As distribuições derivadas do Gentoo também são instaladas através de compilação?

Sabayon (extinta), Redcore (ativa), Calculate (ativa), Funtoo (ativa) e Bentoo (em desenvolvimento) e companhia também compilam a instalação visando o melhor desempenho possível do hardware ou isso só é possível na complexa instalação do Gentoo?

Só posso comentar do Sabayon (agora virou Mocaccino) e do Calculate, que foram as que usei.

As duas eram compatíveis com o portage, embora o Sabayon tivesse aquele gerenciador de pacotes próprio deles. Porém, as duas trabalham com binários. Então, os pacotes não eram compilados durante a instalação, como é feito no Gentoo/Funtoo. O usuário até pode fazer isso, mas, na prática, não faz sentido. É mais fácil utilizar a distro mãe logo. Em outras palavras, se instalar pelo instalador padrão dessas distros, você não terá seus pacotes compilados.

Se você instalar o Calculate verá que o processo de instalação é igual ao do Debian por exemplo. Inclusive, são instalações bem rápidas. Quando iniciar o desktop a primeira vez após a instalação, tá tudo lá prontinho e rápido. Se fosse alguma coisa compilado, não teria tanta facilidade e nem rapidez assim.

Invoco o @Deleterium que manja do Gentoo para explicar melhor o assunto.

3 curtidas

Quando se cria uma derivação de um projeto, no geral, em algum grau você acaba seguindo a filosofia do projeto original, no caso do Gentoo é “adicione no sistema apenas o necessário e aprenda como cada coisa funciona” é uma versão mais hard da filosofia DIY do Arch (não que tenha alguma relação), porém isso tá longe de ser regra, o Gentoo possui várias derivações em modo live, a exemplo o Pentoo e até distros pra quem tem “alergia ao terminal” como o ChromeOS

1 curtida

Então não dá para ter o melhor dos dois mundos.

1 curtida

Eu poderia falar do gentoo, que eu uso, mas as outras distribuições citadas eu não instalei pra saber. Meu nível de informação seria tão grande quanto o de qualquer um que fizesse uma busca na internet.

Mas já que foi falado em otimização de binários:
O ideal é que o binário use todo o potencial do seu processador, com direito a todas as novas instruções que foram adicionadas ao longo do tempo. Porém isso também depende de otimizações de compilação, e alguns casos específicos podem até levar a uma piora no desempenho. Outro ponto é que para compilar um programa, pode-se levar desde segundos até algumas horas. Possivelmente o ganho de desempenho no uso será menos efetivo do que o gasto de energia e tempo para a compilação. Somente em computadores onde o uso de algumas aplicações é incessante (caso típico de servidores) vai conseguir ter um benefício maior do que o uso de processamento para a compilação.
Sobre ter o melhor dos dois mundos, até é possível. Algumas distribuições podem ter pacotes binários compilados para processadores específicos. Que eu lembre tem o OpenMandriva, que possui ISO e repositórios exclusivos para a arquitetura mzen1 (compatível apenas com ryzen da primeira geração em diante). Nesse caso uma instalação mesmo com os binários já teria eles otimizados para os computadores com processadores Ryzen!
Outro caso específico é quando uma empresa tem dezenas de máquinas iguais, e pode implementar um gentoo com distribuição de pacotes binários. Nesse caso a compilação aconteceria em apenas uma máquina e todas as demais teriam o mesmo benefício, configurando-as para instalar o binário do seu servidor interno.

3 curtidas

Funtoo e sabayon estão os dois extintos em favor do mocaccinoOS

2 curtidas

Do Funtoo eu não sabia. Mas, o sucessor dele em breve estará pronto (e é brasileiro): Bentoo.

Não, o Bento o não tem nada a ver com o funtoo

Chamo aqui o @adios_kid para que possa explicar melhor o que é o bentoo

A proposta dele é ser o que o Funtoo foi, só que de forma ainda mais amigável:

Bentōō é uma iniciativa de distribuir uma versão mais amigável do Funtoo linux para novos usuários, com versões atuais dos softwares, focando em agilidade, segurança e privacidade.
Fonte:
https://bentoo.info/

Sim, derivação do funtoo, não uma continuação do funtoo

O Funtoo não vai morrer, mas vai passar por boas mudanças, o bentoo é um forma mais simples de usar o sistema, mas tem muita estrada pela frente.

1 curtida

Obrigado, foi o que pensei.