BIOS travada após instação Pop!_OS - Acer Nitro 5

Olá a todos, sou novo no fórum e no ecossistema Linux. Recentemente instalei (em dual boot, no mesmo SSD) o Ubuntu 20.04 LTS num notebook Lenovo Ideapad 320, seguindo as instruções, sem problemas.

Essa semana tentei instalar o Pop!_OS (também em dual boot, mas nesse caso num disco separado) na minha máquina de trabalho, um ACER Nitro 5 (an515-55). Coloquei o “SATA Mode” em AHCI, pois somente assim o particionador do Linux consegue enxergar o disco.

Infelizmente, parece que eu deveria ter desativado o “fast startup” dentro do Windows, pois após a instalação, não é possível acessar o grub, e ele vai direto para a “tela azul” do Windows, aparentemente o Windows Boot Manager não detecta a instalação do Windows.

Dito isso, não estou conseguindo acessar a Bios, tem com F2, nem com Alt+f10 e selecionando no Recovery Mode do Windows. Em ambos os casos, somente a tela inicial com o logo Acer aparece (e fica nisso). Dito isso, questiono:

1. vocês saberiam dizer, com essas informações, onde foi que eu errei na instalação do Pop!_OS? Lembrando que foi num disco diferente, então é improvável que a instalação do Windows tenha sido corrompida.

2. existe alguma forma de acessar a Bios, sendo que as teclas de atalho não funcionam e nenhum SO inicia? Tentei os tópicos de “inacessible boot device” do Windows, nenhuma das soluções propostas resolveu. Minhas próximas tentativas serão reinstalar o Windows a partir de um flash drive (o do Pop continua inicializando normalmente o instalador), ou desconectar os SSD’s e tentar novamente entrar na BIOS, para desativar o modo SATA AHCI (certamente é isso que “travou” o Windows); e

3. Qual a sequência correta para ativar essa opção do SATA, permitindo o boot via grub sem corromper o Boot do Windows?

Grato a todos pela ajuda. Procurei rapidamente outro tópico que falasse a respeito, não encontrei. Se existe, podem encerrar esse.

1 curtida

vc provavelmente não fez nada de errado, o Windows que é chato mesmo, e depois que a microsoft inventou o secureboot só misericórdia.
agora é descobrir um jeito de entrar na bios.
há e vc não precisa do grub pra da boot, vc pode gerenciar o boot pela interface uefi,só que é mais complicado.
há tambem faz pouco tempo que uma pessoa apresentou um problema parecido:

Talls, primeiramente, muito obrigado pela sua pronta resposta. Postei essa dúvida na fórum da Acer tem uns 3 dias e até o momento não houve resposta. Sua resposta não trouxe exatamente a solução, mas me deu ânimo pra correr atrás. Então, segue abaixo o que eu fiz pra restaurar os sistemas (acho que será muito válido pra quem tem uma máquina mais recente da Acer):

1. Tentei bootar por um flash drive do Windows e … não funcionou;

1. Abri o notebook e, por curiosidade, removi somente o SSD em que o Pop!_OS havia sido instalado;
  2. Reiniciei a máquina com F2 e … pronto, a Bios voltou a funcionar;
  3. Voltei às configurações de fábrica (em especial, voltando o SATA Mode para RAID, a configuração é escondida por padrão em “Main”, deve-se pressionar Ctrl+S para ativar a opção) e tentei reiniciar o Windows, desta vez com sucesso;
  4. No Windows, ativei a opção “Inicialização segura”, por meio do “msconfig” (Super+S>digite msconfig>Inicialização do sistema). Em seguida, reiniciei novamente a máquina no Windows (pra ver se estava tudo OK)
  5. O Windows iniciou, mas no modo de segurança. Em rápida pesquisa, descobri que o problema seria resolvido digitando, no cmd, diretório c:\Windows\system32, o comando: bcdedit /deletevalue {current} safeboot. Feito isso, reiniciei novamente a máquina e … Windows funcionando normalmente;
  6. Como não havia concluído a instalação anterior do Pop!_OS, tendo reconectado o SSD novamente no slot, tentei iniciá-lo pela instalação outrora terminada. Tudo OK, não aparece tela de boot, mas basta pressionar F12 (ativado na BIOS) que as opções aparecem.

Para mais informações sobre como instalar Linux em dualboot numa máquina Acer (especialmente a Nitro e a Predator), segue link abaixo. Ler TUDO, especialmente o comentário do “egydio…”, porque foi por não fazer o que ele sugeriu que eu me enrolei.

Abs, agora é só aprender e curtir o Pop.

João

7 curtidas

Fiz tudo que todos os tutoriais falam. Eu nao tenho problema com OS, os dois entram, pop e win10, o problema e que entrar na bios com F2 simplesmente impossivel (nao entra na BIOS). E isso ocorre por corrompimento do pop ou pela BIOS ser ruim. No meu caso BIOS v1.04 do Nitro 5 AN515-44, com Ryzen, sendo esta a ultima versao BIOS no momento deste post aqui, pra esta variante Nitro com Ryzen.

Uma coisa que constatei lendo diversos topicos em outros foruns:

Pra outros Nitro, Intel etc., muita gente reportou que foi so atualizar a BIOS que passou a entrar novamente, mas para esta ultima do Nitro com Ryzen simplesmente nao rola, entao o jeito sera seguir com o Ubuntu regular, mesmo, paciencia.

Fala pessoal…

Olha só, também estou com o mesmo problema.
Se instalo o Pop não entra BIOS.

Estou a muitos dias tentando uma solução mas absolutamente nada de resolver. Reinstalar grub, atualizar grub nada, nada funciona. Isso é muito ruim para o Pop, impossível que a System 76 não saiba disso e não se pronuncie. Não são casos isolados são vários.

Existe um tutorial no site da system 76 mostrando como reinstala o boot, da nada adianta. Muito ruim, o jeito é ficar no Ubuntu mesmo.

primeiramente vc deveria ter criado um tópico novo para seu problema
segundo, popos não usa grub
e terceiro, experimenta esse comando:

systemctl reboot --firmware-setup

Ola!

Não há necessidade de criar outro tópico com o mesmo problema, isso só polui o forum.

Estou ciente de que o Pop não usa Grub, ha varias pessoas que conseguiram instalar o Pop com dual boot e iniciaram pelo Grup, no proprio site da System76 ha varios procedimentos, porem aqui na minha maquina isso não esta surtindo efeito. Tenho certeza que é alguma coisa muito banal…kkkkk mas ainda não descobri.

Agradeço sua resposta, mas o codigo acima, também não surge efeito, o note e fica na mesma situação, não entra bios, não acontece absolutamente nada, tela preta, dificil de acreditar sem ver, mas é isso mesmo.

Uma tela preta, o note tenta entrar na bios, por algum motivo da instalação do Pop, é barrado e não entra, mudei toda configuração da Bios, sem sucesso algum.

Se formato a particão como Pop, tudo volta a normalidade.

Olá! :wave:

Você instalou o Pop!_OS via Bios ou UEFI ou híbrido?
As vezes não precisa ser o bootloader o problema.

Ola!

Fiz um pendrive bootavel, e instalação padrão.
Qual seria essa diferença de instalação?

Talvez seja esse o problema aqui.

Obrigado!

O que o Vnp perguntou é: se você instalou como UEFI ou Legacy. Outra coisa, você desativou o fast boot e o secure boot na BIOS? Você está tentando fazer dual boot ou apenas instalar o Pop!_OS?

1 curtida

Dei uma olhada no fórum da Acer e o problema é de compatibilidade de Pop!_OS x Nitro 5.

Eu acho que eu tenha achado uma possivel solução, só que é algo demorado e perigoso para o sistema, e eu precisaria da sua confirmação para começar.

Minha bios é somente UEFI.

Tentei de tudo, desativando ou ativando o fast reboot o mesmo para o secure boot.
A instalação do Pop vai tranquilo, sem problema.

O problema esta sendo que ao instalar, tenho que pressionar F12 para acessa o boot da bios, e então selecionar o Pop. Se eu conseguisse entrar na Bios para mudar a ordem boot, resolve meu problema.

Mas com acontece, quando tento entrar na Bios, por algum motivo o Pop não permite entrar.
Tentei recuprar grub, grub customizer, nada por um cristo resolve…kkkkk

Onde você achou esse procedimento?..kkkk

Demora e perigoso, ótimas situações, bom para o aprendizado.
Manda aí, se quiser chamar no Telegran estou no grupo do Ubuntu, manda um salve la… :wink:

1 curtida

Pode ser por aqui mesmo…

Creio que não conseguirei te dar um passo a passo agora, pois estou quase finalizando o meu “dia” no PC, então tentarei voltar aqui amanhâ assim que eu logar no fórum.

No próprio fórum da Acer… Não tenho mais o link pois zerei o navegador.

Sem problema.
Vou procurar novamente, se achar, aviso aqui.

1 curtida

Aqui comigo acontece o mesmo problema. Vc pode resolver da seguinte mameira:

1] desinstalando o pop como o auxilio de outra distro, tipo o Mint com o Gparted. Mas caso não queira desinstalar o pop, siga o passo 2

2] abrir o note e desconectar o cabo da bateria, hd, memoria ram. Feito isso, aperte varias vezes o botão de ligar.
Só desconectar o HD já resolve, mas faça todos os procedimentos só por garantia.

Ainda não descobrir porque o pop causa esse bug, mas creio que seja algo relacionado a alum drive .

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.