Bios bloqueada após instalar Pop Os

Ola pessoal, sera que conseguem me ajudar, estou procurando em tudo qué forum e não acho uma solução ou explicação.

Esses são os dados do meu Notebook.

Pois bem, assim que eu instalo o Pop Os, o acesso a minha Bios fica bloqueada. Isso mesmo, bloqueada, não consigo acessar a Bios.

Fiz varias instalações, mudando toda configuração da Bios, e em todas as instalações, fico bloqueado de acessar a Bios.

Alguem ja passou por isso e conseguiu resolver?
Sei que o Pop não usa Grub, estou ciente, o que eu preciso é acessar a Bios após a instalação.

2 curtidas

Como está tentando acessar?
F2

Não conheço o notebook?

Mexeu em alguma configuração fast boot?

Se sim, pode tentar desconectar o disco para forçar entrar na bios

Opa!
Acho que te respondi em um outro lugar, rs
Tenta lá:
Abre terminal e manda:

systemctl reboot --firmware-setup

Conta se deu certo.
Nem todas bios aceitam.
A minha é uma Insyde também e da certo.
Torcendo!

2 curtidas

Já temos outros tópicos tratando desse problema.
Aliás, problemão! Decepção com o Pop!_OS…

1 curtida

Cai na mesma situação quando tento entrar na Bios.

Logo de inicio aparece a logo da Acer, acredito que tentar acessar a Bios e nada mais acontece, simplesmente fica em tela preta.

Com certeza.
No site da System76 não tem nada a respeito.
Pelo menos nas minhas consultas não encontrei nada.

1 curtida

Todas as formas possíveis que você pode imaginar para acessar a bios, não entra.
Vou fazer um video, assim fica mais facis de compreender, as vezes só falando, entendo que é dificil.

Só por curiosidade, instalei o Fedora, que é exatamente o mesmo procedimento de particionamento do hd ou ssd, no Fedora pós, instalação consigo acessar a Bios.

Para instalação do Pop e Fedora
Partição 512mb = fat32
Partição 4096mb = swap
Restante do espaço = ext4 /

Nos dois é a mesma coisa, só que no Pop, bloqueia minha Bios.

Mas anteriormente antes de instalar o Pop e etc, você estava no padrão de boot BIOS LEGACY ou UEFI? Qual está agora?

Faz o seguinte, desliga o notebook.
Tira ele da tomada, remove a bateria agora aperte o botão de ligar e mantenha pressionado por 10 segundos.

Coloque a bateria e liga ele e logo que ligar ja vai apertando variando entre ESC e DEL
Veja se ele para pra selecionar alguma opção de setup ou disco que deve dar boot.

Se o seu note não tiver como remover bateria, só faz o seguinte:

Com ele desligado aperta o botão pra ligar e siga a ideia do ESC e DEL alternados vai pipocando as teclas e vê se ele para o processo ao invés de dar boot normal para o sistema.

Outra possibilidade e segura o SHIFT logo que liga pra ver se ele entra na própria “UEFI” do Pop que da opções de selecionar versões do kernel e ou ir direto ou voltar para o setup/firmware.

A documentação oficial do POP é essa aqui:

1 curtida

Minhas Bios é UEFI nao tem opção para Legacy.
Pensei que fosse Bios desatualizada, porem esta atualizada na ultima versão.

Não tenho como remover a bateria.
Vou seguir usa orientação, tomara que de certo!

Segurando Shift, nada acontece.

ESC ou Delete, exibi um GNU Grub.
Esse eu não ligo eu sei resolver.

O BO continua sendo não acessar a BIOS… Kkkk

Que loucura isso :sob::sob:

Seguinte, quem arrisca não petisca…kkkk
Agora tem que haver uma explicação para isso.

O que eu fiz…
Na instalação do Pop precisa ter:
1 partição fat 32 = /boot/efi
1 partição swap = swap
1 partição = /

Essa partição fat32 = /boot/efi usando o live pen drive, exclui essa participação.
E acreditem, problema resolvido, consigo acessar a Bios e o Pop é iniciado normalmente.

Nem tudo são flores, pressionando F12, posso selecionar qual SO quero dar o boot, como exclui o /boot/efi, o Pop não aparece na listagem, mas inicia normalmente.

Agora, porque isso esta ocorrendo nesse notebook?
Incompatibilidade com os componentes ou versão de Bios?

Fica a dica para quem mais tiver passando pelo mesmo problema.

2 curtidas

Olha, bastante estranho…
O Pop usa é o systemd boot e não o grub, o que é bem estranho por ai.
Outra em sistema que usa UEFI ele depende do boot de arquivo efi e da partição efi para dar boot.
Então, muuuito estranho parece uma instalação legacy forçada sendo que a bios só tem uefi?
Realmente ficou estranho.

Mas se resolveu e conseguiu acessar, que bom!
Pensando aqui, talvez por isso aquele comando que passei lá no início não funcionou, sua instalação não deve estar de fato como UEFI.

A especificação técnica da UEFI é abrangente e deixa vários “buracos” que os fabricantes podem inventar seus jeitos para poder funcionar. O ‘natural’ seria que houvesse apenas uma partição efi e os sistemas operacionais alojassem seus bootloaders, cada um em uma pasta específica da partição (que na verdade é uma fat32).

A realidade é que a implementação de cada fabricande de motherboards é um pouco diferente. Alguns só suportam uma partição efi, outros aceitam que a partição seja fat32 mesmo sem o uid de efi. Enfim, uma bagunça.

Na maioria dos casos funciona. Na maioria! Já pra minoria, e vc caiu nessa minoria, algum desses inúmeros fatores causou que não funcionasse o boot do computador. Pra piorar a situação, a sua firmware deve ter caído em um loop infinito durante o processo de pesquisar os sistemas atualmente instalados, dando a impressão que o computador ‘não entrava’ na firmware, mas durante o início ele via que tinha algo de errado e caía numa outra situação, carregando algum grub da MBR do disco.

Teoricamente seria apenas desconectar o disco que tinha o bootloader do pop e iniciar o computador. A correção é essa mesma que vc fez, que é mudar os parâmetros da partição EFI (ou apaga-la).

2 curtidas

Legal.
Interessante.
De fato uma bagunça, rs.

Concordo que é muito estranho.
Minha BIOS e UEFI sim, certeza absoluta e não tem opção para selecionar Legacy. Consultei no site da Acer e tbm consultando a versão da minha BIOS.

Em outras instalações como Fedora por exemplo que é o mesmo procedimento de instalação e participação, logo após a instalação consigo acessar a BIOS.

No Pop só consegui excluindo a partição 512mb fat32 (/boot/efi). Arrisquei, e deu certo. Se vou ter problema, só mais adiante pra saber.

Ótima explicação.

Fui azarado… Kkkkk

Vou usar o pop assim por um tempo, se eu ver que tudo funciona como deve coloco ele como principal.

Mas tbm fui um azarado corajoso em pensar em excluir a fat32… Kkkkkkk

Olha, o fedora 35 tá legalzinho… dar uma chance a ele no seu note não seria uma má ideia :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 curtidas

Mais uma coisinha.

Sabe informar quais os possiveis problema com o SO que podera haver com essa exclusão da partição fat32 /boot/efi?

Sei la, pode exemplo, o SO não fazer upgrades, ou não instalar apps.
Se tiver algum problema, mais serio nem vou me arriscar colocar o Pop como minha produção.

Obrigado.
Abraço.

Se deletar, nem boot daria mais numa instalação UEFI. Se for MBR, creio que não afetaria em nada, mas tenho lá minhas dúvidas…

1 curtida

Uma outra coisa que agora analisando com mais calma a instação.

No gparted, eu não fiz nenhum tipo de seleção seja GPT ou MBR
Poderia ser esse o problema de bloquear o acesso a Bios?

Coloquei o pen drive, fiz as partições e instalei.

Obrigado.