BigLinux, uma distribuição Brasileira

O BigLinux, é uma distribuição brasileira baseada no Ubuntu que é focada no usuário final. Utilizando a interface KDE, o projeto traz inúmeras novidades e conta com três tipos de visual, o clássico, moderno e o alternativo.

O modo clássico, lembra as antigas versões do BigLinux, e também um pouco do saudoso Windows XP, com o painel mostrando nome e ícone e um menu de categorias.

O modo moderno, conta com uma barra de apenas ícones parecida com a dos Windows recentes e também de distribuições como o Mint. Além disso, possui o menu em tela cheia com seleção de categorias, me lembra bastante o menu do Linux Deepin ou do Elementary quando ativamos a visualização de categorias.

Por último, temos o modo alternativo, que possui um visual parecido com MacOS, utilizando Dock e menu global.

Agora que falamos um pouquinho da interface, vamos falar do sistema que conta com uma central de controle própria que auxilia os novos usuários a realizarem a configuração de seu sistema. Dentro dessa central de controle, também temos opções exclusivas do big linux, como os modos de desempenho, onde temos o modo Normal, que possui todos os efeitos. O otimizado que reduz algumas animações do sistema, e o Performance que adiciona o uso do XRender no gerenciador de janelas, que é recomendado para dispositivos fracos.

A central de controle, inclui facilidades para acesso de compartilhamentos Windows, interação com smartphones, instalação e configuração de aplicativos para desenvolvimento WEB, e restauração de configurações de alguns programas.

O BigLinux, incentiva o uso de WebApps trazendo vários em sua instalação além de contar com um utilitário de criação de WebApps simples, mas que é bastante funcional.

A distribuição, por padrão é instalada em BTRFS, que traz compactação e velocidade, além de backups rotineiros. Você pode baixar o sistema a partir do site oficial.

Você já conhecia essa distribuição? Vai testar? Deixe pra gente nos comentários,confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

7 Curtidas