Decidi testar o impacto real do sistema operacional no meu notebook (Acer Aspire, i5 de 11ª geração, 8GB RAM). Rodei o Geekbench 6 exatamente no mesmo hardware sob 4 condições: Windows original de fábrica, Windows limpo (‘debloated’), Linux nativo (Aurora) e dentro de um container Flatpak.
O resultado? O Windows Stock segura muito o desempenho em multi-core por conta do excesso de processos em segundo plano. O ‘debloat’ ajuda bastante, mas a eficiência do Linux (especialmente o runtime do Flatpak isolado) em extrair poder bruto do processador é impressionante. Dados detalhados no gráfico abaixo:
COMPARATIVO DE PERFORMANCE: GEEKBENCH 6
Hardware:
Acer Aspire A514-54
CPU: i5-1135G7
GPU: Iris® Xe Graphics
RAM: 8GB DDR4
SSD: 256GB NVME
SINGLE-CORE PERFORMANCE (Tarefas diárias e agilidade)
Flatpak Runtime : 1966 pts [■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■] (+4.9% vs Stock) Windows Debloated : 1905 pts [■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ] (+1.6% vs Stock) Native Linux (Aurora) : 1881 pts [■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ] (+0.3% vs Stock)
Windows 11 Stock : 1874 pts [■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ] (Linha de base)
MULTI-CORE PERFORMANCE (Renderização, multitarefa e carga pesada)
Flatpak Runtime : 5801 pts [■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■] (+16.1% vs Stock) Native Linux (Aurora) : 5582 pts [■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ] (+11.8% vs Stock) Windows Debloated : 5448 pts [■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ] (+9.1% vs Stock)
Windows 11 Stock : 4993 pts [■■■■■■■■■■■■■■■ ] (Linha de base)
Confesso que você me motivou a fazer a mesma comparação.
Vou instalar Red Dead Redemption 2 e rodar os benchmarks do jogo, e comparar.
CashyOS X Win11 (debloated)
Na percepção existe sim uma diferença de fluidez, mas sem as métricas não tem como provar nada. Espero que o protocolo de SSD diferente (Sata X Nvme) não exerça uma diferença muito grande, caso exerça alguma.
Creio que não seja o caso do CachyOS mas diversas distros por padrão vem no modo “Economia de Energia” e isso limita muito o desempenho. Então, fica a dica para quem for fazer testes lembrar de conferir isso.
Então, no caso eu testei no Aurora Linux (aquela distro que você amou rsrsrsrssrrs), tanto no Aurora como no Windows eu garanti que estavam no modo de energia equilibrado. E também ambos estavam na energia com 100% de carga.
Tentei até onde pude deixar o mais justo possível para todos os cenários. Sem fazer tweaks que poderiam favorecer um ou outro.
A única exceção obviamente foi o Windows 11 Debloated, no qual eu usei um script [1] para comparar.
Wini, eu tenho um Acer A514-54 TB, só que Core i7 com 20gb ddr4-3200. Quando usava Win11 só para rodar o windows gastava 7gb de ram. Hoje uso Debian 13.5 e meu notebook gasta apenas 1gb de ram para iniciar. A realidade é que o Linux gerencia muito melhor os recursos de sistema!
Victor, tenho uma máquina igual à do Wini. Queria saber de vc se usa gnome e caso positivo, o que aparece no final das configurações do mesmo, em segurança e privacidade, se é semelhante à imagem:
Não sei se a pergunta era pra mim ou para o Victor, mas de qualquer forma…
Uso o KDE Plasma e pra ser sincero, nunca vi essa tela antes, mas também não usei os Gnome’s mais recentes nele.
Mas segundo uma pesquisa que fiz agora, isso significa que o seu computador não atende a algum dos requisitos mínimos que o GNOME considera cruciais para a segurança de hardware de nível básico. Geralmente, isso acontece por três motivos comuns:
TPM desativado: O chip TPM (Trusted Platform Module) pode estar desativado na sua placa-mãe.
Falta de recursos de proteção de memória: Tecnologias como IOMMU (Intel VT-d ou AMD-Vi) podem estar desativadas na BIOS/UEFI.
Firmware desatualizado: O firmware da sua placa-mãe pode ter vulnerabilidades conhecidas que ainda não foram corrigidas.
Blz . A sua máquina é igual à minha, mas o Victor usa Debian que é a distro que eu uso. Já pesquisei , vi alguns tutoriais, mas não resolvi. Queria ver se era esse ACER que não tinha suporte ou era alguma config do setup. No setup não vi muita coisa pra fazer, o TPM tá ativo e o segure boot também.
Auder, blz? Eu uso Gnome sim. O meu fica com o Secure Boot ligado direto ei minha tela de segurança fica exatamente como a sua. Eu entrei em contato com a Acer e me informaram que precisaria atualizar a UEFI, mas a minha Bios UEFI já estava atualizada com a mesma versão que me disseram para atualizar. Sendo assim, só posso deduzir que a Acer não dá suporte a esses certificados. Fazer o q? Acer sendo Acer! Minha próxima máquina vou irei comprar um Lenovo ou montarei um Pc desktop!
HSI-1 Tests
Versão do Mecanismo de Gerenciamento Intel: ! Fail (Inválido)
HSI-2 Tests
ACM protegido com Intel BootGuard: ! Fail (Inválido)
Inicialização verificada por Intel BootGuard: ! Fail (Inválido)
HSI-3 Tests
Política de erros da Intel BootGuard: ! Fail (Inválido)
HSI-4 Tests
RAM criptografada: ! Fail (Sem suporte)
Runtime Tests
Control-flow Enforcement Technology: ! Fail (Sem suporte)
Swap do Linux: ! Fail (Não encriptado)
Estou tentando ver se consigo resolver isso, mas sinceramente nem sei por onde começar. Não sou um usuário leigo, trabalhei com hardware e redes por bastante tempo, mas isso está além dos meus conhecimentos! O único erro que sei que é irremediável é o HSI-4, pois é o suporte para ECC-RAM que a Acer não tem. De resto, continuo na busca em resolver esses Fail stats! Argh…. Mas acredito que, ao ser lançada a próxima versão do Debian, isso deverá ser corrigido com o uso do Kernel 7.0.
Auder, em pesquisas agora pouco na internet, acabei descobrindo que esses fails de HSI-1, HSI-2 e HSI-3 são na verdade falso positivos em razão da ausência desses módulos no kernel 6.12 do Debian. Acho que Quando sair o Debian 14 com o Kernel 7.0 isso se resolva. Um abraço.
Eu não instalaria o kernel 7 no Debian 13 pois pode quebrar a fantástica estabilidade dele. Sei que a mão coça bastante, mas não vale a pena arriscar. Quando sair o Debian 14 já virá com esse kernel. Outra opção, é instalar a versão unstable do Debian 13 para ter pacotes e kernel mais recentes.
Existe um vídeo do Chris Titus que mostra como instalar e utilizar a versão instável do Debian, que é esse aqui
Particularmente, após quebrar diversas vezes os meus antigos sistemas Linux ao longo do tempo, eu aprendi que não se troca estabilidade e previsibilidade por novidade! Não ligo para pacotes muito novos, para mim o que vale é o uso contínuo e sem problemas do sistema. Caso queira algo mais novo, tendo a instalar em formato flatpak e vida que segue.
Boa noite, Auder. Para que você fique sabendo, consegui instalar a versão 7 do kernel linux pelo trixie backports sem nenhum problema. Vou deixar abaixo o passo a passo detalhado, Um abraço.
Kernel Linux 7 - Passo a passo detalhado:
1. Habilitar o repositório Backports: sudo nano /etc/apt/sources.list
2. Adicione essa linha: deb http://debian.org trixie-backports main ou, caso você tenha modernizado os sources, então adicione as seguintes linhas abaixo:
Quanto as mudanças nos relatórios de segurança, não houve qualquer alteração! Permanece em vermelho, todavia, consegui notar uma melhora significativa no áudio do notebook assim como um boot de sistema bem mais rápido.