Atualização fedora

Toda vez que vou reiniciar ou desligar o Fedora há aviso de atualizações. Sempre atualizo a máquina via terminal, preferencialmente via o comando topgrade. Nunca tive problemas, mas nessa semana começou a aparecer o aviso que há atualizações.
Alguém está passando por isso?

System:
  Kernel: 7.1.10-200.fc44.x86_64 arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: GNOME v: 50.4 Distro: Fedora Linux 44 (Workstation Edition)
Machine:
  Type: Laptop System: LENOVO product: 82MD v: IdeaPad 3 15ITL6
    serial: <superuser required>
  Mobo: LENOVO model: LNVNB161216 v: SDK0T76466 WIN
    serial: <superuser required> Firmware: UEFI vendor: LENOVO v: GGCN61WW
    date: 11/28/2024
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 38.7 Wh (100%) condition: 38.7/38 Wh (101.9%)
CPU:
  Info: quad core model: 11th Gen Intel Core i5-1135G7 bits: 64 type: MT MCP
    cache: L2: 5 MiB
  Speed (MHz): avg: 400 min/max: 400/4200 cores: 1: 400 2: 400 3: 400 4: 400
    5: 400 6: 400 7: 400 8: 400
Graphics:
  Device-1: Intel TigerLake-LP GT2 [Iris Xe Graphics] driver: i915 v: kernel
  Device-2: Chicony Integrated Camera driver: uvcvideo type: USB
  Display: wayland server: X.Org v: 24.1.13 with: Xwayland v: 24.1.13
    compositor: gnome-shell driver: dri: iris gpu: i915
    resolution: 1920x1080~60Hz
  API: OpenGL v: 4.6 vendor: intel mesa v: 26.1.8 renderer: Mesa Intel Iris
    Xe Graphics (TGL GT2)
  API: EGL Message: EGL data requires eglinfo. Check --recommends.
  Info: Tools: api: glxinfo x11: xdriinfo, xdpyinfo, xprop, xrandr
Audio:
  Device-1: Intel 500 Series Family On-Package High Definition Audio
    driver: sof-audio-pci-intel-tgl
  API: ALSA v: k7.1.10-200.fc44.x86_64 status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.6.8 status: active
Network:
  Device-1: Intel Wi-Fi 6 AX201 driver: iwlwifi
  IF: wlp0s20f3 state: up mac: <filter>
Bluetooth:
  Device-1: Intel Bluetooth 9460/9560 Jefferson Peak (JfP) driver: btusb
    type: USB
  Report: btmgmt ID: hci0 rfk-id: 2 state: down bt-service: enabled,running
    rfk-block: hardware: no software: yes address: <filter> bt-v: 5.1
RAID:
  Hardware-1: Intel Volume Management Device NVMe RAID Controller driver: vmd
Drives:
  Local Storage: total: 476.95 GiB used: 26.78 GiB (5.6%)
  ID-1: /dev/nvme0n1 model: NVMe IM2P33F4 256GB size: 238.47 GiB
  ID-2: /dev/sda vendor: XrayDisk model: 256GB SSD size: 238.47 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 232.76 GiB used: 18.74 GiB (8.1%) fs: ext4 dev: /dev/nvme0n1p2
  ID-2: /boot/efi size: 952.1 MiB used: 20 MiB (2.1%) fs: vfat
    dev: /dev/nvme0n1p1
  ID-3: /home size: 233.67 GiB used: 8.03 GiB (3.4%) fs: ext4 dev: /dev/sda1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: zram size: 8 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/zram0
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 54.0 C mobo: N/A
  Fan Speeds (rpm): N/A
Info:
  Memory: total: 16 GiB note: est. available: 15.39 GiB used: 6.32 GiB (41.1%)
  Processes: 344 Uptime: 35m Shell: pk-command-not inxi: 3.3.41

Vi falar dessa novidade – que na verdade, já tem um bom tempo – mas imagino que, “de hora em hora Deus melhora” – e o Fedora, piora. :wink:

Uso Fedora desde Julho 2019 – quando, finalmente. consegui entender o básico dele – pois até então, eu mal entendia dos Buntus (Kubuntu, Mint, KDE Neon), e Fedora era “outro mundo”.

O problema – ou, a “falta de problema” – é que, há muito tempo, me acostumei a fazer as atualizações, só por comandos:

• dnf upgrade – no Fedora
  • urpmi – no Mageia
  • pacman – no Arch
  • zypper dup – no openSUSE
  • etc.

A primeira coisa que faço, após instalar qualquer distro, é remover o PackageKit – e, com ele, vai-se embora o Plasma Discover – a “lojinha” do KDE Plasma, que é meu DE universal.

(Outros DEs usam outra “lojinha” – e acredito que também iria embora, ao remover o PackageKit).

Essas coisas existem para “facilitar” – e para facilitar, introduzem várias camadas de complicações.

O PackageKit (2ª camada) é um “front-end”, dito “agnóstico” – ou seja, permite você lidar com todos os “tipos de gerenciamento de pacotes e atualizações” – apt, dnf, zypper, pacman, urpmi etc. – sem que você precise aprender nada sobre apt, dnf, zypper, pacman, urpmi etc.

A desvantagem, é que você não aprende nada sobre apt, dnf, zypper, pacman, urpmi etc. – coisas que seria muito bom, aprender.

As “lojinhas” (3ª camada) usam o PackageKit – e algumas, também o flatpak, snap, AppImage etc. – e eu acho que é nessa “3ª camada” que está a configuração para Ativar / Desativar essa bagaça aí, que tá te incomodando.

“Acho” – mas não tenho certeza – porque decidi eliminar esses “facilitadores”, com toda confusão e complexidade que eles criam.

Eu posso usar o Fedora a semana inteira, sem desligar – ou desligar e reiniciar várias vezes – e nunca fui incomodado por essas “facilidades”.

Ou, para dizer de outro modo: – Essas facilidades nunca apareceram para complicar minha vida.

Talvez os colegas possam informar, “exatamente onde”, você pode Habilitar / Desativar esse negócio “à la Windows”. :melting_face:

Boa tarde @t1t4 ,

experimenta antes utilizar os comandos

# limpar a cache
dnf clean all

# atualizações
dnf update

Boa tarde @frc_kde ,

Eu já uso Fedora quase desde o início :joy:

Também demorou entender, mas já percebi como ele funciona, o melhor é não ter pressa, porque raramente mas por vezes acontecem lançam pequenas atualizações numa fase beta que pouco depois sai a versão estável … !

raramente tive problemas com o PackageKit, e agora cada vez se usa mais snap e flatpack

A melhor atitude:

Se eu tivesse só 1 distro Linux, eu provavelmente pararia tudo – para corrigir cada pequeno detalhes que começasse a mijar fora do penico – e nisso talvez eu gastasse horas, dias, semanas.

Como eu tenho 9 a 12 distros em dualboot / multiboot, o mais prático é apenas “anotar” vários pequenos problemas – com a ajuda de inúmeras Capturas de Tela – que simplifiquei, automatizei, basta teclar PrtScn, e esquecer. – Salva automaticamente, pela data e hora, com indicação de qual distro.

Depois renomeio as que me interessa acompanhar, acrescentando algumas palavras curtas, padronizadas, para facilitar um CTRL+F – além de fazer anotações – em 1 arquivo TXT para cada distro, que abre automaticamente no Kate de cada distro.

Tenho sempre um “estoque de probleminhas”, de modo que nunca me falta diversão – assim como sempre tenho um estoque de coisas a fazer no quintal, ou tarefas a fazer em casa – de modo que nunca preciso pagar Academia, pra sair do computador e me exercitar, ha ha.

De uns dias pra cá, as capturas de tela do openSUSE são imagens “flat black”, sem nada, em arquivos (sempre) de 32,7 KiB – primeiro, usando o scrot – mas troquei pelo gnome-screenshot, e não mudou nada.

(E dispara o Som de Aviso, como se ainda estivesse usando o KDE Spectacle! – Diversão garantida, para quando eu achar que vale a pena brincar com isso!)

No Artix, Google Chrome / Facebook / Youtube / Google Earth estão usando CPU (e esquentando), como se não houvesse amanhã. – Melhorou, depois voltou a acontecer. – Instalei o Kernel LTS, e vou ficar algumas semanas, só olhando. – Continuo usando o Artix, e melhorou muito, mas, quem sabe, amanhã volta a endoidar? Ou, na semana que vem? – No hurry.

E assim vai. – Há tempos, o MX Linux não reinicia sozinho. – Uso o Alt+PrtScn+[R,E,I,S,U,B]. – Parece chato, mas a verdade é que só costumo reinicializar 1 vez por semana, então, pra que arrancar os cabelos?

O Arch reinicia de boas – mas no Menu, sumiu o ícone. – Preciso entrar nas opções, à direita. – Acho que já tive esse problema no PCLinuxOS, séculos atrás, e a solução foi muito simples (tipo*, deletar 1 arquivo de configuração, para que outro seja gerado automaticamente*). Qual a urgência?

Minha última estatística indica alguma coisa como 3.843 problemas, com margem de erro +/-844 para mais ou para menos. – Uma titiquinha de nada. :rofl:

Vou parar por aqui, pois o limite de caracteres não permite enumerar a lista completa.

O tempo que eu gasto com isso? – Quase zero. – No momento, estou de olho só em 2 ou 3 causos, que me parecem interessantes.

Um deles, se refere ao lm_sensors. – Eu era capaz de jurar que executei o sensors-detect em todas as distros que instalei – mas talvez precisasse executar de novo, após alguma atualização.

Fiz isso agora – e resolveu 1 pequeno probleminha (velocidade RPM da única ventoinha que tenho), em 7 distros. – Em outras 2 distros, precisei fazer mais alguma coisa. – Já tem 10 dias, que parece resolvido, em todas as 9 distros. A ver, se continua assim.

“se usa” = “é usado”

Por quem? – No por mi, hermano! – Só uso 10 Flatpaks em 1 PCLinuxOS (0 no outro, é experimental, e vou deletar algum dia) – e nenhum Snap, em nenhuma distro.

Afora isso, só 4 AUR no Arch – 3 AUR no Artix – e alguns “void-packages” no Void.

Nas outras 6 distros, tudo se resolve com simples comandos zypper, apt (na verdade, uso o Synaptic), dnf, urpmi – 1 vez por semana.

O Fedora é uma distro bleeding edge né… Normal ter muitas atualizações. O fato delas exigirem reboot para instalar é para tentar ter mais estabilidade geral. Vc não precisa fazer as atualizações diárias: pode deixar acumular. Outras distros baseadas em versões LTS tem bem menos atualizações.

Eu particularmente gosto de Distro bleeding edge, por isso estou com o Fedora e brincando com o CachyOS.

[]'s

Compreendo essa questão do fedora instalar update ao reiniciar ou desligar. A situação é que aparentemente não instala nada e fica sempre com o aviso. Já tentei algumas soluções que pesquisei, mas nada surtiu efeito. Acredito que com uma atulização futura a correção apareça. Não é nada que prejudique o uso do sistema. É na verdade TOC. :slight_smile:

Bolas é muita distro instalada no mesmo PC, o disco deve ter mais do que 1 TB, porque cada distro ainda ocupa bastante … !

Eu tenho usado o Keep que mantém as notas sincronizadas, mas também tenho notas locais com o Text Editor do Gnome !

Eu me identifiquei um pouco com isso (acho que tenho TOC também kkkkk) e o que você poderia fazer seria remover qualquer update automático, deixar tudo manual como os colegas falaram.

Mas o que acha de mudar para a versão atômica do Fedora? Esse tipo de coisa nunca acontece dado a natureza imutável do sistema. Eu demorei um pouco para me adaptar e agora não consigo viver sem. :sweat_smile:

Boa tarde @Winizinn02 ,

Eu por cá desativei as atualizações automáticas, e aos domingos que tenho mais tempo, via linha de comandos (shell / bash) executo os seguintes comandos:

# limpar a cache
dnf clean all

# updates (atualizações)
dnf update

Nem tanto, @theckgeek

Tenho apenas 2 SSDs x 480 GB = 960 GB – e desse total, ainda reservei espaço para 2 partições de +/-142 GiB (Warehouse, Midia, para arquivos) – mais uma Swap de 11 GiB. – Também existe um espaço não-alocado de 30 GiB, que o comando lsblk não mostra:

# date; lsblk -o name,mountpoint,label,fstype,size,fsused,fsuse%
Thu 27 Aug 2026 11:52:24 -03
NAME    MOUNTPOINT                  LABEL     FSTYPE   SIZE FSUSED FSUSE%
sda                                                  447.1G        
├─sda1                              EFI       vfat       2G        
├─sda2  /run/media/flavio/Linux1    Linux1    btrfs     50G  27.7G    55%
├─sda3  /run/media/flavio/Linux2    Linux2    ext4      30G  13.7G    47%
├─sda4  /run/media/flavio/Linux3    Linux3    ext4      30G  14.1G    48%
├─sda5  /run/media/flavio/Linux4    Linux4    ext4      30G  17.3G    59%
├─sda6  /run/media/flavio/Linux5    Linux5    ext4      30G     2M     0%
├─sda7  /run/media/flavio/Linux6    Linux6    ext4      30G  17.4G    59%
├─sda8  /run/media/flavio/Home1     Home1     xfs       15G   9.9G    66%
├─sda9  /run/media/flavio/Home2     Home2     xfs       15G   7.8G    52%
├─sda10 /run/media/flavio/Home3     Home3     ext4      15G   4.7G    32%
├─sda11 /run/media/flavio/Home4     Home4     ext4      15G   8.9G    61%
├─sda12 /run/media/flavio/Home5     Home5     xfs       15G   7.5G    50%
├─sda13 [SWAP]                                swap      11G        
├─sda14 /run/media/flavio/Home6     Home6     ext4      15G   5.6G    38%
└─sda15 /run/media/flavio/Warehouse Warehouse ext4   144.1G  81.5G    58%
sdb                                                  447.1G        
├─sdb1  /run/media/flavio/Linux7    Linux7    ext4      30G  14.5G    49%
├─sdb2  /run/media/flavio/Linux8    Linux8    ext4      30G   8.9G    30%
├─sdb3  /run/media/flavio/Linux9    Linux9    ext4      30G  15.6G    53%
├─sdb4  /run/media/flavio/Linux10   Linux10   ext4      30G     2M     0%
├─sdb5  /                           Linux11   ext4      30G  11.5G    39%
├─sdb6  /run/media/flavio/Linux12   Linux12   ext4      30G  12.4G    42%
├─sdb7  /run/media/flavio/Home7     Home7     ext4      15G   7.1G    49%
├─sdb8  /run/media/flavio/Home8     Home8     ext4      15G   4.9G    33%
├─sdb9  /run/media/flavio/Home9     Home9     ext4      15G   7.1G    48%
├─sdb10 /run/media/flavio/Home10    Home10    ext4      15G   6.1G    41%
├─sdb11 /home                       Home11    ext4      15G   9.3G    63%
├─sdb12 /run/media/flavio/Home12    Home12    ext4      15G   7.8G    54%
├─sdb13 /run/media/flavio/Midia     Midia     ext4   142.6G  84.6G    61%
├─sdb14 /run/media/flavio/Sites     Sites     ext4       2G   1.2G    62%
├─sdb15 /run/media/flavio/Works     Works     ext4       2G    24K     0%
└─sdb16 /boot/efi                   EFI2      vfat     511M   6.9M     1%
sr0                                                   1024M   

(2 x SSD é uma precaução: – Se um deles falhar, ainda tenho 6 distros para continuar trabalhando. – Fico sem 1 das 2 partições de documentos, que teria de substituir por um dos backups, até resolver a falha. – O tamanho “480 GB” foi a melhor correlação de preço / benefício, dentro do meu orçamento, em Janeiro 2020. Para backups e outros arquivos mais antigos, tenho 3 unidades externas de 1 TB, cada).

A propósito:

Tudo tranquilo, hoje: – 800 MHz, temperatura 35ºC a 39ºC, ventoinha em silêncio, a 1400 RPM.

(Ok, preciso limpar o cooler, e trocar a pasta térmica. – Mas 1400 RPM / 34ºC eram as indicações com tudo limpinho, logo após montar o PC, em Janeiro 2020).

Vixi tantas partições, deve ter dado um trabalho danado, fizeste com o Gparted ?

Eu na altura pedi 2 discos SSD mas quando veio, só veio com um 1 disco SSD, mas eu tenho um disco externo e quando preciso ponho lá backups e outras coisas importantes

Olha só as minhas partições:

Também uso um widget system monitor feito por mim em Conky

De fato, vejo que fiz pelo GParted.

O SSD ainda estava totalmente “virgem” – não tinha nem “tabela de particionamento” (Partition Table) – pois o PC ainda estava “zerado”:

Olhei na gaveta, e vi que o Live DVD mais recente, que eu tinha, era o PCLinuxOS. – Iniciei a sessão Live, configurei +/- o Conky (ainda faltando vários itens), e também abri 2 janelas do emulador de Terminal (Konsole), para monitorar o resto pelo watch sensors e pelo top.

O GParted já estava no Live DVD. – Tive de instalar o Conky, o lm_sensors, e o gnome-screenshot:

Commit Log for Fri Jan 10 14:45:47 2020

Upgraded the following packages:
lib64lm_sensors5 (3.5.0-1pclos2018) to 3.6.0-1pclos2019

Installed the following packages:
conky (1.11.5-5pclos2019)
gnome-screenshot (3.10.0-1pclos2013)
lib64ircclient (1.6-1pclos2012)
lib64lua5.3 (5.3.5-1pclos2019)
lib64rrdtool4 (1.3.8-5pclos2013)
lm_sensors (3.6.0-1pclos2019)
lua5.3 (5.3.5-1pclos2019)
tolua++ (1.0.93-2pclos2019)

Criar 12 partições-raiz foi fácil – pois eu já tinha o hábito de instalar até 12 distros, no PC antigo. – Eu apenas simplifiquei, pois ainda faltava comprar um 2º SSD.

Fiz essas anotações aqui.