Baixando Linux zorin os primeira vez

Eu quero baixar o Linux zorin os no meu computador mas antes preciso saber só uma coisa.

Eu estou com dificuldade para entrar na BIOS do PC e eu testei já antes baixar o zorin numa máquina virtual e ele deu erro.

Estou com medo de tentar baixar no computador e dar erro no processo e não conseguir mais entrar na BIOS, acaso se der erro na instalação e eu retirar o pendrive e reiniciar o computador, o que acontece?

Ele volta pro windows?

Bem-vindo @Halem!

Sim, ao retirar o pendrive, o Windows continuará funcionando.

Provavelmente a ISO baixada está corrompida, só baixar novamente.

1 curtida

Acabou dando esse erro, você sabe como resolver?

Qual software você usou para fazer o pendrive bootável? Chegou a testar em outro pendrive?

Eu usei o rufus e acabei de comprar esse pendrive

Use o balena etcher

1 curtida

Como posso usar ele? Tentei baixar no meu pendrive e deu esse erro
Eu preciso desinstalar o rufus ou alguma coisa assim?

Baixe o arquivo iso novamente e verifique o arquivo com sha256sum

Vi que no site não fornecem o arquivo de verificação.

Recomendo baixar pelo navegador.

Não use aplicativos.

1 curtida

Eu estou baixando o Linux pelo windows, o que é sha256sum?

Antes de tornar o pendrive bootável com o Ventoy, por exemplo, verifique se a iso não está corrompida. Você pode fazer isso no Windows da seguinte maneira.

1 - Identifique o diretório onde você salvou a ISO baixada, por exemplo em Downloads.

2 - No menu iniciar, digite powershell e aperte enter.

3 - Rode o comando certutil -hashfile C:\Users\%USERNAME%\Downloads\Zorin-OS-18-Core-64-bit.iso SHA256

4 - Verifique se bate com esse código b8e4e7de04448c5255420fed5f3bb22fa5a5e397d9ca1144da54a3310b3760b2

2 curtidas
sha256sum -c  SHA256SUMS.txt arquivo.iso
1 curtida

O que é isso?

Foi mal. Passei comando linux

CertUtil -hashfile [nome_do_arquivo] SHA256

Em vez de colocar o caminho, entre na pasta que está o arquivo e digite o comando

1 curtida

Tente novamente com o comando Get-FileHash -Algorithm SHA256 C:\Users\%USERNAME%\Downloads\Zorin-OS-18-Core-64-bit.iso

1 curtida

Onde você salvou o arquivo?

Na pasta downloads

No site do Zorin tem instruções de como verificar a integridade da ISO pelo SHA256.
Nas instruções tem o link de um programa (com versão windows) que você pode usar para obter o SHA256 da ISO que você fez download e comparar com as questão na página do Zorin.

Detalhe, muito cuidado na hora de instalar para não substituir sua partição Windows. Existem tutorias acho que do próprio Dio e do @Daigo mostrando como fazer essa instalação lado a lado.

1 curtida