Audio MIDI não toca em jogo via WINE [RESOLVIDO]

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Recentemente consegui rodar um jogo chamado Idinaloq no Linux (Zorin Os), criei um prefixo 32 bit - windows xp, instalei o directx 8 e algumas dll. O jogo rodou sem maiores problemas, porém a música de fundo não toca, essas em questão estão em arquivos .MID, falas de personagens que estão em .wav são reproduzidas.

ao executar o jogo via Wine ele retorna alguns erros:

wine: Unhandled page fault on read access to 00000002 at address 6F4072C0 (thread 00a4), starting debugger...
006c:err:ole:start_rpcss Failed to start RpcSs service
00bc:err:ole:start_rpcss Failed to start RpcSs service
003c:err:service:process_send_command receiving command result timed out
0024:err:winediag:MIDIMAP_drvOpen No software synthesizer midi port found, Midi sound output probably won't work.

OBS: o jogo roda, somente as músicas não tocam.

alguma forma de contornar essa situação?

Parece que o wine esta reclamando de falta de software para reproduzir o .MID.
Ele diz “0024:err:winediag:MIDIMAP_drvOpen No software synthesizer midi port found, Midi sound output probably won’t work.”
Já tento instalar um reprodutor MIDI no seu sistema operacional? veja bem, o Wine é uma API que converte os binários da linguagem de maquina do software para Windows, para uma linguagem de maquina para os software do sistema operacional GNU/Linux interpretar, se a implementação de desses software usados na saída da conversão não estiverem disponível, o Wine reclama da falta desses software.

Já tento instalar software para tocar esses .MID, aqui eu achei 2 pacotes, um é o “pmidi” e o outro é “playmidi” tem também o “osmidi” “e2jmidid” este ultimo é para o driver de áudio “ALSA”. Mas tem outros.

1 curtida

Eu já me deparei com essa situação também, pelo que li na Arch Wiki, você tem que fazer umas configurações para que o Wine possa reproduzir som em MIDI. Eu confesso que já tentei, mas sem sucesso. Instalei os pacotes, consegui reproduzir MIDI em players de música e até pela linha de comando, mas no Wine não funcionou.

Mas vou deixar esses links, vai que vc tem mais sorte do que eu rsrs:

MIDI - ArchWiki

Wine - ArchWiki (seção 2.4.1)

MIDI -WineHQ Wiki

1 curtida

vlww amigo, vou dar uma olhada com tempo nos links, tendo sucesso retorno aqui

1 curtida

Pessoalmente, o que eu faço aqui é instalar o FluidSynth e alguma soundfont (a Fluid é de código aberto e está na maioria das distribuições).

Daí, num terminal eu rodo (o caminho exato varia conforme sua distro empacota a Fluid e as demais soundfonts).
fluidsynth /usr/share/soundfonts/FluidR3_GM.sf2

E inicio o Wine. Sempre funcionou pra mim (apesar de não ter funcionado para algumas pessoas para quem eu passei esse tutorial).

Como o MIDI é basicamente uma “partitura digital”, o som exato é determinado pelo programa que está reproduzindo o arquivo, não pelo jogo. No caso do FluidSynth, o som que ele produz depende do arquivo SF2 que você passa na linha de comando.

Pesquisando mais, você pode usar outras soundfonts no lugar da Fluid e experimentar com o som do jogo. Há soundfonts baseadas no arquivo gm.dls do Windows para gerar um som quase igual ao do sistema da Microsoft, outras como a Arachno feitas especificamente para enriquecer o som de jogos antigos, etc.

3 curtidas

obrigado @Capezotte , deixando o fludsynth aberto rodou certinho, depois vou escrever um lançador para abrir o fluidsynth e depois o wine.

Que bom que teve êxito em rodar seu joguinho favorito no GNU/Linux <3

1 curtida

Se você curte jogar esse e outros jogos dos anos 90 com frequência, uma outra opção aqui é usar o serviço do systemd para o Fluidsynth que vem no Debian e derivados.

Primeiro, crie o arquivo ~/.config/fluidsynth com o conteúdo:

SOUND_FONT=/usr/share/soundfonts/FluidR3_GM.sf2

(se preferir outra soundfont, use o caminho pro arquivo dela.)

E depois ative o serviço rodando systemctl --user enable --now fluidsynth (sem sudo).

Ativando ele você tem um arranjo parecido com o do Windows (MIDI estando sempre disponível para os aplicativos).

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.