Atualização Manjaro - Sistema quebrou

Olá.

Recentemente estou tendo problemas com a atualização do Manjaro que, após a troca do Kernel ocorre tela preta e não há muito o que fazer.

Pensando nisso, após quebrar o sistema duas vezes (visto que excluía das opções de escolha de Kernel no grub o único kernel que funcionava), recuperando com o timeshift (apesar que demora +4 horas pra recuperar), optei por selecionar para ignorar a atualização do kernel 5.7.19-2 que estou usando, bem como ignorar a atualização dos drivers da NVidia.

Pois bem, apesar disso, notei que os kerneis 5.10 e 5.4 foram instalados, os quais já removi e continuo com o Kernel funcional. E portanto não sei se os drivers foram atualizados, apesar que estava marcado para ignorá-los.

A grande questão é a seguinte. Há como reverter essa atualização sem eu ter de recorrer ao timeshift?

Não sei o que pode ter causado isso. O que de maior detalhe posso fornecer é que no tty2 ao tentar executar startx ele retorna error (1) e nem manualmente tentando as combinações de teclas aparece alguma área com interface gráfica.

No momento está um pouco complicado para executar o inxi -Fxza para fornecer maiores informações. Caso não haja maneiras de como recuperar, de madrugada optarei pelo timeshift novamente.

Não remova o 5.4, exatamente pelo Manjaro te oferecer mais de um kernel, vc fica com um estável pra não precisar sofrer com o Timeshift.

Compreendo.

A questão pertinente quanto a isso é que na outra vez que ocorreu a quebra do sistema e que eu tive optar pelo timeshift, o kernel 5.4 e 5.9 estavam disponível (e recentemente o 5.10). Em todos testei, mas todos apresentam o mesmo problema, o único que funciona para mim é o 5.7, quando tentei o 5.8 deu tela preta e voltei ao 5.7.

Portanto tentei isolar as causas mais prováveis, que seriam o kernel e os drivers de vídeo, mesmo assim após eu ter forçado eles serem ignorados (o que não tenho certeza se foi totalmente), o problema volta.

Nas outras vezes foi o kernel o problema, agora eu forçando ficar o que sei que funciona, o que ocorria com a troca de kernel ocorreu com o já funcional.

Dá uma olhada no Manjariando, tem um post lá sobre drivers da Nvidia

Eu sempre acompanho o fórum do Manjaro e quando vou atualizar fico de olho pra ver se deu problema com alguém e como foi resolvido. Nunca tive problema, mas como meu vídeo é Intel creio não poder servir de base no seu caso. Mas fica a dica para ficar de olho no fórum do Manjaro.

Do fórum do Manjaro:

With the Stable-Update on the 2020-12-30 we decided to Remove outdated Nvidia Drivers. This resulted in a massive negative feedback and broken systems.

1 curtida

Apesar de diversas tentativas ainda não obtive resultados.

Reinstalei os drivers free e nonfree mas nada. O máximo que consegui foi detectar que ao dar o comando systemctl is-active nvidia retorna como inactive.

Já tentei de diversas formas ativar, mudar os drivers e fazer o possível, mas aparentemente dará muito mais trabalho e sem garantias de sucesso ficar tentando.

Por fim, apesar de ser a contra gosto, terei de novamente recorrer ao timeshift e de agora em diante apenas atualizar pacotes que uso com mais frequência e que conheço, visto que apesar de indicar que o problema em si são os drivers, não sei se algo mais não contribui para a situação, decorrente do fato de ter selecionado para ignorar tal atualização de pacote dos drivers.

Por fim, não quero delongar e ocupar seus tempos.

Irei deixar o tópico em aberto, quem saiba futuramente seja útil a alguém.

Agradeço a atenção e a ajuda.

1 curtida

Veja se ajuda:
https://manjariando.com.br/2020/12/24/driver-nvidia-390-kernel-510/

2 curtidas

Adicionei o repositório, mas ao listar não constava opção para mim, não aparecia a disponibilidade do driver ao executar o mhwd, apesar de eu ter atualizado os repositórios. Provavelmente não achei devido a algum descuido meu.

Por fim, fora as demais opções que tentei, nada deu devido resultado.

Já está ficando tarde portanto insistir é algo que não mais compensará. Já executei o timeshift.

Verei se há algo a fazer para deixar essa restauração mais enxuta, visto que tenho a impressão que futuramente ela se fará necessária novamente.

E quanto as atualizações é algo a ver, visto que não sei se a causa deste problema foi somente provinda dos drivers, então para não quebrar o sistema, terei de ser cauteloso ao que atualizar, apesar que deixar o sistema em parte desatualizado não é algo bom. Ficarei de olho no fórum do Manjaro para maiores informações também.

Obrigado a todos que auxiliaram.

Eu acho que vc está complicando demais.
Qual o problema específico? Você seguiu as instruções de update
no tópico de atualizações do Manjaro oficial (precisa saber inglês e
um pouco de tempo para ler):
Mas respondendo a sua pergunta:

A grande questão é a seguinte. Há como reverter essa atualização sem eu ter de recorrer ao timeshift?

Primeiro, acesse um mirror do Manjaro (pode ser da sua lista de espelhos):
http://manjaro.c3sl.ufpr.br/

Faça download dos pacotes que gostaria, depois de feito o download:

$ sudo pacman -U [caminho/até/o/pacote]

Por vezes considero demasiadas variáveis, portanto acabo complicando a situação.

O problema específico era que ao dar boot ocorria tela preta.

Anteriormente isto era proveniente da troca do Kernel. Nas duas situações passados houve a atualização dos drivers e do kernel (5.9 e 5.10 respectivamente) e eu não pude mais utilizar o sistema.

Com isso, desta vez atualizei o sistema mas antes configurei para ignorar os pacotes do kernel e dos drivers. Por certo considerava estes pontos os principais que ocasionavam o problema.

Mas agora, teoricamente sem atualizá-los, o problema voltou e eu não sei apontar a causa principal.

A atualização era grande, havia tempo que não atualizava, o que dificulta eu determinar o que poderia ter causado fora aqueles fatores já supracitados.

Mas por fim, por causa da conveniência do momento, apesar de ser desejável eu conseguir manter o sistema em dia e resolvendo o problema, o mais viável foi recorrer a restauração do sistema.

1 curtida

Não tem problema ficar muitos meses sem atualizar o sistema (até um ano OK).
Mas vc precisa ler os anúncios de atualização que são importantes e tomar as providências.

Bom, uma dica como eu só sei coisas genéricas seria vc ir perguntar pro forúm do Manjaro mesmo.
Mas sem ter lido os anúncios das atualizações do Manjaro, pode ser que tu tenha perdido do bonde.

Dica: poste as mensagens de erro, seja por foto ou copiar e colar (se possível).
Logs é o começo solução.

Com isso, desta vez atualizei o sistema mas antes configurei para ignorar os pacotes do kernel e dos drivers. Por certo considerava estes pontos os principais que ocasionavam o problema.

A gente só deve ignorar pacotes com problemas e se não conseguimos resolver os problemas com eles.

Entre com mais detalhes, o pessoal daqui tb é fera e eventualmente poderão te ajudar.
Boa sorte!

1 curtida

Ah, uma coisa é importante - se você usa o repositório do Manjariando e vier uma daquelas atualizações gigantes, é bom esperar até o dia seguinte. É o tempo do Tio Guda (que cuida do repo) colocar as atualizações dele em cima, aí nada quebra…

2 curtidas

Uma dica para você que usa placa da nvidia, mantenha o kernel lts instalado, pois nas versões mais nova do kernel pode dar conflito com o drive, até que a nvidia suporte o novo kernel. Não tinha necessidade de vc usar o timeshift, bastava fazer o donwgrade do kernel ou instalar a versão lts que o problema iria ser sanado.

1 curtida

Qual é o hardware exato do seu computador? Se sua placa Nvidia não tem suporte ao driver 450 ou superior, você irá depender de um patch para fazer o driver antigo funcionar com o novo kernel. E a mesma coisa quando outro kernel sair. E assim sucessivamente. Para mais informações: Driver NVIDIA ainda não compatível com Kernel Linux 5.9+ - #5 by KairanD

Para evitar esse problema e não ficar preso a isso, há duas soluções: manter-se no kernel antigo (5.4 LTS) ou trocar de distro (a Canonical prometeu suporte a esses drivers antigos durante mais alguns anos).

Nem coloquei o driver Nouveau como opção porque o desempenho é muito ruim. No caso de notebooks híbridos, é inutilizável (não há suporte ao PRIME como no driver proprietário).

O problema é que a Nvidia não dará suporte ao novo kernel para diversas placas que já tiveram atualizações de drivers encerradas. A GT 740M do meu notebook (que suporta no máximo o driver 418) é um exemplo.

3 curtidas

@j_sn
No início eu até acompanhava, mas por fim vendo que nas poucas vezes que tinha dado algum problema era proveniente do Kernel, era só selecionar no grub o kernel anterior e o problema era sanado, os demais pacotes se comportavam bem no sistema.

Mas nessa última atualização (fique ~1,5 mês sem atualizar), foi crítica a situação.

Eu tinha certo conhecimento dos problemas dos drivers, por isso deduzi que devido ao fato de não puder dar upgrade no kernel, manter os drivers atuais com o kernel atual pudesse evitar tal quebra, portanto atualizando os demais componentes/pacotes já estava de bom grado.

Eu havia procurado nas comunidades do Manjaro e do Arch tópicos semelhantes, mas por fim o que nas causas indicava fatores que eu já tinha tentado contornar, optei por última tentativa vir aqui, já que não tinha encontrado nada que tinha me ajudado.

De qualquer forma já me ajudou consideravelmente com suas ponderações/dicas j_sn, obrigado.

@Rodrigo_Chile

Ok, Rodrigo.

Obrigado por avisar, ficarei de olho nesta questão.

@anon36011843

O que me deixou um pouco confuso nesta questão foi que anteriormente, na primeira quebra, por ventura tinha instalado os novos drivers e automaticamente a versão lts. Mesmo assim ocorreu a tela preta, o que deixou em parte confuso sobre os motivos, só que naquele caso não fui a fundo para ver se o problema que ocasionou isso foi o mesmo da última vez.

Agora tinha optado por manter o kernel atual que uso bem como os drivers como ignorados na hora de atualizar, mesmo assim ocorreu a quebra.

@KairanD

Meu hardware já é um pouco velho. Apesar de não ter procurado especificamente, é bem sujeito que minha placa já não tenha mais a longo prazo suporte.

O Manjaro tem me agradado, apesar de alguns problemas, mas quem saiba futuramente não tenha de seguir sugestão sobre voltar para onde haverá suporte.

1 curtida

@Bakunin Aparentemente sua placa é suportada apenas até o driver 340.108.

1 curtida

A alternativa para a restauração do sistema ser mais rápida é usar uma partição específica para o seu /home. Nesse caso a restauração vai ficar em uns 20 a 60 GB.

Outra dica é fazer o backup em outro disco. Quando vc faz no mesmo disco, é um trabalho muito grande pra ler e copiar informações ao mesmo tempo. Quando tem dois discos, um só lê e outro só escreve. Se for HDD, fica umas 3x mais rápido.

Mais um ponto é gastar um tempinho pra ver alguma possível causa das falhas de inicialização, carregando o kernel sem as opções “quiet” e “splash”, que vc terá informações na tela a medida que o computador for iniciando. Se ele chegarno prompt de texto, ainda será possível ver o log do sistema e verificar as unidades do systemd que não inicializaram.

3 curtidas

O Tio Guda quer falar contigo, @Bakunin
https://twitter.com/manjariando/status/1345544125291048960

3 curtidas

Ok. Obrigado por avisar.