Ola pessoal, sou novo no linux, e ja comecei abalado, instalei o CSGO e quando iniciei percebi que nao passava dos 60 fps, ai fui abrir o painel da NVIDIA e notei que nao aparecia nada, apos longas buscas consegui instalar os drivers da placa de video com o comando “sudo ubuntu-drivers autoinstal”
reiniciei, e rodou a 200 fps o csgo
no outro dia quando fui jogar, notei que tinha voltado para o maximo de 60, tentei instalar varias coisas e nada deu certo, quando a bateria do notebook carregou completamente, voltou a funcionar na casa dos 200 fps
entao entendi que tinha conseguido.
mas no outro dia noto que mesmo com tudo setado em performance nao passa da casa dos 60, percebi que quando coloco em auta performance o clock do cpu vai para 3.4 ghz mas quando inicio o csgo ele automaticamente volta para os 1.6 e nao sobe mais, logo 60 fps, testei varias maneiras de mudar o clock mas em nenhuma delas obtive sucesso, fiquei sabendo que talves meu problema seja o kernel, e quero uma segunda opniao, pois nao quero voltar para o windows pois estou amando a comunidade de voces aqui
des de ja agradeço a ajuda
setup:
processador: i5 8gen
placa de video: mx150 2gb
siistema: pop 20.04
notebook
Boas vindas ao fórum!
Tá usando qual distro?
Se for o Ubuntu, qual versão?
Quer ter pouca dor de cabeça sendo novato no Linux, ainda mais tendo um laptop híbrido? (Intel + Nvidia)
Instala o Pop!_OS. Essa distro possui uma ISO que já inclui os drivers de vídeo Nvidia por padrão e, caso deseje, para fazer switch dos gŕaficos (Nvidia to Intel), basta clicar no ícone de energia, selecionar os gráficos dedicados e reiniciar a máquina.
Uma dica de ouro: dê preferência pela versão 20.04, pois é LTS e tem uma estabilidade mais interessante, fora um suporte até ~2025.
Talvez não seja o Kernel não, ainda mais para estar acusando o cpu de baixa perfomance. O Kernel usado no Ubuntu 20.04 (e seus derivados) é o 5.11.x, que já oferta suporte a oitava geração a um bom tempo.
uso o pop,