Atualmente algum de vocês ainda fica na dúvida Gnome/KDE?

O fato do KDE Pasma ter muuuitas opções de configuração não quer dizer que você precisa mexer em tudo. Eu, por exemplo, altero muito pouca coisa, quase nada.

Mas pra ajudar, existe um software que salva a sua configuração pra você reaproveitar depois. Chama-se Save Desktop.

2 curtidas

O que me prendi no kde é o ecossistema dele: kde connect, okular, dolphin… e a maioria dos apps que uso é em QT.

Tentei gnome usando GSconnect, mas não fica bom igual o kde connect.

Fora que o kde tá cada vez mais leve, meu notebook nem esquenta.

2 curtidas

Eu não tiro os méritos do KDE, inclusive é o que indico para quem está migrando de sistema. E prático, é configurável e é completo. Porém não consigo usar, parece que tudo que vai abrir tem que fazer um loading.….

3 curtidas

Bem, você não precisa mexer em tudo. Eu mexi em meia dúzia de opções e cheguei num Desktop que me agradou bastante.

E isso é o que mata o Gnome em distros Rolling Release, pois a cada atualização do Gnome, as extensões param de funcionar. Deixei de usar o Gnome, pois isso estava me incomodando bastante.

2 curtidas

widget também.

Estou usando uma que tem um bug.

Esperando atualização.

O que realmente chama atenção, é que os programas são mais completos.

Os aplicativos do KDE Plasma são realmente incríveis. O KDE Connect então é uma mão na roda. Não consigo ficar sem ele.

3 curtidas

Assino embaixo:

Não consigo ficar sem:

• KDE Connect
  • Dolphin
  • Kate & KWrite
  • Konsole
  • KDiff3
  • Okular
  • KStars
  • Gwenview + ksnip
  • KRuler
  • KRename
  • K3b (*)
  • KFind
  • Filelight
  • KTorrent
  • Ark
  • Sigil

No entanto, também uso intensivamente vários aplicativos GTK – sem perguntar se são do Gnome ou não:

• GParted (além do KDE Partition Manager)
  • Gimp
  • LibreOffice
  • Chrome
  • Foliate
  • gnome-screenshot

EDIT - Como que eu já ia esquecendo o gnome-screenshot…??

3 curtidas

Esse é excelente. Mesmo usando o Openbox, eu ainda uso o Gwenview em Flatpak. Ele tem exatamente o que preciso.

2 curtidas

Esse seu grande amor pelo KDE me fez ponderar, na minha próxima formatação (espero que demore um pouco :sweat_smile: ) vou fazer um experimento com LXTQ.

2 curtidas

O problema é que eu preciso mexer rsrrs

O kde padrão é muito poluido para mim, tem muito icone, muito botão, muita coisa estourando na cara e eu nao sei para onde olhar. Aí cada coisinha desabilita em um lugar diferente, acho trabalhoso.

O lxqt faz um bom trabalho de limpeza, deixa tudo mais suave, mas ainda apanho um pouco para mexer nele. No momento estou no lxde, porque estou usando um raspberry pi como dispositivo principal para escrever artigos e estudar, e os apps gnome sem libadwaita são o que mais me agrada, mas estou namorando o lxqt tb.

Eu uso bastante VLC e Qbittorrent que são em QT.

No gnome tem que instalar o QT pra eles acompanharem o tema escuro.

2 curtidas

Mas espere… Ainda tem mais !!! :grinning_face:

O “kimageannotator” (Shift+A), que vem com o Gwenview, não guarda as configurações que a gente faz. – Toda vez, precisa configurar tudo de novo: – A fonte, tamanho da fonte, com caixa ou sem caixa em volta de texto, cor do retângulo (com ou sem preenchimento) etc.:

Aí, a gente pode instalar o “ksnip”, que vem com o Spectacle, e que é mais completo – e pode-se incluir no Gwenview entre as opções de “Abrir com”:

Ele “lembra” as opções que a gente já fez antes:

Infelizmente, não inclui OCR. :face_exhaling:

Para isso, é preciso usar o Spectacle – selecionar a área que se deseja capturar…

… na janela do próprio Spectacle, selecionar Export >> Extract Text by Language >> Português…

… e eis o texto no Clipboard:

O recurso Spectacle OCR do KDE permite copiar texto diretamente de
screenshots, facilitando a extração rápida de informações e aumentando
a produtividade no Linux sem necessidade de programas adicionais.
O Spectacle, a ferramenta de captura de tela do KDE, finalmente recebeu a
nova funcionalidade de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) . Ou seja,
agora você pode copiar texto diretamente de suas capturas de tela no Linux.
O recurso OCR do KDE Spectacle facilita a vida de quem precisa extrair texto
de imagens. OCR, ou reconhecimento óptico de caracteres, identifica as
palavras dentro de uma screenshot. Basta capturar a tela e usar a função para
copiar o texto automaticamente.
Isso evita digitar manualmente, economizando tempo e esforço. O recurso é
especialmente útil para textos longos ou quando você precisa copiar
informações rapidamente.
Além disso, o OCR integrado ao Spectacle funciona diretamente no ambiente
Linux, sem precisar de programas extras. A simplicidade da ferramenta torna
esse processo rápido, prático e acessível para qualquer usuário.

:open_mouth:

… mas é claro que, antes, precisei instalar o tesseract + tesseract-data-por – e aproveitei pra instalar também o tesseract-data-eng. :wink:

1 curtida

Eu ia incluir o VLC, mas fiquei em dúvida se era Qt ou GTK.

Tenho 5,5 mil musiquinhas numa partição, que o VLC vai tocando aleatoriamente, uma beleza.

Mas ultimamente parei com isso – para escutar qualquer barulhinho dentro de casa, no quintal, ou na vizinhança.

2 curtidas

Argumento interessante, talvez esse seja o motivo de que a maioria das distros baseadas no arch usem KDE

3 curtidas

Po, eu acho o KDE padrãozão bem out-of-the-box, aqui mesmo com o KDE seco do Debian 13 eu personalizei pouquíssimas coisas, só troquei a barra para a lateral, mudei os ícones e escureci um pouco as cores das janelas para não ficarem tão claras e agressivas pra vista, além dos atalhos do teclado mas isso faço em qualquer DE/WM/Etc. Hoje em dia tô achando melhor usar mais padrãozão do que ficar personalizando muito, as DEs já acompanham defaults bem funcionais. O próprio Gnome quando usava era praticamente padrão, poucas extensões, olha que usei Gnome durante muitos anos, até hoje a memória muscular vai para algum atalho ou função do gnome no reflexo hehe.

Isso das extensões abandonadas foi um grande motivador para eu ter ido para o KDE também, além do gerenciamento de telas secundárias e escala com resoluções maiores. Como uso LTS fico muito tempo acostumado com o workflow e isso de poder perder tudo era terrível.

1 curtida

Gnome e KDE realmente estão incríveis, mas me apaixonei pelo Niri e o Dank Material Shell. Os dois mais o Fedora 43 tem sido a minha escolha. Recomendo a todos.

Eu sigo preferindo o KDE Plasma. Por enquanto me adaptei melhor a ele.

1 curtida

O KDE é bem mais estável em suas atualizações. Talvez, só haja problemas com os adicionais do KDE em atualizações de Série (como do KDE 5.x para o 6.x).

2 curtidas

Eu, atualmente, uso Linux Mint 22.1 Xia com Cinnamon; mas eu realmente gosto do enlightment por ser bem leve e me remeter de volta a época em que comecei a aprender Linux! Tentei até utilizar no Linux Mint, mas não funcionou muito bem. Diante da impossibilidade de utilizá-lo, permaneci no Cinnamon pelo baixo consumo de recursos do sistema, tendo em vista que meu notebook tem só 8gb de ram. Um abraço.

1 curtida

Eu também não altero nada no kde, uso praticamente do jeito que ele vem.

1 curtida