BIOS travada após instação Pop!_OS - Acer Nitro 5

Olá a todos, sou novo no fórum e no ecossistema Linux. Recentemente instalei (em dual boot, no mesmo SSD) o Ubuntu 20.04 LTS num notebook Lenovo Ideapad 320, seguindo as instruções, sem problemas.

Essa semana tentei instalar o Pop!_OS (também em dual boot, mas nesse caso num disco separado) na minha máquina de trabalho, um ACER Nitro 5 (an515-55). Coloquei o “SATA Mode” em AHCI, pois somente assim o particionador do Linux consegue enxergar o disco.

Infelizmente, parece que eu deveria ter desativado o “fast startup” dentro do Windows, pois após a instalação, não é possível acessar o grub, e ele vai direto para a “tela azul” do Windows, aparentemente o Windows Boot Manager não detecta a instalação do Windows.

Dito isso, não estou conseguindo acessar a Bios, tem com F2, nem com Alt+f10 e selecionando no Recovery Mode do Windows. Em ambos os casos, somente a tela inicial com o logo Acer aparece (e fica nisso). Dito isso, questiono:

  1. vocês saberiam dizer, com essas informações, onde foi que eu errei na instalação do Pop!_OS? Lembrando que foi num disco diferente, então é improvável que a instalação do Windows tenha sido corrompida.

  2. existe alguma forma de acessar a Bios, sendo que as teclas de atalho não funcionam e nenhum SO inicia? Tentei os tópicos de “inacessible boot device” do Windows, nenhuma das soluções propostas resolveu. Minhas próximas tentativas serão reinstalar o Windows a partir de um flash drive (o do Pop continua inicializando normalmente o instalador), ou desconectar os SSD’s e tentar novamente entrar na BIOS, para desativar o modo SATA AHCI (certamente é isso que “travou” o Windows); e

  3. Qual a sequência correta para ativar essa opção do SATA, permitindo o boot via grub sem corromper o Boot do Windows?

Grato a todos pela ajuda. Procurei rapidamente outro tópico que falasse a respeito, não encontrei. Se existe, podem encerrar esse.

vc provavelmente não fez nada de errado, o Windows que é chato mesmo, e depois que a microsoft inventou o secureboot só misericórdia.
agora é descobrir um jeito de entrar na bios.
há e vc não precisa do grub pra da boot, vc pode gerenciar o boot pela interface uefi,só que é mais complicado.
há tambem faz pouco tempo que uma pessoa apresentou um problema parecido:

Talls, primeiramente, muito obrigado pela sua pronta resposta. Postei essa dúvida na fórum da Acer tem uns 3 dias e até o momento não houve resposta. Sua resposta não trouxe exatamente a solução, mas me deu ânimo pra correr atrás. Então, segue abaixo o que eu fiz pra restaurar os sistemas (acho que será muito válido pra quem tem uma máquina mais recente da Acer):

  1. Tentei bootar por um flash drive do Windows e … não funcionou;

  1. Abri o notebook e, por curiosidade, removi somente o SSD em que o Pop!_OS havia sido instalado;
  2. Reiniciei a máquina com F2 e … pronto, a Bios voltou a funcionar;
  3. Voltei às configurações de fábrica (em especial, voltando o SATA Mode para RAID, a configuração é escondida por padrão em “Main”, deve-se pressionar Ctrl+S para ativar a opção) e tentei reiniciar o Windows, desta vez com sucesso;
  4. No Windows, ativei a opção “Inicialização segura”, por meio do “msconfig” (Super+S>digite msconfig>Inicialização do sistema). Em seguida, reiniciei novamente a máquina no Windows (pra ver se estava tudo OK)
  5. O Windows iniciou, mas no modo de segurança. Em rápida pesquisa, descobri que o problema seria resolvido digitando, no cmd, diretório c:\Windows\system32, o comando: bcdedit /deletevalue {current} safeboot. Feito isso, reiniciei novamente a máquina e … Windows funcionando normalmente;
  6. Como não havia concluído a instalação anterior do Pop!_OS, tendo reconectado o SSD novamente no slot, tentei iniciá-lo pela instalação outrora terminada. Tudo OK, não aparece tela de boot, mas basta pressionar F12 (ativado na BIOS) que as opções aparecem.

Para mais informações sobre como instalar Linux em dualboot numa máquina Acer (especialmente a Nitro e a Predator), segue link abaixo. Ler TUDO, especialmente o comentário do “egydio…”, porque foi por não fazer o que ele sugeriu que eu me enrolei.

Abs, agora é só aprender e curtir o Pop.

João

4 curtidas

Fiz tudo que todos os tutoriais falam. Eu nao tenho problema com OS, os dois entram, pop e win10, o problema e que entrar na bios com F2 simplesmente impossivel (nao entra na BIOS). E isso ocorre por corrompimento do pop ou pela BIOS ser ruim. No meu caso BIOS v1.04 do Nitro 5 AN515-44, com Ryzen, sendo esta a ultima versao BIOS no momento deste post aqui, pra esta variante Nitro com Ryzen.

Uma coisa que constatei lendo diversos topicos em outros foruns:

Pra outros Nitro, Intel etc., muita gente reportou que foi so atualizar a BIOS que passou a entrar novamente, mas para esta ultima do Nitro com Ryzen simplesmente nao rola, entao o jeito sera seguir com o Ubuntu regular, mesmo, paciencia.