Nesses últimos dias, andei lendo - embora não comentando - os tópicos em torno desse assunto aqui no Diolinux Plus, bem como em outros locais. Infelizmente, fica aquela velha impressão de que a própria comunidade open source muitas vezes acaba sendo um grande inimigo da comunidade open source.
Os comentários precipitados e inflamados em torno do assunto são justamente o principal fator causador de pânico nos contribuidores das distros, gerando e amplificando efeitos negativos quaisquer que talvez pudessem ser evitados. Exemplo disso é a discussão no tópico do Bazzite supostamente “bloqueado” (o que já se provou ser falso). Eu também não gosto de como essa Lei foi escrita e implementada, mas convenhamos que ela também não surgiu de repente ou sem contexto.
Ao invés da comunidade se unir e debater a situação com serenidade e buscando soluções ou, pelo menos, ações paliativas, os comentários frequentemente não são construtivos e envolvem desnecessariamente posicionamentos exageradamente políticos.
Reforço o que tenho dito para alguns amigos que têm me enviado mensagens de pânico: menos histeria. Todo mundo precisa esfriar a cabeça agora, para apenas assim compreender adequadamente as implicações do que foi feito e saber como proceder. Deixo aqui os meus parabéns ao @Rafael_Ruscher e à toda a equipe do Big Linux, cuja dedicação e excelência são motivos de orgulho para os brasileiros. Mandaram super bem e foram ágeis diante de um cenário não favorável.
Como de costume, @Sergio_H sendo a voz da serenidade por aqui. ![]()
Abraços!