_salute:

Falhas como essa são “relativamente comuns” – segundo minha experiência dos últimos 10 anos.

Em 2017, por exemplo, deletei meu KDE Neon por descuido – e as “novas” ISOs não davam boot, ou não instalavam. – Agora não lembro os detalhes exatos (os registros estão num HDD desconectado no momento).

Tentei obter uma ISO “antiga” – de 2016, quando instalei 2 vezes, sem qualquer problema – e não consegui.

Depois, acabei conseguindo – não me pergunte como. – 2017 está muito longe da minha memória atual.

Casos assim, já me aconteceram várias vezes – com várias distros diferentes, em algum momento. – Alguns casos, consegui driblar; em outros (distros de menor importância), apenas desisti.

Ultimamente, tive problemas “parecidos” – não, “iguais”! – com ISOs do PCLinuxOS KDE Darkstar, por exemplo, conforme relatei aqui.

Casos como esse, podem ter 1.001 motivos diferentes. – É difícil apontar 1 motivo – a menos que alguém tenha passado por um problema “exatamente igual”… ou, você forneça mais dados.

Mas, vale a pena insistir! – Debian é uma das distros mais usadas e testadas, por zilhões de pessoas. – As chances de encontrar uma solução são enormes… desde que você dê ao Google 3 ou 4 palavras-chave “matadoras”.

Não desista.

2 curtidas

tente instalar o debian 13 livecd. vejamos se é problema dessa iso que vc queimou. vc tem de ir por eliminação: Debian -- Live install images

1 curtida

Tenta com outra media installer talvez o ventoy esteja causando o problema, TB veja a versão da BIOS e faça um update se tiver desatualizado dê uma lida aqui.