Baixando Linux zorin os primeira vez

Calma, vc tem um pendrive de 128 gigas ou vc tá escrevendo em um disco rigído/partição?

Aliás eu tenho a leve impressão que esse “Large FAT32” vai dar problema, sempre usei NTFS.

Nao sei o que é grub. Eu usei o virtual box.

Eu estou usando um pendrive 128gb da SanDisk cruzer blade

GRUB é tipo um bgl que inicia antes do sistema, é tipo um menu que você pode usar pra selecionar um sistema pra iniciar

Eu pesquisei e me falaram para usar fat16 mas ele suporta até 2gb so é o zorin os pesa 3,5 gb

Blz, é que eu levei um susto achando q você tinha sobrescrito alguma partição.

você pode enviar uma print do menu com as opções? eu lembro do meu só ter FAT e NTFS no rufus.

Realmente parece não ter o suporte o UEFI….

2 curtidas

É possivel usar NTFS para dar boot com o Zorin OS?

Sugiro tenta gravar o USB com as configurações padrão e marcar no rufus a opção:
opções de comparabilidade para BIOS antigos

Já tentei isso antes e também não funcionou

Eita, tem que ir eliminando as possibilidades… apesar do pendrive ser novo pode estar com defeito. Já passei por isso tentando instalar o Windows no computador da minha filha… testei com outro pendrive deu certo.

Ou tentar com outra distribuição linux, mas a acho mais provável ser o pendrive com algum defeito.

Entendi, eu estou achando que o problema é o pendrive mesmo, eu pesquisei na internet e 1 pessoa falou sobre isso. O ruim é que não tenho outro pendrive pra testar, vou ter que ver outra distro

Tenta baixar outra distro, tipo Linux Mint e Fedora, pra ver se também dá esse erro :thinking:

Não sei se essa informação é útil, mas vi aqui meu pc não é compatível com windows 11, não tem secure boot.

Tem algum linux para iniciantes que não precise de secure boot nem uefi?

Abre o Terminal do Windows (Prompt de Comando) e digita systeminfo, copia e cola tudo aqui sem tirar print de tela

Você vai fazer o seguinte:
1-Baixar e instalar o ventoy
2-Criar o pendrive Bootavel com o Ventoy (Se aparecer algo para escolher o systema de arquivos escolha NTFS)
3-Copie e cole a ISO do Zorin no Ventoy
4-De boot e entre na BIOS
5-Desabilite o Quick Boot
6-F10 para salvar e sair
7-De o Boot usando o Pendrive e escolha grub mode
8-Instale o Zorin

Não consigo instalar NTFS no ventoy. Ventoy sempre dá erro no NTFS ou Fat32

Botão direito no Iniciar do windows > gerenciador de disco > ache o pendrive > Botão direito nele > Excluir Volume > Aguarde a operação terminar > Botão direito Formatar > NTFS

Se não colocar em NTFS vc não vai conseguir dar boot em nenhum LiveCD Linux das distros mais conhecidas pq elas todas são maiores que 2gb