Baixo desempenho no csgo causado por travamento do clock da cpu

O nvidia-driver do Linux já habilita o VSync por padrão. Se você quer desabilitar o VSync do driver, abra o nvidia-settings > OpenGL Settings > desmarque a caixa “Sync to VBlank” e clique em Sair.

@Space Agente conseguiu te ajudar?
Se poder marcar como resolvido.

1 curtida

entao pessoal, tentei instalar outra versão do pop os, mas nao deu certo, instalei ubuntu e com relação aos fps ficou bom, mas estava dando muitos artefatos na tela, e mesmo aparecendo 100 fps dava pra sentir que o jogo estava muito travado, minha solução e voltar para o windows, adorei o linux, para trabalho é exelente, agora para jogos sem possibilidade

Na verdade dá de jogar tranquilamente Cs no Linux. Não adianta apenas usar uma ditros (que foi seu caso, afinal, Ubuntu e o Pop!_OS possuem a mesma base). Tu tem um mar de distro ai para testar, tipo o Solus, Gecko Rolling, Manjaro são umas que são excelentes exemplos de base diferente do Ubntu/Debian. Se tu tiver um tempo, recomendo fortemente testar outras : )

Exemplo do que rodar nativamente (exceto o Doom 2016 e o Snake Pass, mas que foi apenas habilitar o Steam Play e tá na mão)

vou testar o manjaro

Eu rodo CSGO no Windows 11 com uma média de 220 FPS. Instalei o POP! OS, segui o tutorial do Dio (vídeo no youtube), o S.O está tualizado, o driver da NVIDIA tb, o processador AMD tá “setado” para alta performance, mas o jogo tá todo bugado, além de artefatos na tela, o FPS tá todo alterado, média de 20 FPS.

Praticamente essa é a única limitação que ainda faz com que eu permaneça com o Windows instalado. Alguém sabe se esse problema é referente a alguma configuração de software ou realmente são limitações que o LINUX tem com alguns jogos… Alguém pode me dar um bizu ?

Algo de errado não está certo com essa taxa de quadros. Você baixou a ISO com os drivers da Nvidia? Você mudou para usar os gráficos dedicados? Duvido que tenha, isso não é normal.
O glitch de texturas é devido ao update dessa nova operação (Riptide), que aparentemente só afetou o porte para Linux (ao que tudo indica, distros baseadas no Ubuntu)

Então, estou em busca da solução. Eu baixei a ISO com os DRIVES da NVIDIA, fiz a instalação sem problema. Depois atualizei o sistema operacional e a versão do driver da NVIDIA que está instalado é o 470.86.

Tem algum comando que eu possa rodar no terminal pra ver se tem algo errado nos drives ou algo semelhante ? No momento não sei qual caminho seguir, continuo pesquisando.

Como eu disse, nem a pau juvenal você está usando os gráficos dedicados, é impossível pegar 20 fps…


Olhe o seguinte tópico: [Dica] Uso de gráficas integradas e dedicadas em laptops (*Ubuntu e seus derivados)

Essa dica é só para quem possui placa de vídeo integrada e dedicada ou pra qualquer situação ? Porque eu uso um Desktop (processador AMD Ryzen 5 3600) e possuo somente uma placa de vídeo dedicada (NVIDIA GeForce GTX 750). Digo isso porque não tô achando essas opções que vc colocou aí no print.

Ok, pensei que fosse problemas com o Nvidia prime/Optimus. Mas é impossível estar pegando fps tão baixo assim. Qual versão do Pop!_OS?
Se o gamemode não estiver instalado e configurado para abrir com o CS:
1- sudo apt install gamemode
2- Coloque o seguinte comando nas opções de inicialização do jogo gamemoderun %command%

Você pode instalar o mapa da comunidade “config generator” e atirar onde esta escrito “fps boost”. Aumenta um pouco, mas ajuda de qualquer forma…

Estou usando a versão 21.04 do POP!_OS. Eu basicamente segui esse vídeo do Dio para preparar o sistema para jogo: Configurando Pop! OS para jogos (Linux Gaming) - YouTube

Em relação ao gamemode, ele está instalado e estou usando estes comandos de arranque no meu CSGO:
gamemoderun %command% -w 1280 -h 960 -refresh 144 -freq 144 +mat_queue_mode 2 -high -d3d9ex +fps_max 0 -autoexec zuzir.cfg -novid -nojoy

É possível que mais de um driver de video esteja rodando ? Se bem que eu não instalei nenhum por fora, basicamente só atualizei o sistema por meio da pop!_shop.

Why? DX9 só funciona no Windows… Linux usa o OpenGL, zé. Tira tudo isso, só deixa o game mode e não inventa moda. E por sinal, de novo eu falo, ser 21.04 não significa ser melhor que o 20.04. Versões não LTS são usadas para testes, não para uso final, bugs são esperados de acontecer além do normal.