Atualmente algum de vocês ainda fica na dúvida Gnome/KDE?

O principal motivo da pergunta é bem simples, atualmente não existe mais o debate em qual é melhor, pois cada uma cumprem se papel aquilo que se pro pós, porém o motivo da pergunta é em outra linha de conhecimento, atualmente com as DE’s se consolidadas, ainda os usuários ficam na dúvida sobre ou apenas escolhem uma e ficam nelas sem se questionar sobre ?

O KDE tá tão bom que, nem penso duas vezes instalo logo ele.

Mas isso depende da distro o Debian até hoje não concertou o bug iniciall no KDE deles por exemplo,

No arch fedora opensuse o KDE ta top.

2 curtidas

Quando testei o Gnome eu até que gostei, mas ter que ficar instalando extensão me fez desencanar. Eu estou esperando o cosmic ficar mais maduro para eu testar, pois ele me chamou muita a atenção.

No momento eu não troco o KDE por nenhuma DE

4 curtidas

Se você quer uma desktop diferente do Windows, Gnome. Caso contrário, KDE.

Ah cara elas estão maravilhosas, a decisão deve ficar no testes do uso diário de cada uma delas.

Eu sempre fui usuário e defensor ferrenho do Xfce, mas depois que me aventurei pelo I3wm e pelo Sway me adaptei muito bem ao fluxo e a proposta do Gnome.

Sobre KDE é muito completo até demais para meu gosto. Gosto de coisas minimalistas e também tem a questão do programas que estou acostumado serem em Gtk.

Então é isso, tecnicamente as duas estão maravilhosas acho que para decidir deve ser questão de gosto mesmo e a experiência de uso de cada pessoa.

1 curtida

Antigamente Gnome era mais leve (do) que o KDE, mas este virou o jogo, está bem leve e enxuto em relação ao gnome.

No Wayland o Gnome está bem a frente do KDE, tenho problemas no Wayland tanto com GPU Nvidia no meu pc como Intel Integrada no meu note de trabalho.

Mas como eu uso PC e não tablet uso KDE no Xorg.

Que tipo de erro ?

Esse bug do ibus

Gnome ou TWM pra mim é o ideal, simples e funcional.

Usei muito o KDE, mas é como o amigo disse ali, ele é completo demais pro meu gosto kkkkkkk o gnome se vier já configurado como no Ubuntu, Zorin ou Bluefin pra mim é perfeito, mas se não, também n vejo problema em deixar ele do meu gosto.

Independente de qual usar, os dois atendem muito bem, o GNOME sendo muito mais minimalista e o KDE sendo extremamente customizável podendo deixar do jeito que você preferir, tanto totalmente “perfumado” ou totalmente minimalista, porém com muito mais passos de customização.

O Gnome depois da versão 46 e o KDE depois da versão 6 deram uma guinada absurda, o negócio melhorou exponencialmente nesses últimos updates. Acho que qualquer um dos dois hoje e dia cai na pura preferência e gosto pessoal.

2 curtidas

Vivia intercalando os dois lá na década de 90. Com o tempo acabei optando pelo KDE e não mudo mais. :grinning_face:

2 curtidas

Polimento do Gnome faz dele o meu favorito.

1 curtida

Pra mim só GNOME mesmo, dá conta do recado aqui.

O kde visivelmente melhorou bastante.

No momento uso ele e não penso em trocar.

Contudo o gnome para mim é muito bom, mas os programas do kde são melhores.

1 curtida

Duvido que vc adivinhe qual eu prefiro…

A primeira distro que consegui rodar em sessão Live (ainda nos tempos do CD) foi um Kurumin 4.2, +/- meados dos anos 2000. – Instalei um Kurumin 5.1 no final de 2007, quando consegui um 2º HDD – e depois troquei pelo Kurumin 7.0-r3 (KDE 3.5.5).

O “K” de Kurumin já diz tudo. – Quando ele foi descontinuado, a dica geral era que o Kubuntu seria o substituto “mais parecido” – pois eu ainda estava aprendendo, e não queria começar do zero outra vez.

Cheguei a experimentar o Ubuntu (Gnome, Unity), umas 2 ou 3 vezes (por poucos dias), mas não consegui me adaptar. – Desde Abril 2009, fiquei com o Kubuntu.

Portanto, em Dezembro 2025 completei 18 anos usando KDE.

Motivos? – Por ser “configurável”, até o último fio de cabelo. – Mas não me refiro à “aparência”, “temas” etc. – e sim, aos detalhes do funcionamento geral.

Tem configurações demais? Fica muito confuso? – Sim, para quem usa pela primeira vez, e nunca mexeu com muitas configurações. – Para quem usa KDE há 18 anos (e anota), isso é mais vantagem do que desvantagem.

1 curtida

Tentei me acostumar com o gnome e quando vi tinha tranformado ele no kde :sweat_smile:

Então fui para o kde e estou ate hoje

1 curtida

Entre KDE e Gnome, escolho o KDE sem pensar.

Os programas são muito competentes, o Dolphin é extremamente poderoso e ainda não precisa instalar extensões para coisas que, para mim, são básicas.

E a diferença de consumo entre o KDE e o Gnome é desprezível.

2 curtidas

Eu sou alguém que tem duvida rsrsr

O kde tem tanta configuração, widget, icone e menu que me dá uma fadiga de escolha. Não sei se existe alguma distro kde com uma proposta mais minimlista, mas seria legal.

O gnome tem um bom workflow e boas extensões (embora eu não goste tanto da ideia de extensões de terceiros para funcionalidades básicas, já que elas podem ser abandonadas a qualquer momento), porém o libadwaita me cansou. Os apps são muito grandes e muito brancos e as funcionalidades ficam escondidas em submenusque exigem varios cliques.

No fim, não estou usando nenhuma das duas, e aguardo ansiosamente a chegada no cinnamon no wayland.

Não gosto do cinnamon, acho muito largado.

Configurações mal feitas.

O linux é bom por causa disto, te oferece escolhas.

Usei durante muito tempo xfce e gnome.

Troquei para kde e estou satisfeito.

@liviaaa

Contudo acho que tantas opções de configuração pode atrapalhar, em vez de ajudar.

2 curtidas