Bios bloqueada após instalar Pop Os

Pois é, mas no meu caso, para eu conseguir acessar a Bios, fazendo um teste arriscado, usando um pendrive, exclui a partição fat32 /boot/efi.

Assim, o Pop da boot normal sem problema algum
E também consigo acessar a Bios.

Foi como disseram acima, é bem provável que a instalação foi em MBR e que a existência dessa pasta, da forma como foi, deixou tua BIOS “confusa”…

Atualmente quando vc instala o sistema em UEFI, o bootloader também se instala em MBR para ter uma redundância. Provavelmente foi isso que aconteceu.

A segunda opção seria vc estar instalando em modo Legacy (achando que era UEFI) e criou uma partição /boot/efi sem precisar, que ficou de uma forma totalmente fora do padrão e descacetou a firmware.

3 curtidas

Entendi…

Vou fazer mais uma instalação, selecionando GPT.
Quero descobrir onde esta o problema, se é na pecinha atras do pc…kkkkkkkkkk ou dei azar de ter um pc incompativel.

1 curtida

Tbm penso assim, alias foi o que disse a ele tbm.
Pensou que estava em UEFI, mas a instalação foi legacy.

1 curtida

Em geral, a peça que mais dá defeito é a que fica entre a cadeira e o teclado… hahahah

Então, já que vai refazer tudo, vamos lá:

  1. Desabilite na BIOS Secure Boot, Fast Boot e Modo Legacy
  2. Crie o pendrive com Ventoy em modo UEFI
  3. Dê boot escolhendo a opção [UEFI] antes no nome do pendrive
  4. Com o Gparted crie tabela de partição no disco em GPT
  5. Pastas:
  • boot/efi em fat32, com mínimo 512 MiB
  • / em ext4
  • /home em ext4
    (tamanhos a teu critério)
  • /swap (depende de quanta RAM, mas o dobro dela é um número razoável, caso queira hibernar), em linuxswap

¡Suerte!

1 curtida

Quando fizer, tenta aquele comando que passei lá no início que se estiver tudo certo em uefi e tal bem provável que ele funcione como deveria, só para tirarmos a dúvida também.

Valeu!

1 curtida

Agora entendi o que você quis dizer em instalação UEFI ou Legacy.

2 curtidas

É bem isso mesmo, a pecinha que é o problema, essa pecinha também é conhecida como BIOS (Bixo Ign…Operando Sistema)…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Maravilha Rodrigo, vou seguir esses passos.

Só reforçando que minha BIOS não tem opção para Legacy, é somente UEFI
Mas vou fazer isso só amanha ou final de semana.

Eu posto aqui o resultado.
Muito obrigado pela ajuda.

2 curtidas

Seguinte.

Segui a orientação do Rodrigo e as dicas do aaProTech, vou descrever a situação, e ja vou adiantar que nesse Notebook não vou instalar o Pop, como disse o Deleterium acima, devo estar com um modelo “azarado”, paciência.

O motivo de não instalar o Pop, é pelo motivo de não conseguir acessar a Bios, se eu precisar, por algum motivo, acessar a Bios, as opções são: Ou formato o Hd ou abro no notebook e desconecto os hds, não vou fazer nenhuma dessa opções. Não vou abrir o notebook, desconectar os hds para acessar a Bios, sendo que o “problema”, ao que tudo indica é no processo de instalação do Pop.

Como expliquei acima, fiz outras instalações, Fedora 35, Arch Linux GUI, Majaro e outros derivados do Ubuntu, nenhum dessas outras distros, tive problema em acessar a Bios, somente o Pop.

Dentre as distros, Fedora e Pop, é exatamente o mesmo processo de particionamento, e ambos usam systemd, /boot/efi + /swap + /.
O que o Pop faz de diferente do Fedora… não faço ideia.

Procedimento 1
Formatei pendrive pelo Ventoy em GPT
Meu hd esta no formato GPT
Na Bios, desativado Security Boot, Fast Boot
Instalei o POP.
Após inciar o Pop, fiz todas as atualizações do sistema
Rodei o comando systemctl reboot --firmware-setup
Não entra na Bios

Procedimento 2
Formatei pendrive pelo Ventoy em MBR
Repeti os passos acima
Não entra na Bios

Se eu mudar o formato de particionamento do hd de GPT para MBR, tenho que instalar todos os SOs novamente?
Duvida que tenho.

Agradeço a ajuda de todos, mas nesse momento vou desistir do Pop.
Não ligo do Pop não usar Grub, sei como resolver, realmente o problema é não conseguir acessar a Bios.

1 curtida

Bacana a descrição da jornada.

Infelizmente a inconsistência do sistema Pop!_OS no seu equipamento não vale o esforço. Apesar de que já teve bastante ai para entender e tentar resolver, certo?

Bom, acredito que o Fedora servirá melhor os propósitos.

Quanto a mudança na tabela de alocação de disco saindo, até onde conheço, sair GPT para MBR ou vice-versa você terá que refazer as partições. Então, sim, terá que instalar de novo. Você consegue fazer manobras de trocar filesystem em diversas situações, mas trocar tabela de alocação sem ter que formatar desconheço. Caso tenha como quererei saber também.

4 curtidas

Opa, com um Gnome ou KDE fica uma delicinha :wink:

Encontrei essa solução no Reddit:
[> You can try removing the custom UEFI boot entry in the BIOS.

sudo efibootmgr -v

List the boot entries.

I would delete the boot entry pointing to systemd-bootx64.efi

and reset the boot order.](Reddit - Dive into anything)

Acredito que seja o mesmo que já foi feito e não reinstalei o PopOS ainda pra testar, mas fica a dica caso alguém volte ao tópico