Ola pessoal, sou novo no linux, e ja comecei abalado, instalei o CSGO e quando iniciei percebi que nao passava dos 60 fps, ai fui abrir o painel da NVIDIA e notei que nao aparecia nada, apos longas buscas consegui instalar os drivers da placa de video com o comando “sudo ubuntu-drivers autoinstal”
reiniciei, e rodou a 200 fps o csgo
no outro dia quando fui jogar, notei que tinha voltado para o maximo de 60, tentei instalar varias coisas e nada deu certo, quando a bateria do notebook carregou completamente, voltou a funcionar na casa dos 200 fps
entao entendi que tinha conseguido.
mas no outro dia noto que mesmo com tudo setado em performance nao passa da casa dos 60, percebi que quando coloco em auta performance o clock do cpu vai para 3.4 ghz mas quando inicio o csgo ele automaticamente volta para os 1.6 e nao sobe mais, logo 60 fps, testei varias maneiras de mudar o clock mas em nenhuma delas obtive sucesso, fiquei sabendo que talves meu problema seja o kernel, e quero uma segunda opniao, pois nao quero voltar para o windows pois estou amando a comunidade de voces aqui
des de ja agradeço a ajuda
setup:
processador: i5 8gen
placa de video: mx150 2gb
siistema: pop 20.04
notebook
Boas vindas ao fórum!
Tá usando qual distro?
Se for o Ubuntu, qual versão?
Quer ter pouca dor de cabeça sendo novato no Linux, ainda mais tendo um laptop híbrido? (Intel + Nvidia)
Instala o Pop!_OS. Essa distro possui uma ISO que já inclui os drivers de vídeo Nvidia por padrão e, caso deseje, para fazer switch dos gŕaficos (Nvidia to Intel), basta clicar no ícone de energia, selecionar os gráficos dedicados e reiniciar a máquina.
Uma dica de ouro: dê preferência pela versão 20.04, pois é LTS e tem uma estabilidade mais interessante, fora um suporte até ~2025.
Talvez não seja o Kernel não, ainda mais para estar acusando o cpu de baixa perfomance. O Kernel usado no Ubuntu 20.04 (e seus derivados) é o 5.11.x, que já oferta suporte a oitava geração a um bom tempo.
uso o pop,
mas caso nao seja o kernel oque poderia ser entao ? drivers ? vou instalar agora o mesadriver pra ver se da alguma diferença
Não vai funcionar. O Mesa é um pacote, não um driver em si e ele só funciona na Intel ou AMD. Nvidia usa o driver proprietário. Talvez mudar para alto desempenho ajude o processador a trabalhar com clocks mais altos, mas tem que ver como a temperatura está também…
ja coloquei alto desempenho pela propria plataforma do pop e com o cpufreq mas mesmo assim quando incio o CSGO ele trava o clock em 1.6 ja ate reinstalei o pop pensando que fosse algo de errado que eu tenha feito, mas infelizmente nao
O Laptop fica rodando as ventoinhas muito rápido quando jogando? Chegou a habilitar a renderização multinuclear do CS?
ja sim, ja ativei a renderização
por incrivel que pareça quando abro o jogo as ventoinhas diminuem a velocidade, ja fiquei monitorando temperatura e placa de video, o uso da placa nunca passa de 70 % e a temperatura maxima 65/70 claramente da pra ve que o processador esta capando o desempenho
Tá, o que pode ser é a temperatura do CPU Subindo e o clock caindo (as fans podem estar doidas e não trabalhando conforme o necessário). Instala o gamemode e coloca como paramentro de inicialização na steam, vai que dá de tirar leite de pedra…
sudo apt install gamemode
gamemoderun %command%
Balela e desnecessário para quem não souber mexer com frequência, fora o risco de degradar a vida útil do chip. Na dúvida, pesquise primeiro e não se jogue de cabeça, jovem Padawan…
Pera, instalou o driver da Nvidia no Pop!_OS? Pra que? Se já tem ISO com o driver imbutido… Se bobear ele tá doido por causa disso
monitorei a temperatura do processador, e mesmo assim, temperatura maxima 75 graus, e quando entro no cs o clock trava, ja instalei o gamemode e mesmo assim nao mudou nada, apesar de depois que eu formatei nao instalei novamente
quando iniciei o pop ele nao aparece as informações da placa de video, so aparecerao depois que eu instalei a verção 470 pelo comando
Tu baixou a versão que contem os drivers de vídeo proprietários?
Depois de instalado, atualiza e faz o switch para o gráfico dedicado e tá ai. Não tem que reinventar a rodam cara. O pessoal da System76 já faz um excelente trabalho para facilitar a vida dos proprietários da Nvidia.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade && sudo apt autoremove && sudo apt autoclean
como faço para saber se estou na versão correta do pop ?
faz sentido realmente eu estar na iso errada!
estou na 21.04, vou reinstalar novamente, provavelmente o erro é a iso
Só vendo o nome da ISO que você baixou. Lá diz algo sobre "Nvidia’ no nome do arquivo.
O nome disso é Vsync.
Não á motivo para desativar já que o seu monitor tem uma limitação de 60hz(equivale a 60FPS mas é usado outro nome para monitor.).
Mas se você quer ter mais FPS na saída de video para o monitor limitar essa saida para 60hz manda vê, desativa a Vsync.
A vantagem de usar Vsync é:
Economia de energia, reduzir o sobreaquecimento, reduzir o ruido da ventoinha da GPU.
Desvantagem é:
Nenhuma porque o monitor não consegue ter o mesmo desempenho que a GPU sendo o limitador.
Monitores com baixa frequência para jogos fps não é legal.
Exemplo, tem uns que na maior resolução da 30hz de frequência.
E eu vou mais longe, o driver da AMD e Intel nem sei se tem como desativar.
E outra os próprios jogos coloca Vsync já que as desenvolvedoras sabem que não tem nenhuma vantagem em deixar de usar.
Veja só o Dota 2:
O Vsync é esse negocio onde esta a ponta do mouse.
Vsync está desativado no CS, a não ser que tenha algum vsync nativo do linux
O mesa tem Vsync, vc usa AMD ou Intel?
Você tem Nvidia, tem que ver se o seu driver aceita desativar Vsync.
Eu nunca desativo isso, não sei como faz nunca me enterecei em saber, já que só é usado isso para fazer demonstração no youtube e comparar as GPUs.
É modinha ter 1000 FPS.
Mas no dota quando desativei para printar eu aproveitei para dar uma olhada, e passou de 60.